Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Caroline Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7882
Resumo: Este material tem como objetivo demonstrar a importância do monitoramento de resultados das atividades de comunicação nas organizações. A pesquisa parte de um estudo de caso sobre a mensuração de resultados das ações de relações públicas da Embratur no ano de 2011. O estudo criou indicadores para mensurar as ações cujo objetivo principal é atingir a imprensa internacional em mais de dez países a fim de atrair cada vez mais divisas e turistas estrangeiros para o Brasil. Com a criação de indicadores, a área de comunicação pode demonstrar de forma quantitativa a produtividade e os resultados do setor com a finalidade de demonstrar a importância estratégica da área para que as organizações possam cumprir suas missões. Como resultado, observou-se que a mensuração surge como etapa fundamental para o planejamento de comunicação nas organizações e mostra como a área pode auxiliar as organizações nos seus objetivos de negócio indicando valores econômicos.
id CEUB_a4b69bfc059b8c445abb24bc091f11d8
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7882
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Coelho, Caroline OliveiraCiarallo, Gilson2016-02-16T12:00:00Z2016-02-16T12:00:00Z2012-12-032016-02-16https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7882Este material tem como objetivo demonstrar a importância do monitoramento de resultados das atividades de comunicação nas organizações. A pesquisa parte de um estudo de caso sobre a mensuração de resultados das ações de relações públicas da Embratur no ano de 2011. O estudo criou indicadores para mensurar as ações cujo objetivo principal é atingir a imprensa internacional em mais de dez países a fim de atrair cada vez mais divisas e turistas estrangeiros para o Brasil. Com a criação de indicadores, a área de comunicação pode demonstrar de forma quantitativa a produtividade e os resultados do setor com a finalidade de demonstrar a importância estratégica da área para que as organizações possam cumprir suas missões. Como resultado, observou-se que a mensuração surge como etapa fundamental para o planejamento de comunicação nas organizações e mostra como a área pode auxiliar as organizações nos seus objetivos de negócio indicando valores econômicos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-16T12:00:00Z No. of bitstreams: 1 50907166.pdf: 1053830 bytes, checksum: 85fc9e1cc169de1ef012a6a31630f526 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-16T12:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50907166.pdf: 1053830 bytes, checksum: 85fc9e1cc169de1ef012a6a31630f526 (MD5)MensuraçãoValoraçãoComunicação organizacionalImprensa internacionalRelações públicasMensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATURinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7882/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL50907166.pdf50907166.pdfapplication/pdf1053830https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7882/1/50907166.pdf85fc9e1cc169de1ef012a6a31630f526MD51TEXT50907166.pdf.txt50907166.pdf.txtExtracted texttext/plain83352https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7882/3/50907166.pdf.txtb7db8240eec613a208381a5b3523de07MD53235/78822019-04-23 17:12:16.003oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-23T17:12:16Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
title Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
spellingShingle Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
Coelho, Caroline Oliveira
Mensuração
Valoração
Comunicação organizacional
Imprensa internacional
Relações públicas
title_short Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
title_full Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
title_fullStr Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
title_full_unstemmed Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
title_sort Mensuração e indicadores de resultados da comunicação nas organizações: estudo de caso do programa de relações públicas do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
author Coelho, Caroline Oliveira
author_facet Coelho, Caroline Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Caroline Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciarallo, Gilson
contributor_str_mv Ciarallo, Gilson
dc.subject.por.fl_str_mv Mensuração
Valoração
Comunicação organizacional
Imprensa internacional
Relações públicas
topic Mensuração
Valoração
Comunicação organizacional
Imprensa internacional
Relações públicas
description Este material tem como objetivo demonstrar a importância do monitoramento de resultados das atividades de comunicação nas organizações. A pesquisa parte de um estudo de caso sobre a mensuração de resultados das ações de relações públicas da Embratur no ano de 2011. O estudo criou indicadores para mensurar as ações cujo objetivo principal é atingir a imprensa internacional em mais de dez países a fim de atrair cada vez mais divisas e turistas estrangeiros para o Brasil. Com a criação de indicadores, a área de comunicação pode demonstrar de forma quantitativa a produtividade e os resultados do setor com a finalidade de demonstrar a importância estratégica da área para que as organizações possam cumprir suas missões. Como resultado, observou-se que a mensuração surge como etapa fundamental para o planejamento de comunicação nas organizações e mostra como a área pode auxiliar as organizações nos seus objetivos de negócio indicando valores econômicos.
publishDate 2012
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-16T12:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-16T12:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7882
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7882/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7882/1/50907166.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7882/3/50907166.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
85fc9e1cc169de1ef012a6a31630f526
b7db8240eec613a208381a5b3523de07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903885055164416