Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antuan Bardal da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005
Resumo: A melhoria da condição dos meios de transportes, o crescimento econômico, e a pulverização dos pólos de desenvolvimento no mundo são os propulsores do crescimento da indústria do turismo. Aproveitando essa onda, os administradores do ramo hoteleiro observam o aparecimento de uma oportunidade de expansão sustentável, gerando uma expressiva elevação na oferta de leitos, com destaque em diversas capitais brasileiras, inclusive no Distrito Federal. Neste cenário, houve o incremento do investimento das redes hoteleiras internacionais, que trouxeram as experiências de gerenciamento integrado e de marketing. Observando o impacto dessa tendência na atividade dos hotéis econômicos, este trabalho tem por objetivo verificar o uso de ferramentas de marketing existentes nesse tipo de empreendimento. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo, na tentativa de constatar se a escolha ou não dessas ferramentas pode implicar na redefinição da estrutura, na cultura, no processo de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os desafios decorrentes da grande competição existente no mercado hoteleiro, fazem do marketing um diferencial importante para atingir os objetivos comerciais desejados. Embora seja consenso no meio empresarial pensar que se sabe o que o cliente deseja, este pensamento deve ser mudado, pois o perfil do cliente, cada vez mais exigente, é sempre variável.
id CEUB_7253052a738988ad824b1d5f04e86547
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9005
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Silva, Antuan Bardal da2016-11-03T18:58:17Z2016-11-03T18:58:17Z2008-122016-09-29SILVA, Antuan Bardal da. Responsabilidade social corporativa: caso CNPq - projeto Bolsas de Iniciação ao Trabalho. 2008. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005Abrão, MariângelaA melhoria da condição dos meios de transportes, o crescimento econômico, e a pulverização dos pólos de desenvolvimento no mundo são os propulsores do crescimento da indústria do turismo. Aproveitando essa onda, os administradores do ramo hoteleiro observam o aparecimento de uma oportunidade de expansão sustentável, gerando uma expressiva elevação na oferta de leitos, com destaque em diversas capitais brasileiras, inclusive no Distrito Federal. Neste cenário, houve o incremento do investimento das redes hoteleiras internacionais, que trouxeram as experiências de gerenciamento integrado e de marketing. Observando o impacto dessa tendência na atividade dos hotéis econômicos, este trabalho tem por objetivo verificar o uso de ferramentas de marketing existentes nesse tipo de empreendimento. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo, na tentativa de constatar se a escolha ou não dessas ferramentas pode implicar na redefinição da estrutura, na cultura, no processo de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os desafios decorrentes da grande competição existente no mercado hoteleiro, fazem do marketing um diferencial importante para atingir os objetivos comerciais desejados. Embora seja consenso no meio empresarial pensar que se sabe o que o cliente deseja, este pensamento deve ser mudado, pois o perfil do cliente, cada vez mais exigente, é sempre variável.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-29T20:10:49Z No. of bitstreams: 1 20501059.pdf: 284896 bytes, checksum: edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-03T18:58:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20501059.pdf: 284896 bytes, checksum: edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-03T18:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20501059.pdf: 284896 bytes, checksum: edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29-Gestão hoteleiraFerramenta de marketingEmpreendimentoHoteleiro econômicoUso de ferramentas de marketing em hotéis econômicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20501059.pdf20501059.pdfapplication/pdf284896https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/1/20501059.pdfedc9534a4639be6746dca31dc9c25b41MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20501059.pdf.txt20501059.pdf.txtExtracted texttext/plain71005https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/3/20501059.pdf.txt81b387c87875503ee05bc2460c300c39MD53235/90052019-04-29 19:01:21.033oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-29T19:01:21Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
title Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
spellingShingle Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
Silva, Antuan Bardal da
Gestão hoteleira
Ferramenta de marketing
Empreendimento
Hoteleiro econômico
title_short Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
title_full Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
title_fullStr Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
title_full_unstemmed Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
title_sort Uso de ferramentas de marketing em hotéis econômicos
author Silva, Antuan Bardal da
author_facet Silva, Antuan Bardal da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antuan Bardal da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão hoteleira
Ferramenta de marketing
Empreendimento
Hoteleiro econômico
topic Gestão hoteleira
Ferramenta de marketing
Empreendimento
Hoteleiro econômico
description A melhoria da condição dos meios de transportes, o crescimento econômico, e a pulverização dos pólos de desenvolvimento no mundo são os propulsores do crescimento da indústria do turismo. Aproveitando essa onda, os administradores do ramo hoteleiro observam o aparecimento de uma oportunidade de expansão sustentável, gerando uma expressiva elevação na oferta de leitos, com destaque em diversas capitais brasileiras, inclusive no Distrito Federal. Neste cenário, houve o incremento do investimento das redes hoteleiras internacionais, que trouxeram as experiências de gerenciamento integrado e de marketing. Observando o impacto dessa tendência na atividade dos hotéis econômicos, este trabalho tem por objetivo verificar o uso de ferramentas de marketing existentes nesse tipo de empreendimento. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo, na tentativa de constatar se a escolha ou não dessas ferramentas pode implicar na redefinição da estrutura, na cultura, no processo de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os desafios decorrentes da grande competição existente no mercado hoteleiro, fazem do marketing um diferencial importante para atingir os objetivos comerciais desejados. Embora seja consenso no meio empresarial pensar que se sabe o que o cliente deseja, este pensamento deve ser mudado, pois o perfil do cliente, cada vez mais exigente, é sempre variável.
publishDate 2008
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-03T18:58:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-03T18:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antuan Bardal da. Responsabilidade social corporativa: caso CNPq - projeto Bolsas de Iniciação ao Trabalho. 2008. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Abrão, Mariângela
identifier_str_mv SILVA, Antuan Bardal da. Responsabilidade social corporativa: caso CNPq - projeto Bolsas de Iniciação ao Trabalho. 2008. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
Abrão, Mariângela
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/1/20501059.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9005/3/20501059.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv edc9534a4639be6746dca31dc9c25b41
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
81b387c87875503ee05bc2460c300c39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903890593742848