Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11384 |
Resumo: | O setor varejista do Brasil tem ganhado espaço no mercado, o que automaticamente contribuiu significativamente para o crescimento da economia do país e geração de empregos. A globalização econômica e em outros setores fez com que a atividade de varejo se sobressaísse por meio de crescentes avanços dos diferentes ramos do setor varejista. Baseado neste contexto, é importante apontar que o varejo em São Paulo passou a ser um exemplo na área de inovação, por este motivo a cidade tem sentido uma forte e crescente recepção de investidores. Diante desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como ocorre a Gestão da Inovação em quatro empresas varejistas de distintos ramos no estado de São Paulo. As empresas são do ramo de panificação, semijóias, medicamentos e calçadista. Trata-se de uma verificação através de descrições tanto de caráter qualitativo, descritivo como de estudo de caso. O tratamento dos dados da pesquisa foi realizado a partir da análise de conteúdo clássica. Por meio das informações obtidas nas entrevistas semiestruturadas com empresários, pode-se observar no total onze inovações, sendo cinco no ramo de panificação (inovações de produtos e inovações de processos), duas na semijóias (inovações de produtos e inovações de marketing), duas na farmácia (inovações de produtos e inovações organizacional) e duas no setor de calçados (inovação de produtos e inovação de marketing). Contudo, ainda há espaço para a melhoria de investimentos inovadores e a busca da vantagem competitiva por meio deste tipo de ação. |
id |
CEUB_a5fd01f07d750f05f57a214a84ae70f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11384 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Araújo, Izabela Pelizaro deFerreira, Luciene Braz2018-02-06T12:48:59Z2018-02-06T12:48:59Z20172018-02-06ARAÚJO, Izabela Pelizaro de. Gestão estratégica da inovação no varejo: um estudo de caso com empresário em São Paulo. 2017. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11384O setor varejista do Brasil tem ganhado espaço no mercado, o que automaticamente contribuiu significativamente para o crescimento da economia do país e geração de empregos. A globalização econômica e em outros setores fez com que a atividade de varejo se sobressaísse por meio de crescentes avanços dos diferentes ramos do setor varejista. Baseado neste contexto, é importante apontar que o varejo em São Paulo passou a ser um exemplo na área de inovação, por este motivo a cidade tem sentido uma forte e crescente recepção de investidores. Diante desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como ocorre a Gestão da Inovação em quatro empresas varejistas de distintos ramos no estado de São Paulo. As empresas são do ramo de panificação, semijóias, medicamentos e calçadista. Trata-se de uma verificação através de descrições tanto de caráter qualitativo, descritivo como de estudo de caso. O tratamento dos dados da pesquisa foi realizado a partir da análise de conteúdo clássica. Por meio das informações obtidas nas entrevistas semiestruturadas com empresários, pode-se observar no total onze inovações, sendo cinco no ramo de panificação (inovações de produtos e inovações de processos), duas na semijóias (inovações de produtos e inovações de marketing), duas na farmácia (inovações de produtos e inovações organizacional) e duas no setor de calçados (inovação de produtos e inovação de marketing). Contudo, ainda há espaço para a melhoria de investimentos inovadores e a busca da vantagem competitiva por meio deste tipo de ação.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-01T17:54:00Z No. of bitstreams: 1 21305722.pdf: 610843 bytes, checksum: c7acddf5daf62fed3121834033cb0a01 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-06T12:48:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21305722.pdf: 610843 bytes, checksum: c7acddf5daf62fed3121834033cb0a01 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-06T12:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21305722.pdf: 610843 bytes, checksum: c7acddf5daf62fed3121834033cb0a01 (MD5) Previous issue date: 2018-02-06VarejoInovaçãoEmpresaGestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21305722.pdf21305722.pdfapplication/pdf610843https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11384/1/21305722.pdfc7acddf5daf62fed3121834033cb0a01MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11384/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21305722.pdf.txt21305722.pdf.txtExtracted texttext/plain54623https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11384/3/21305722.pdf.txteac499058a8c5baa96d8be0ea258fd5cMD53235/113842019-04-09 13:26:50.228oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-09T13:26:50Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
title |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
spellingShingle |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo Araújo, Izabela Pelizaro de Varejo Inovação Empresa |
title_short |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
title_full |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
title_fullStr |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
title_sort |
Gestão estratégica da inovação do varejo: um estudo de caso com empresários em São Paulo |
author |
Araújo, Izabela Pelizaro de |
author_facet |
Araújo, Izabela Pelizaro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Izabela Pelizaro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Luciene Braz |
contributor_str_mv |
Ferreira, Luciene Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Inovação Empresa |
topic |
Varejo Inovação Empresa |
description |
O setor varejista do Brasil tem ganhado espaço no mercado, o que automaticamente contribuiu significativamente para o crescimento da economia do país e geração de empregos. A globalização econômica e em outros setores fez com que a atividade de varejo se sobressaísse por meio de crescentes avanços dos diferentes ramos do setor varejista. Baseado neste contexto, é importante apontar que o varejo em São Paulo passou a ser um exemplo na área de inovação, por este motivo a cidade tem sentido uma forte e crescente recepção de investidores. Diante desta realidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como ocorre a Gestão da Inovação em quatro empresas varejistas de distintos ramos no estado de São Paulo. As empresas são do ramo de panificação, semijóias, medicamentos e calçadista. Trata-se de uma verificação através de descrições tanto de caráter qualitativo, descritivo como de estudo de caso. O tratamento dos dados da pesquisa foi realizado a partir da análise de conteúdo clássica. Por meio das informações obtidas nas entrevistas semiestruturadas com empresários, pode-se observar no total onze inovações, sendo cinco no ramo de panificação (inovações de produtos e inovações de processos), duas na semijóias (inovações de produtos e inovações de marketing), duas na farmácia (inovações de produtos e inovações organizacional) e duas no setor de calçados (inovação de produtos e inovação de marketing). Contudo, ainda há espaço para a melhoria de investimentos inovadores e a busca da vantagem competitiva por meio deste tipo de ação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2018-02-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-06T12:48:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-06T12:48:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Izabela Pelizaro de. Gestão estratégica da inovação no varejo: um estudo de caso com empresário em São Paulo. 2017. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11384 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Izabela Pelizaro de. Gestão estratégica da inovação no varejo: um estudo de caso com empresário em São Paulo. 2017. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11384/1/21305722.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11384/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11384/3/21305722.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7acddf5daf62fed3121834033cb0a01 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 eac499058a8c5baa96d8be0ea258fd5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903901829234688 |