Comparativo de metodologias, processamento e quantitativos entre os programas computacionais civil 3D e topograph

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, João Pedro dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6386
Resumo: O projeto de terraplanagem compõe parte significativa no projeto e orçamento de construção de rodovias rurais e urbanas, logo a precisão de seus resultados é de essencial importância para o correto desenvolvimento de obras de infraestrutura nacional. Atualmente, seu desenvolvimento ocorre essencialmente por meio de softwares e métodos computacionais, onde se destacam a plataforma Civil 3D da Autodesk e o TopoGraph da Bentley. Com o objetivo de identificar e quantificar variações e particularidades nos resultados emitidos por cada um dos dois programas, esta pesquisa desenvolveu um comparativo entre eles. A topografia utilizada foi da BR-242/MT, na extensão do trecho entre os quilômetros 564,320 e 571,020, onde o levantamento topográfico mostrava-se sulficiente ao desenvolvimento do estudo. O traçado desenvolvido foi adequado aos critérios da Classe IV A do Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais do DNIT. Todos os elementos foram compatibilizados entre os softwares e em seguida comparados os resultados obtidos pelos métodos da Semi Distância e Prismoidal com espaçamento entre seções transversais de 1 e 20 metros, onde foram encontradas pequenas variações nos volumes totais e parciais de corte e aterro, relacionadas predominantemente à precisão empregada por cada programa no desenvolvimento do Modelo Digital do Terreno.
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O traçado desenvolvido foi adequado aos critérios da Classe IV A do Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais do DNIT. Todos os elementos foram compatibilizados entre os softwares e em seguida comparados os resultados obtidos pelos métodos da Semi Distância e Prismoidal com espaçamento entre seções transversais de 1 e 20 metros, onde foram encontradas pequenas variações nos volumes totais e parciais de corte e aterro, relacionadas predominantemente à precisão empregada por cada programa no desenvolvimento do Modelo Digital do Terreno.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-30T12:07:52Z No. of bitstreams: 1 20978047.pdf: 6428190 bytes, checksum: 430fd1c134e8aecd058d91caeb7291f9 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-30T12:07:52Z (GMT). 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