A influência da mídia na distorção da imagem corporal de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alecsander Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13105
Resumo: Introdução: Atualmente, percebe-se grande preocupação dos adolescentes com sua imagem corporal. A construção dessa imagem do corpo inicia-se desde o nascimento e é desenvolvida através de experiências individuais e relações interpessoais por toda a vida. Pessoas que possuem distorções na percepção da imagem corporal superestimam em maior grau a sua imagem do corpo, o que consequentemente leva ao desenvolvimento de transtornos alimentares, tais como anorexia, bulimia e à dismorfias musculares. Nesse contexto, a mídia diariamente bombardeia toda a população com imagens, informações e sons, afetando diretamente no modo como discernem a realidade. Objetivo: Verificar a influência da mídia na distorção da imagem corporal de adolescentes na escola. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica de artigos científicos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa em nível exploratório, de caráter qualitativo. Os artigos científicos referenciados estão publicados em periódicos disponíveis para consulta nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Lilacs. Revisão de Literatura: Adolescência é um momento de transição entre a infância e a vida adulta, evidenciado pelos estímulos do desenvolvimento cognitivo, emocional, físico, sexual e social, assim como pelo empenho do indivíduo em atingir os objetivos associados às expectativas culturais da sociedade em que vive. As mídias criam e reforçam os padrões de beleza e este bombardeio de indicações promove prevalentemente nas meninas, porém não exclusivamente, transtornos alimentares. Já nos meninos, normalmente, no fim da adolescência, esta busca pelo padrão relacionado ao corpo musculoso se torna numa influência para a utilização de esteroides anabólicos, contribuindo para o desenvolvimento da vigorexia. Sendo assim, é evidente que a Educação Física pode e deve contribuir na relação mídia-adolescente, oferecendo ao jovem, recursos relevantes sobre saúde, qualidade de vida, atividade física, alimentação, projetando uma discussão junto ao aluno mais aprofundada sobre os discursos difundidos pela mídia, quais os anseios dos mercados da publicidade e da beleza, e de que forma tudo isso que se recebe, lê, ouve, podem influenciar positiva ou negativamente a vida do indivíduo. Considerações Finais: Espera-se que essa revisão bibliográfica contribua para reflexões e discussões a respeito do tema, e de que a mídia também pode ser utilizada como ferramenta pedagógica pelos professores de Educação Física na escola, capacitando os alunos para uma análise crítica sobre os conteúdos que por ela são divulgados.
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Nesse contexto, a mídia diariamente bombardeia toda a população com imagens, informações e sons, afetando diretamente no modo como discernem a realidade. Objetivo: Verificar a influência da mídia na distorção da imagem corporal de adolescentes na escola. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica de artigos científicos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa em nível exploratório, de caráter qualitativo. Os artigos científicos referenciados estão publicados em periódicos disponíveis para consulta nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Lilacs. Revisão de Literatura: Adolescência é um momento de transição entre a infância e a vida adulta, evidenciado pelos estímulos do desenvolvimento cognitivo, emocional, físico, sexual e social, assim como pelo empenho do indivíduo em atingir os objetivos associados às expectativas culturais da sociedade em que vive. As mídias criam e reforçam os padrões de beleza e este bombardeio de indicações promove prevalentemente nas meninas, porém não exclusivamente, transtornos alimentares. Já nos meninos, normalmente, no fim da adolescência, esta busca pelo padrão relacionado ao corpo musculoso se torna numa influência para a utilização de esteroides anabólicos, contribuindo para o desenvolvimento da vigorexia. Sendo assim, é evidente que a Educação Física pode e deve contribuir na relação mídia-adolescente, oferecendo ao jovem, recursos relevantes sobre saúde, qualidade de vida, atividade física, alimentação, projetando uma discussão junto ao aluno mais aprofundada sobre os discursos difundidos pela mídia, quais os anseios dos mercados da publicidade e da beleza, e de que forma tudo isso que se recebe, lê, ouve, podem influenciar positiva ou negativamente a vida do indivíduo. Considerações Finais: Espera-se que essa revisão bibliográfica contribua para reflexões e discussões a respeito do tema, e de que a mídia também pode ser utilizada como ferramenta pedagógica pelos professores de Educação Física na escola, capacitando os alunos para uma análise crítica sobre os conteúdos que por ela são divulgados.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:47:11Z No. of bitstreams: 1 21451004.pdf: 899151 bytes, checksum: 2d42aa99109038c6121af37a2f586bf8 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:49:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21451004.pdf: 899151 bytes, checksum: 2d42aa99109038c6121af37a2f586bf8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T12:49:28Z (GMT). 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