Investigações geotécnicas e proposta para estabilização e recuperação de taludes na Rodovia BR-010 no trecho Aparecida do Rio Negro a Goiatins, estado do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Rideci
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paranhos, Haroldo, Araújo, Jovino Rachid, Sales, Leonardo Ramalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8820
Resumo: Este Artigo objetiva apresentar os resultados dos estudos geotécnicos e proposta para estabilização dos taludes referentes aos cortes 16, 23, 25, 30 e 31 da Rodovia BR-010 referente ao trecho Aparecida do Rio Negro a Goiatins, Estado do Tocantins. Os estudos consistiram na execução de um programa de incursões a campo para verificação das condições geotécnicas ao longo do trecho indicado, execução de ensaios em laboratório, e análises de estabilidades dos taludes com vistas a indicar soluções aos cortes realizados necessários à conclusão da Rodovia. Em termos de caracterização do problema, apresenta-se parte do levantamento fotográfico realizado em novembro de 2007 com as condições dos taludes mais críticos. Verifica-se nas fotos que os taludes laterais à Rodovia se encontravam em processo de degradação e (ou) instabilização progressiva que requeriam intervenções urgentes com vistas à mitigação dos problemas em curso. Em termos de geometria, os taludes apresentavam alturas até aproximadamente 35 metros. Para a determinação dos parâmetros necessários à verificação da estabilidade dos taludes, foram utilizados três blocos indeformados de solos correspondentes aos cortes 25 e 31. São apresentadas as identificações das amostras bem como o resumo dos resultados dos ensaios geotécnicos efetuados e parâmetros determinados. Nos ensaios de laboratório, verificou-se que os parâmetros de resistência (Coesão e Ângulo de Atrito) divergiram, de certa forma, dos parâmetros usuais obtidos para solos em laboratório. Esse comportamento deveu-se ao fato da heterogeneidade das amostras pela presença, principalmente, de descontinuidades nos blocos coletados. Diante das análises de estabilidades executadas e dos levantamentos de campo realizados, verificou-se, a necessidade de ações com vistas à solução dos problemas para taludes marginais à rodovia. Assim, em função da proximidade do intenso período chuvoso, propôs-se o retaludamento, com proteção superficial dos taludes visando à estabilização e proteção contra os processos erosivos, bem como a execução de drenagem superficial e profunda. Objetivando ainda verificar a possível degradação dos taludes pelas chuvas, buscou-se no site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a precipitação para a região. Verificou-se que para a época nos meses de janeiro, fevereiro e março a precipitação é consideravelmente elevada, o que poderia comprometer ainda mais a integridade dos cortes executados. Diante dessa possibilidade, indicou-se considerar a urgência de ações que pudessem impedir essa degradação. Ações como o abatimento e proteção dos taludes mostradas no estudo
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Em termos de caracterização do problema, apresenta-se parte do levantamento fotográfico realizado em novembro de 2007 com as condições dos taludes mais críticos. Verifica-se nas fotos que os taludes laterais à Rodovia se encontravam em processo de degradação e (ou) instabilização progressiva que requeriam intervenções urgentes com vistas à mitigação dos problemas em curso. Em termos de geometria, os taludes apresentavam alturas até aproximadamente 35 metros. Para a determinação dos parâmetros necessários à verificação da estabilidade dos taludes, foram utilizados três blocos indeformados de solos correspondentes aos cortes 25 e 31. São apresentadas as identificações das amostras bem como o resumo dos resultados dos ensaios geotécnicos efetuados e parâmetros determinados. Nos ensaios de laboratório, verificou-se que os parâmetros de resistência (Coesão e Ângulo de Atrito) divergiram, de certa forma, dos parâmetros usuais obtidos para solos em laboratório. Esse comportamento deveu-se ao fato da heterogeneidade das amostras pela presença, principalmente, de descontinuidades nos blocos coletados. Diante das análises de estabilidades executadas e dos levantamentos de campo realizados, verificou-se, a necessidade de ações com vistas à solução dos problemas para taludes marginais à rodovia. Assim, em função da proximidade do intenso período chuvoso, propôs-se o retaludamento, com proteção superficial dos taludes visando à estabilização e proteção contra os processos erosivos, bem como a execução de drenagem superficial e profunda. Objetivando ainda verificar a possível degradação dos taludes pelas chuvas, buscou-se no site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a precipitação para a região. Verificou-se que para a época nos meses de janeiro, fevereiro e março a precipitação é consideravelmente elevada, o que poderia comprometer ainda mais a integridade dos cortes executados. Diante dessa possibilidade, indicou-se considerar a urgência de ações que pudessem impedir essa degradação. Ações como o abatimento e proteção dos taludes mostradas no estudoSubmitted by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-16T20:21:57Z No. of bitstreams: 1 04 GJ-09-0008_046049.pdf: 1286328 bytes, checksum: 1121703713798d45dffa3694d0a943ff (MD5)Approved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-16T20:22:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 04 GJ-09-0008_046049.pdf: 1286328 bytes, checksum: 1121703713798d45dffa3694d0a943ff (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-16T20:22:06Z (GMT). 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