Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8085 |
Resumo: | A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Por isso, é importante incentivar empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos. Neste aspecto, o marketing tem muitas contribuições a oferecer ao estudo do empreendedorismo, em especial porque possui uma função crucial que é alinhar criatividade e inovação, dois fatores essenciais ao empreendedorismo. Uma das formas recentes de empreendedorismo no final da década de 1990 no Brasil, é a startup, termo plenamente utilizado no cenário de tecnologia, passou a designar grupos de pessoas trabalhando em uma ideia original com potencial de “fazer dinheiro”. Atualmente, o termo é largamente utilizado para designar empresas nascentes de tecnologia, em especial as que lidam com internet. A escolha deste tema deve-se ao interesse de compreender a ascensão e crescimento do mercado brasileiro. A ascensão de uma nova classe média, a pequena competição no setor digital e a crise nos EUA e Europa tornaram o Brasil o novo paraíso de startups. Além disso, o apreço dos internautas brasileiros pelas redes sociais e a popularização da banda larga e da internet móvel descortinam um horizonte de oportunidades nos setores de tecnologia e internet. Assim, a questão que se quer investigar neste estudo é: È possível a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal? O objetivo geral do estudo é discutir a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal. Os objetivos específicos são: Esclarecer o significado da palavra empreendedorismo; Contextualizar diversos conceitos sobre startups e investimento anjo como novo modelo de mercado no Brasil; Discutir através da pesquisa de campo, as necessidades e anseios dos empreendedores digitais do Distrito Federal; Discutir a viabilidade e benefícios da implantação de um centro de inteligência no Distrito Federal. A pesquisa foi organizada em cinco capítulos, respondendo aos objetivos específicos levantados neste estudo. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi à pesquisa qualitativa, com a técnica exploratória, descritiva simples. A conclusão deste estudo aponta para considerações importantes sobre Startups na Internet no Brasil, como empresas com custos de manutenção baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Além disso, o negócio desenvolvido deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso. No Distrito Federal, de acordo com a pesquisa realizada com empreendedores, estes aprovam a criação de um CIC – Centro de Inteligência Compartilhada. |
id |
CEUB_96c9c3c13d63f6b79f951bb6fbed8dd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/8085 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Sá, Cristina Vieira AraújoMattos, Andre Sá de2016-02-24T12:14:05Z2016-02-24T12:14:05Z20132016-02-24https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8085A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Por isso, é importante incentivar empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos. Neste aspecto, o marketing tem muitas contribuições a oferecer ao estudo do empreendedorismo, em especial porque possui uma função crucial que é alinhar criatividade e inovação, dois fatores essenciais ao empreendedorismo. Uma das formas recentes de empreendedorismo no final da década de 1990 no Brasil, é a startup, termo plenamente utilizado no cenário de tecnologia, passou a designar grupos de pessoas trabalhando em uma ideia original com potencial de “fazer dinheiro”. Atualmente, o termo é largamente utilizado para designar empresas nascentes de tecnologia, em especial as que lidam com internet. A escolha deste tema deve-se ao interesse de compreender a ascensão e crescimento do mercado brasileiro. A ascensão de uma nova classe média, a pequena competição no setor digital e a crise nos EUA e Europa tornaram o Brasil o novo paraíso de startups. Além disso, o apreço dos internautas brasileiros pelas redes sociais e a popularização da banda larga e da internet móvel descortinam um horizonte de oportunidades nos setores de tecnologia e internet. Assim, a questão que se quer investigar neste estudo é: È possível a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal? O objetivo geral do estudo é discutir a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal. Os objetivos específicos são: Esclarecer o significado da palavra empreendedorismo; Contextualizar diversos conceitos sobre startups e investimento anjo como novo modelo de mercado no Brasil; Discutir através da pesquisa de campo, as necessidades e anseios dos empreendedores digitais do Distrito Federal; Discutir a viabilidade e benefícios da implantação de um centro de inteligência no Distrito Federal. A pesquisa foi organizada em cinco capítulos, respondendo aos objetivos específicos levantados neste estudo. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi à pesquisa qualitativa, com a técnica exploratória, descritiva simples. A conclusão deste estudo aponta para considerações importantes sobre Startups na Internet no Brasil, como empresas com custos de manutenção baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Além disso, o negócio desenvolvido deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso. No Distrito Federal, de acordo com a pesquisa realizada com empreendedores, estes aprovam a criação de um CIC – Centro de Inteligência Compartilhada.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-24T12:14:05Z No. of bitstreams: 1 51106495.pdf: 421206 bytes, checksum: d6f9cd9f7481c33af90a0aceaeff8f9c (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-24T12:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51106495.pdf: 421206 bytes, checksum: d6f9cd9f7481c33af90a0aceaeff8f9c (MD5)NegócioPlano de negócioModelo de negócioStartupCentro de inteligência compartilhadaCoworkingInvestidor-anjoEmpreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51106495.pdf51106495.pdfapplication/pdf421206https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8085/1/51106495.pdfd6f9cd9f7481c33af90a0aceaeff8f9cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8085/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51106495.pdf.txt51106495.pdf.txtExtracted texttext/plain99703https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8085/3/51106495.pdf.txt3dc69e7b8611b781178339a051fd3c37MD53235/80852019-05-20 18:12:07.875oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-20T18:12:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
title |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
spellingShingle |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal Sá, Cristina Vieira Araújo Negócio Plano de negócio Modelo de negócio Startup Centro de inteligência compartilhada Coworking Investidor-anjo |
title_short |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
title_full |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
title_fullStr |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
title_sort |
Empreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federal |
author |
Sá, Cristina Vieira Araújo |
author_facet |
Sá, Cristina Vieira Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Cristina Vieira Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mattos, Andre Sá de |
contributor_str_mv |
Mattos, Andre Sá de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negócio Plano de negócio Modelo de negócio Startup Centro de inteligência compartilhada Coworking Investidor-anjo |
topic |
Negócio Plano de negócio Modelo de negócio Startup Centro de inteligência compartilhada Coworking Investidor-anjo |
description |
A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Por isso, é importante incentivar empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos. Neste aspecto, o marketing tem muitas contribuições a oferecer ao estudo do empreendedorismo, em especial porque possui uma função crucial que é alinhar criatividade e inovação, dois fatores essenciais ao empreendedorismo. Uma das formas recentes de empreendedorismo no final da década de 1990 no Brasil, é a startup, termo plenamente utilizado no cenário de tecnologia, passou a designar grupos de pessoas trabalhando em uma ideia original com potencial de “fazer dinheiro”. Atualmente, o termo é largamente utilizado para designar empresas nascentes de tecnologia, em especial as que lidam com internet. A escolha deste tema deve-se ao interesse de compreender a ascensão e crescimento do mercado brasileiro. A ascensão de uma nova classe média, a pequena competição no setor digital e a crise nos EUA e Europa tornaram o Brasil o novo paraíso de startups. Além disso, o apreço dos internautas brasileiros pelas redes sociais e a popularização da banda larga e da internet móvel descortinam um horizonte de oportunidades nos setores de tecnologia e internet. Assim, a questão que se quer investigar neste estudo é: È possível a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal? O objetivo geral do estudo é discutir a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal. Os objetivos específicos são: Esclarecer o significado da palavra empreendedorismo; Contextualizar diversos conceitos sobre startups e investimento anjo como novo modelo de mercado no Brasil; Discutir através da pesquisa de campo, as necessidades e anseios dos empreendedores digitais do Distrito Federal; Discutir a viabilidade e benefícios da implantação de um centro de inteligência no Distrito Federal. A pesquisa foi organizada em cinco capítulos, respondendo aos objetivos específicos levantados neste estudo. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi à pesquisa qualitativa, com a técnica exploratória, descritiva simples. A conclusão deste estudo aponta para considerações importantes sobre Startups na Internet no Brasil, como empresas com custos de manutenção baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Além disso, o negócio desenvolvido deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso. No Distrito Federal, de acordo com a pesquisa realizada com empreendedores, estes aprovam a criação de um CIC – Centro de Inteligência Compartilhada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016-02-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-24T12:14:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-24T12:14:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8085 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8085/1/51106495.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8085/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8085/3/51106495.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6f9cd9f7481c33af90a0aceaeff8f9c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3dc69e7b8611b781178339a051fd3c37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903885976862720 |