O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mario Lucio Larios Guevara
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696
Resumo: Os estudos de liderança começaram em meados de 1961, com Rensis Likert, por meio de um estudo sobre a liderança e suas características. Na década de 80, a liderança não era um assunto tão discutido, e os líderes eram interessados somente quando tinham alguma recompensa financeira. Porém, sabe-se que a liderança faz parte do cotidiano das empresas e da vida das pessoas. Por intermédio desse entendimento, esta monografia objetivou, por meio de uma pesquisa exploratória, identificar e conceituar a liderança e a educação à distância no Projeto Educação SEBRAE pela Internet. O objetivo geral foi analisar a liderança por parte do gestor do Projeto Educação SEBRAE pela internet. Portanto, o estudo visa, junto à levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevista e análise dos dados, identificar os fatores da liderança, fazer um levantamento do Projeto Educação SEBRAE pela internet, identificar os conceitos de liderança e analisar a mesma, por parte do gestor do projeto. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório e utilizou-se como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com os tutores responsáveis pelo projeto na empresa. A entrevista foi elaborada tendo por base 9 (nove) perguntas acerca dos temas supracitados. No embasamento teórico a monografia utilizou algumas características importantes como diferentes conceitos de diversos autores acerca dos temas liderança e educação à distância, além de uma comparação entre os dois temas. Já na análise e discussão dos dados foram feitos levantamentos e análises e foi diagnosticado que, para os tutores, o gestor desempenha de maneira satisfatória a função de líder, bem como de gestor efetivo do projeto. Portanto, concluiu-se que por meio das entrevistas foi possível diagnosticar o estilo de liderança do gestor: democrático. Ou seja, o gestor é um líder participativo, motivador e age em conjunto com sua equipe, valorizando seus pontos fortes e ajudando no crescimento e desenvolvimento de novos líderes.
id CEUB_79693e045ae8eaf3807e9d4d957c07c6
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/696
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Santos, Mario Lucio Larios GuevaraMatias, Alano Nogueira2012-10-232012-10-30T14:23:01Z2013-05-09T20:04:27Z2012-10-232012-10-30T14:23:01Z2013-05-09T20:04:27Z2008-072008-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696Os estudos de liderança começaram em meados de 1961, com Rensis Likert, por meio de um estudo sobre a liderança e suas características. Na década de 80, a liderança não era um assunto tão discutido, e os líderes eram interessados somente quando tinham alguma recompensa financeira. Porém, sabe-se que a liderança faz parte do cotidiano das empresas e da vida das pessoas. Por intermédio desse entendimento, esta monografia objetivou, por meio de uma pesquisa exploratória, identificar e conceituar a liderança e a educação à distância no Projeto Educação SEBRAE pela Internet. O objetivo geral foi analisar a liderança por parte do gestor do Projeto Educação SEBRAE pela internet. Portanto, o estudo visa, junto à levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevista e análise dos dados, identificar os fatores da liderança, fazer um levantamento do Projeto Educação SEBRAE pela internet, identificar os conceitos de liderança e analisar a mesma, por parte do gestor do projeto. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório e utilizou-se como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com os tutores responsáveis pelo projeto na empresa. A entrevista foi elaborada tendo por base 9 (nove) perguntas acerca dos temas supracitados. No embasamento teórico a monografia utilizou algumas características importantes como diferentes conceitos de diversos autores acerca dos temas liderança e educação à distância, além de uma comparação entre os dois temas. Já na análise e discussão dos dados foram feitos levantamentos e análises e foi diagnosticado que, para os tutores, o gestor desempenha de maneira satisfatória a função de líder, bem como de gestor efetivo do projeto. Portanto, concluiu-se que por meio das entrevistas foi possível diagnosticar o estilo de liderança do gestor: democrático. Ou seja, o gestor é um líder participativo, motivador e age em conjunto com sua equipe, valorizando seus pontos fortes e ajudando no crescimento e desenvolvimento de novos líderes.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20451374.pdf.txt: 46687 bytes, checksum: a601da375b447de77526dfe9916274dd (MD5) 20451374.pdf: 181418 bytes, checksum: 45d0b915cc9ee3c677b765d8813111b7 (MD5) Previous issue date: 2008-07LiderançaEducação a distânciaSebraeO estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20451374.pdf.txtExtracted texttext/plain46687https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/1/20451374.pdf.txta601da375b447de77526dfe9916274ddMD51ORIGINAL20451374.pdfapplication/pdf181418https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/2/20451374.pdf45d0b915cc9ee3c677b765d8813111b7MD52123456789/6962019-05-13 18:36:15.74oai:repositorio.uniceub.br:123456789/696Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-13T18:36:15Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
title O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
spellingShingle O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
Santos, Mario Lucio Larios Guevara
Liderança
Educação a distância
Sebrae
title_short O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
title_full O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
title_fullStr O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
title_full_unstemmed O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
title_sort O estudo da liderança no projeto educação Sebrae pela internet
author Santos, Mario Lucio Larios Guevara
author_facet Santos, Mario Lucio Larios Guevara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mario Lucio Larios Guevara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matias, Alano Nogueira
contributor_str_mv Matias, Alano Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Educação a distância
Sebrae
topic Liderança
Educação a distância
Sebrae
description Os estudos de liderança começaram em meados de 1961, com Rensis Likert, por meio de um estudo sobre a liderança e suas características. Na década de 80, a liderança não era um assunto tão discutido, e os líderes eram interessados somente quando tinham alguma recompensa financeira. Porém, sabe-se que a liderança faz parte do cotidiano das empresas e da vida das pessoas. Por intermédio desse entendimento, esta monografia objetivou, por meio de uma pesquisa exploratória, identificar e conceituar a liderança e a educação à distância no Projeto Educação SEBRAE pela Internet. O objetivo geral foi analisar a liderança por parte do gestor do Projeto Educação SEBRAE pela internet. Portanto, o estudo visa, junto à levantamentos bibliográficos, aplicação de entrevista e análise dos dados, identificar os fatores da liderança, fazer um levantamento do Projeto Educação SEBRAE pela internet, identificar os conceitos de liderança e analisar a mesma, por parte do gestor do projeto. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório e utilizou-se como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com os tutores responsáveis pelo projeto na empresa. A entrevista foi elaborada tendo por base 9 (nove) perguntas acerca dos temas supracitados. No embasamento teórico a monografia utilizou algumas características importantes como diferentes conceitos de diversos autores acerca dos temas liderança e educação à distância, além de uma comparação entre os dois temas. Já na análise e discussão dos dados foram feitos levantamentos e análises e foi diagnosticado que, para os tutores, o gestor desempenha de maneira satisfatória a função de líder, bem como de gestor efetivo do projeto. Portanto, concluiu-se que por meio das entrevistas foi possível diagnosticar o estilo de liderança do gestor: democrático. Ou seja, o gestor é um líder participativo, motivador e age em conjunto com sua equipe, valorizando seus pontos fortes e ajudando no crescimento e desenvolvimento de novos líderes.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:23:01Z
2013-05-09T20:04:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:23:01Z
2013-05-09T20:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/1/20451374.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/696/2/20451374.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a601da375b447de77526dfe9916274dd
45d0b915cc9ee3c677b765d8813111b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209458361106432