Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005 |
Resumo: | A melhoria da condição dos meios de transportes, o crescimento econômico, e a pulverização dos pólos de desenvolvimento no mundo são os propulsores do crescimento da indústria do turismo. Aproveitando essa onda, os administradores do ramo hoteleiro observam o aparecimento de uma oportunidade de expansão sustentável, gerando uma expressiva elevação na oferta de leitos, com destaque em diversas capitais brasileiras, inclusive no Distrito Federal. Neste cenário, houve o incremento do investimento das redes hoteleiras internacionais, que trouxeram as experiências de gerenciamento integrado e de marketing. Observando o impacto dessa tendência na atividade dos hotéis econômicos, este trabalho tem por objetivo verificar o uso de ferramentas de marketing existentes nesse tipo de empreendimento. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo, na tentativa de constatar se a escolha ou não dessas ferramentas pode implicar na redefinição da estrutura, na cultura, no processo de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os desafios decorrentes da grande competição existente no mercado hoteleiro, fazem do marketing um diferencial importante para atingir os objetivos comerciais desejados. Embora seja consenso no meio empresarial pensar que se sabe o que o cliente deseja, este pensamento deve ser mudado, pois o perfil do cliente, cada vez mais exigente, é sempre variável. |
id |
CEUB_7253052a738988ad824b1d5f04e86547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9005 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Silva, Antuan Bardal da2016-11-03T18:58:17Z2016-11-03T18:58:17Z2008-122016-09-29SILVA, Antuan Bardal da. Responsabilidade social corporativa: caso CNPq - projeto Bolsas de Iniciação ao Trabalho. 2008. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005Abrão, MariângelaA melhoria da condição dos meios de transportes, o crescimento econômico, e a pulverização dos pólos de desenvolvimento no mundo são os propulsores do crescimento da indústria do turismo. Aproveitando essa onda, os administradores do ramo hoteleiro observam o aparecimento de uma oportunidade de expansão sustentável, gerando uma expressiva elevação na oferta de leitos, com destaque em diversas capitais brasileiras, inclusive no Distrito Federal. Neste cenário, houve o incremento do investimento das redes hoteleiras internacionais, que trouxeram as experiências de gerenciamento integrado e de marketing. Observando o impacto dessa tendência na atividade dos hotéis econômicos, este trabalho tem por objetivo verificar o uso de ferramentas de marketing existentes nesse tipo de empreendimento. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo, na tentativa de constatar se a escolha ou não dessas ferramentas pode implicar na redefinição da estrutura, na cultura, no processo de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os desafios decorrentes da grande competição existente no mercado hoteleiro, fazem do marketing um diferencial importante para atingir os objetivos comerciais desejados. Embora seja consenso no meio empresarial pensar que se sabe o que o cliente deseja, este pensamento deve ser mudado, pois o perfil do cliente, cada vez mais exigente, é sempre variável.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-29T20:10:49Z No. of bitstreams: 1 20501059.pdf: 284896 bytes, checksum: edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-03T18:58:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20501059.pdf: 284896 bytes, checksum: edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-03T18:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20501059.pdf: 284896 bytes, checksum: edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29-Gestão hoteleiraFerramenta de marketingEmpreendimentoHoteleiro econômicoUso de ferramentas de marketing em hotéis econômicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20501059.pdf20501059.pdfapplication/pdf284896https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/1/20501059.pdfedc9534a4639be6746dca31dc9c25b41MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20501059.pdf.txt20501059.pdf.txtExtracted texttext/plain71005https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/3/20501059.pdf.txt81b387c87875503ee05bc2460c300c39MD53235/90052019-04-29 19:01:21.033oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-29T19:01:21Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
title |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
spellingShingle |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos Silva, Antuan Bardal da Gestão hoteleira Ferramenta de marketing Empreendimento Hoteleiro econômico |
title_short |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
title_full |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
title_fullStr |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
title_full_unstemmed |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
title_sort |
Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos |
author |
Silva, Antuan Bardal da |
author_facet |
Silva, Antuan Bardal da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antuan Bardal da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão hoteleira Ferramenta de marketing Empreendimento Hoteleiro econômico |
topic |
Gestão hoteleira Ferramenta de marketing Empreendimento Hoteleiro econômico |
description |
A melhoria da condição dos meios de transportes, o crescimento econômico, e a pulverização dos pólos de desenvolvimento no mundo são os propulsores do crescimento da indústria do turismo. Aproveitando essa onda, os administradores do ramo hoteleiro observam o aparecimento de uma oportunidade de expansão sustentável, gerando uma expressiva elevação na oferta de leitos, com destaque em diversas capitais brasileiras, inclusive no Distrito Federal. Neste cenário, houve o incremento do investimento das redes hoteleiras internacionais, que trouxeram as experiências de gerenciamento integrado e de marketing. Observando o impacto dessa tendência na atividade dos hotéis econômicos, este trabalho tem por objetivo verificar o uso de ferramentas de marketing existentes nesse tipo de empreendimento. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo, na tentativa de constatar se a escolha ou não dessas ferramentas pode implicar na redefinição da estrutura, na cultura, no processo de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os desafios decorrentes da grande competição existente no mercado hoteleiro, fazem do marketing um diferencial importante para atingir os objetivos comerciais desejados. Embora seja consenso no meio empresarial pensar que se sabe o que o cliente deseja, este pensamento deve ser mudado, pois o perfil do cliente, cada vez mais exigente, é sempre variável. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016-09-29 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-03T18:58:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-03T18:58:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Antuan Bardal da. Responsabilidade social corporativa: caso CNPq - projeto Bolsas de Iniciação ao Trabalho. 2008. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Abrão, Mariângela |
identifier_str_mv |
SILVA, Antuan Bardal da. Responsabilidade social corporativa: caso CNPq - projeto Bolsas de Iniciação ao Trabalho. 2008. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. Abrão, Mariângela |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/1/20501059.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/3/20501059.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 81b387c87875503ee05bc2460c300c39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903890593742848 |