Coordenador pedagógico de escolas de séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6593 |
Resumo: | A Coordenação Pedagógica tem sido tratada nas escolas públicas do Distrito Federal como uma área de função e limites indefinidos, que ocupa um espaço nebuloso na estrutura funcional. Essa percepção e a vivência na escola estimularam a realização de uma pesquisa sobre o assunto. Este estudo tem como objetivo refletir sobre a função do Coordenador Pedagógico na dinâmica das escolas públicas de séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal, no sentido de instigar essas escolas e instâncias superiores a perceberem os benefícios que um Coordenador Pedagógico atuante pode trazer para a escola. Este estudo é de natureza qualitativa. Sendo assim, para a compreensão do problema investigado, foram percorridas quatro vias de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, por meio de questionários, e observação da dinâmica da escola, quando da aplicação dos instrumentos. A análise mostra que o Coordenador Pedagógico é um professor que, por alguma razão, passa a ocupar esse posto na escola. Nas escolas pesquisadas, ele realiza múltiplas atividades, que vão desde pedagógicas até aquelas administrativo-burocráticas, que se caracterizam como serviços gerais. Dentre as que não estão previstas, regimentalmente, aparece em primeiro lugar a substituição de professores faltosos como a atividade que mais absorve o seu tempo, impedindo-o de cumprir suas reais funções junto aos professores. Na opinião dos respondentes, o Coordenador Pedagógico deve ter espírito de liderança, ser pró-ativo, comprometido, comunicativo, agregador, que tenha entusiasmo e trabalhe com prazer, transmitindo esse prazer a equipe de professores e aos demais membros da comunidade escolar, que saiba interagir com humildade e abertura ao diálogo, de modo a facilitar a boa convivência e a dinâmica do processo educativo. Sua atuação é considerada importante, sobretudo para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da escola, destacando-se o currículo; o direcionamento do trabalho docente e apoio aos professores; integração de equipes; a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Ao concluir as análises pode-se dizer que o Coordenador Pedagógico é um agente de transformação, considerando importante pelos respondentes, mas nem todas as escolas contam com esse profissional. Por outro lado, é fácil encontrar alguns que assumiram esse papel, mas não sabem por onde trilhar, porque desconhecem suas funções definidas pelo Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública do Distrito Federal. Assim, passam a se envolver com afazeres diversos, assumem, às vezes, responsabilidades que não lhe dizem respeito, vivem às voltas com emergências e substituição constante de professores, deixando de lado o seu importante trabalho com os professores, seja para orientá-los e apoiá-los, seja para promover a integração da equipe de professores; o compartilhamento de idéias, conhecimento e experiências; a formação continuada e a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. |
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Sendo assim, para a compreensão do problema investigado, foram percorridas quatro vias de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, por meio de questionários, e observação da dinâmica da escola, quando da aplicação dos instrumentos. A análise mostra que o Coordenador Pedagógico é um professor que, por alguma razão, passa a ocupar esse posto na escola. Nas escolas pesquisadas, ele realiza múltiplas atividades, que vão desde pedagógicas até aquelas administrativo-burocráticas, que se caracterizam como serviços gerais. Dentre as que não estão previstas, regimentalmente, aparece em primeiro lugar a substituição de professores faltosos como a atividade que mais absorve o seu tempo, impedindo-o de cumprir suas reais funções junto aos professores. Na opinião dos respondentes, o Coordenador Pedagógico deve ter espírito de liderança, ser pró-ativo, comprometido, comunicativo, agregador, que tenha entusiasmo e trabalhe com prazer, transmitindo esse prazer a equipe de professores e aos demais membros da comunidade escolar, que saiba interagir com humildade e abertura ao diálogo, de modo a facilitar a boa convivência e a dinâmica do processo educativo. Sua atuação é considerada importante, sobretudo para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da escola, destacando-se o currículo; o direcionamento do trabalho docente e apoio aos professores; integração de equipes; a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Ao concluir as análises pode-se dizer que o Coordenador Pedagógico é um agente de transformação, considerando importante pelos respondentes, mas nem todas as escolas contam com esse profissional. Por outro lado, é fácil encontrar alguns que assumiram esse papel, mas não sabem por onde trilhar, porque desconhecem suas funções definidas pelo Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública do Distrito Federal. Assim, passam a se envolver com afazeres diversos, assumem, às vezes, responsabilidades que não lhe dizem respeito, vivem às voltas com emergências e substituição constante de professores, deixando de lado o seu importante trabalho com os professores, seja para orientá-los e apoiá-los, seja para promover a integração da equipe de professores; o compartilhamento de idéias, conhecimento e experiências; a formação continuada e a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T11:59:04Z No. of bitstreams: 1 40254270.pdf: 185481 bytes, checksum: 7a8a310dde455cfea6f90da206717b2b (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-12T11:59:04Z (GMT). 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A Coordenação Pedagógica tem sido tratada nas escolas públicas do Distrito Federal como uma área de função e limites indefinidos, que ocupa um espaço nebuloso na estrutura funcional. Essa percepção e a vivência na escola estimularam a realização de uma pesquisa sobre o assunto. Este estudo tem como objetivo refletir sobre a função do Coordenador Pedagógico na dinâmica das escolas públicas de séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal, no sentido de instigar essas escolas e instâncias superiores a perceberem os benefícios que um Coordenador Pedagógico atuante pode trazer para a escola. Este estudo é de natureza qualitativa. Sendo assim, para a compreensão do problema investigado, foram percorridas quatro vias de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, por meio de questionários, e observação da dinâmica da escola, quando da aplicação dos instrumentos. A análise mostra que o Coordenador Pedagógico é um professor que, por alguma razão, passa a ocupar esse posto na escola. Nas escolas pesquisadas, ele realiza múltiplas atividades, que vão desde pedagógicas até aquelas administrativo-burocráticas, que se caracterizam como serviços gerais. Dentre as que não estão previstas, regimentalmente, aparece em primeiro lugar a substituição de professores faltosos como a atividade que mais absorve o seu tempo, impedindo-o de cumprir suas reais funções junto aos professores. Na opinião dos respondentes, o Coordenador Pedagógico deve ter espírito de liderança, ser pró-ativo, comprometido, comunicativo, agregador, que tenha entusiasmo e trabalhe com prazer, transmitindo esse prazer a equipe de professores e aos demais membros da comunidade escolar, que saiba interagir com humildade e abertura ao diálogo, de modo a facilitar a boa convivência e a dinâmica do processo educativo. Sua atuação é considerada importante, sobretudo para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da escola, destacando-se o currículo; o direcionamento do trabalho docente e apoio aos professores; integração de equipes; a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Ao concluir as análises pode-se dizer que o Coordenador Pedagógico é um agente de transformação, considerando importante pelos respondentes, mas nem todas as escolas contam com esse profissional. Por outro lado, é fácil encontrar alguns que assumiram esse papel, mas não sabem por onde trilhar, porque desconhecem suas funções definidas pelo Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública do Distrito Federal. Assim, passam a se envolver com afazeres diversos, assumem, às vezes, responsabilidades que não lhe dizem respeito, vivem às voltas com emergências e substituição constante de professores, deixando de lado o seu importante trabalho com os professores, seja para orientá-los e apoiá-los, seja para promover a integração da equipe de professores; o compartilhamento de idéias, conhecimento e experiências; a formação continuada e a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. |
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