Formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andresina Mª da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Souza, Delvair Mendes de, Dourado, Ghiusa Silva, Begy, Hella Rita de Araújo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6759
Resumo: O presente trabalho visa uma reflexão sobre a Formação Continuada de professores, com o objetivo de estabelecer a relação entre a Formação Continuada e a Prática Pedagógica. A Formação Continuada (FC) é uma necessidade para a qualidade do ensino e melhoria da escola, havendo uma valorização do trabalho docente. É entendida como proposta intencional e planejada que visa mudança do educador por meio de um processo reflexivo, crítico e criativo que o motive a ser agente de sua realidade. Após pesquisas e reflexões realizadas para a construção deste trabalho, compreendemos que para mudar a realidade escolar é preciso investir na profissionalização do docente através da luta por melhores condições de trabalho e resgate de sua profissionalização. É preciso criar condições para que todo professor tenha acesso a uma formação de qualidade de modo que a profissão ganhe mais credibilidade e dignidade. Portanto uma formação de qualidade não se limita à atualização profissional, onde o docente se converte num mero espectador, alguém que está ali para aprender novas teorias e técnicas com especialistas no assunto, aos quais é atribuídos a função de iluminar os professores com seus conhecimentos pedagógicos para que sejam reproduzidos. Infelizmente ainda existem muitos cursos assim, totalmente desligados da prática e realizados na forma de treinamento. Por outro lado também temos a sorte de contar com trabalho de Universidades como a UniCeub, que através do Projeto Nota 10 tem formado professores com visão crítico - reflexiva, dentro do entendimento de que a teoria e prática se completam numa perspectiva de rede em que uns aprendem com os outros e são levados a compreender o seu próprio pensamento e a refletir de modo crítico sobre a docência e a realidade social na qual estão inseridos. Acentua-se a importância cada vez mais de possibilitar aos docentes o acesso a uma Formação Continuada ( com os mesmos princípios do Nota 10 ), para que o professor diante do mundo atual, com suas intensas transformações científicas e tecnológicas e sua impressionante velocidade de transmitir informações, não se sintam perdidos e possam ajudar seus alunos a se prepararem para enfrentar as novas exigências postas pela sociedade moderna, ajudando-os a se tornarem sujeitos pensantes e críticos que mais do que saber coisas e receber passivamente a informação, saibam colocar-se frente a realidade, apropriar-se dela teórica e criticamente e atuar na sua transformação. Contudo não podemos nos esquecer de um ponto fundamental em todo esse processo de mudança na realidade escolar, que se trata do comprometimento e envolvimento do professor, o qual deve possuir abertura para o novo, estando disposto a aprender, deve respeitar e tolerar posicionamentos diferentes deixando de lado atitudes preconceituosas. O docente deve munir-se de entusiasmo e nunca deixar de acreditar que é possível transformar a educação.
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É preciso criar condições para que todo professor tenha acesso a uma formação de qualidade de modo que a profissão ganhe mais credibilidade e dignidade. Portanto uma formação de qualidade não se limita à atualização profissional, onde o docente se converte num mero espectador, alguém que está ali para aprender novas teorias e técnicas com especialistas no assunto, aos quais é atribuídos a função de iluminar os professores com seus conhecimentos pedagógicos para que sejam reproduzidos. Infelizmente ainda existem muitos cursos assim, totalmente desligados da prática e realizados na forma de treinamento. Por outro lado também temos a sorte de contar com trabalho de Universidades como a UniCeub, que através do Projeto Nota 10 tem formado professores com visão crítico - reflexiva, dentro do entendimento de que a teoria e prática se completam numa perspectiva de rede em que uns aprendem com os outros e são levados a compreender o seu próprio pensamento e a refletir de modo crítico sobre a docência e a realidade social na qual estão inseridos. Acentua-se a importância cada vez mais de possibilitar aos docentes o acesso a uma Formação Continuada ( com os mesmos princípios do Nota 10 ), para que o professor diante do mundo atual, com suas intensas transformações científicas e tecnológicas e sua impressionante velocidade de transmitir informações, não se sintam perdidos e possam ajudar seus alunos a se prepararem para enfrentar as novas exigências postas pela sociedade moderna, ajudando-os a se tornarem sujeitos pensantes e críticos que mais do que saber coisas e receber passivamente a informação, saibam colocar-se frente a realidade, apropriar-se dela teórica e criticamente e atuar na sua transformação. Contudo não podemos nos esquecer de um ponto fundamental em todo esse processo de mudança na realidade escolar, que se trata do comprometimento e envolvimento do professor, o qual deve possuir abertura para o novo, estando disposto a aprender, deve respeitar e tolerar posicionamentos diferentes deixando de lado atitudes preconceituosas. O docente deve munir-se de entusiasmo e nunca deixar de acreditar que é possível transformar a educação.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T19:40:24Z No. of bitstreams: 1 40300316.pdf: 500821 bytes, checksum: 279de2c285ea55dc2c6382b233d08395 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-17T19:40:24Z (GMT). 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