O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696 |
Resumo: | Os estudos de liderança começaram em meados de 1961, com Rensis Likert, por meio de um estudo sobre a liderança e suas características. Na década de 80, a liderança não era um assunto tão discutido, e os líderes eram interessados somente quando tinham alguma recompensa financeira. Porém, sabe-se que a liderança faz parte do cotidiano das empresas e da vida das pessoas. Por intermédio desse entendimento, esta monografia objetivou, por meio de uma pesquisa exploratória, identificar e conceituar a liderança e a educação à distância no Projeto Educação SEBRAE pela Internet. O objetivo geral foi analisar a liderança por parte do gestor do Projeto Educação SEBRAE pela internet. Portanto, o estudo visa, junto à levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevista e análise dos dados, identificar os fatores da liderança, fazer um levantamento do Projeto Educação SEBRAE pela internet, identificar os conceitos de liderança e analisar a mesma, por parte do gestor do projeto. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório e utilizou-se como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com os tutores responsáveis pelo projeto na empresa. A entrevista foi elaborada tendo por base 9 (nove) perguntas acerca dos temas supracitados. No embasamento teórico a monografia utilizou algumas características importantes como diferentes conceitos de diversos autores acerca dos temas liderança e educação à distância, além de uma comparação entre os dois temas. Já na análise e discussão dos dados foram feitos levantamentos e análises e foi diagnosticado que, para os tutores, o gestor desempenha de maneira satisfatória a função de líder, bem como de gestor efetivo do projeto. Portanto, concluiu-se que por meio das entrevistas foi possível diagnosticar o estilo de liderança do gestor: democrático. Ou seja, o gestor é um líder participativo, motivador e age em conjunto com sua equipe, valorizando seus pontos fortes e ajudando no crescimento e desenvolvimento de novos líderes. |
id |
CEUB_79693e045ae8eaf3807e9d4d957c07c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/696 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Santos, Mario Lucio Larios GuevaraMatias, Alano Nogueira2012-10-232012-10-30T14:23:01Z2013-05-09T20:04:27Z2012-10-232012-10-30T14:23:01Z2013-05-09T20:04:27Z2008-072008-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696Os estudos de liderança começaram em meados de 1961, com Rensis Likert, por meio de um estudo sobre a liderança e suas características. Na década de 80, a liderança não era um assunto tão discutido, e os líderes eram interessados somente quando tinham alguma recompensa financeira. Porém, sabe-se que a liderança faz parte do cotidiano das empresas e da vida das pessoas. Por intermédio desse entendimento, esta monografia objetivou, por meio de uma pesquisa exploratória, identificar e conceituar a liderança e a educação à distância no Projeto Educação SEBRAE pela Internet. O objetivo geral foi analisar a liderança por parte do gestor do Projeto Educação SEBRAE pela internet. Portanto, o estudo visa, junto à levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevista e análise dos dados, identificar os fatores da liderança, fazer um levantamento do Projeto Educação SEBRAE pela internet, identificar os conceitos de liderança e analisar a mesma, por parte do gestor do projeto. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório e utilizou-se como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com os tutores responsáveis pelo projeto na empresa. A entrevista foi elaborada tendo por base 9 (nove) perguntas acerca dos temas supracitados. No embasamento teórico a monografia utilizou algumas características importantes como diferentes conceitos de diversos autores acerca dos temas liderança e educação à distância, além de uma comparação entre os dois temas. Já na análise e discussão dos dados foram feitos levantamentos e análises e foi diagnosticado que, para os tutores, o gestor desempenha de maneira satisfatória a função de líder, bem como de gestor efetivo do projeto. Portanto, concluiu-se que por meio das entrevistas foi possível diagnosticar o estilo de liderança do gestor: democrático. Ou seja, o gestor é um líder participativo, motivador e age em conjunto com sua equipe, valorizando seus pontos fortes e ajudando no crescimento e desenvolvimento de novos líderes.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20451374.pdf.txt: 46687 bytes, checksum: a601da375b447de77526dfe9916274dd (MD5) 20451374.pdf: 181418 bytes, checksum: 45d0b915cc9ee3c677b765d8813111b7 (MD5) Previous issue date: 2008-07LiderançaEducação a distânciaSebraeO estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20451374.pdf.txtExtracted texttext/plain46687https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/1/20451374.pdf.txta601da375b447de77526dfe9916274ddMD51ORIGINAL20451374.pdfapplication/pdf181418https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/2/20451374.pdf45d0b915cc9ee3c677b765d8813111b7MD52123456789/6962019-05-13 18:36:15.74oai:repositorio.uniceub.br:123456789/696Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-13T18:36:15Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
title |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
spellingShingle |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet Santos, Mario Lucio Larios Guevara Liderança Educação a distância Sebrae |
title_short |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
title_full |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
title_fullStr |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
title_full_unstemmed |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
title_sort |
O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet |
author |
Santos, Mario Lucio Larios Guevara |
author_facet |
Santos, Mario Lucio Larios Guevara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mario Lucio Larios Guevara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
contributor_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Educação a distância Sebrae |
topic |
Liderança Educação a distância Sebrae |
description |
Os estudos de liderança começaram em meados de 1961, com Rensis Likert, por meio de um estudo sobre a liderança e suas características. Na década de 80, a liderança não era um assunto tão discutido, e os líderes eram interessados somente quando tinham alguma recompensa financeira. Porém, sabe-se que a liderança faz parte do cotidiano das empresas e da vida das pessoas. Por intermédio desse entendimento, esta monografia objetivou, por meio de uma pesquisa exploratória, identificar e conceituar a liderança e a educação à distância no Projeto Educação SEBRAE pela Internet. O objetivo geral foi analisar a liderança por parte do gestor do Projeto Educação SEBRAE pela internet. Portanto, o estudo visa, junto à levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevista e análise dos dados, identificar os fatores da liderança, fazer um levantamento do Projeto Educação SEBRAE pela internet, identificar os conceitos de liderança e analisar a mesma, por parte do gestor do projeto. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório e utilizou-se como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com os tutores responsáveis pelo projeto na empresa. A entrevista foi elaborada tendo por base 9 (nove) perguntas acerca dos temas supracitados. No embasamento teórico a monografia utilizou algumas características importantes como diferentes conceitos de diversos autores acerca dos temas liderança e educação à distância, além de uma comparação entre os dois temas. Já na análise e discussão dos dados foram feitos levantamentos e análises e foi diagnosticado que, para os tutores, o gestor desempenha de maneira satisfatória a função de líder, bem como de gestor efetivo do projeto. Portanto, concluiu-se que por meio das entrevistas foi possível diagnosticar o estilo de liderança do gestor: democrático. Ou seja, o gestor é um líder participativo, motivador e age em conjunto com sua equipe, valorizando seus pontos fortes e ajudando no crescimento e desenvolvimento de novos líderes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T14:23:01Z 2013-05-09T20:04:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T14:23:01Z 2013-05-09T20:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/1/20451374.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/2/20451374.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a601da375b447de77526dfe9916274dd 45d0b915cc9ee3c677b765d8813111b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801209458361106432 |