O comércio eletrônico e as relações consumeristas internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Thais Santos de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/200
Resumo: O comércio eletrônico é uma nova alternativa para o consumidor adquirir produtos ou serviços pela Internet. Faz-se tão presente nos dias atuais, proporcionando uma interação intercultural e intercomercial. O aumento destas relações permite a ampliação e a celeridade na comercialização, mas pode gerar desconfiança quanto à segurança, autenticidade e integridade dos contratos virtuais. Este trabalho procura analisar se as leis vigentes, como o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Introdução ao Código Civil, são suficientes para disciplinar o contrato de consumo eletrônico e o contrato no ambiente virtual, uma vez que este possibilita a quebra das barreiras territoriais, envolvendo várias nacionalidades, de forma a garantir os direitos da parte vulnerável. São abordados os principais conceitos e aspectos mais relevantes da teoria geral do contrato e do CDC que estão diretamente ligados ao contrato eletrônico. Os contratos não perdem seu objeto por serem negociados no meio eletrônico. A nova tecnologia é apenas o meio de se realizar a contratação, não se configurando em novos direitos obrigacionais. Observa-se, também, o contrato com provedores, seja de informação, de hospedagem ou de serviço e suas respectivas responsabilidades. O Código Civil trata de muitos conceitos, disposições e determinações aplicáveis aos contratos em geral e aos contratos eletrônicos. O Código de Defesa do Consumidor é plenamente aplicável ao comércio eletrônico caracterizado por relação de consumo. Também se aplica nos casos de contratos internacionais, uma vez que se utiliza a Lei de Introdução ao Código Civil. Entretanto, faz-se necessária uma legislação específica à medida que existem peculiaridades na contratação eletrônica que necessitam de esclarecimentos e regulamentação para que possam oferecer maior confiabilidade e segurança jurídica.
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São abordados os principais conceitos e aspectos mais relevantes da teoria geral do contrato e do CDC que estão diretamente ligados ao contrato eletrônico. Os contratos não perdem seu objeto por serem negociados no meio eletrônico. A nova tecnologia é apenas o meio de se realizar a contratação, não se configurando em novos direitos obrigacionais. Observa-se, também, o contrato com provedores, seja de informação, de hospedagem ou de serviço e suas respectivas responsabilidades. O Código Civil trata de muitos conceitos, disposições e determinações aplicáveis aos contratos em geral e aos contratos eletrônicos. O Código de Defesa do Consumidor é plenamente aplicável ao comércio eletrônico caracterizado por relação de consumo. Também se aplica nos casos de contratos internacionais, uma vez que se utiliza a Lei de Introdução ao Código Civil. Entretanto, faz-se necessária uma legislação específica à medida que existem peculiaridades na contratação eletrônica que necessitam de esclarecimentos e regulamentação para que possam oferecer maior confiabilidade e segurança jurídica.Submitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2011-08-29T18:06:23Z No. of bitstreams: 1 20509004.pdf: 144882 bytes, checksum: 580bd528441b492c2d2a2c3a09cece7a (MD5)Made available in DSpace on 2011-08-29T18:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20509004.pdf: 144882 bytes, checksum: 580bd528441b492c2d2a2c3a09cece7a (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-09T20:01:20Z (GMT). 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