A saúde emocional do educador do primeiro segmento do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6742 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender a saúde emocional do professor do primeiro segmento do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa é de natureza qualitativa, mas a análise agrega dados da pesquisa quantitativa, de modo que as duas abordagens possam se complementar, favorecendo a compreensão da temática. Além da pesquisa teórica, recorreu-se à modalidade da pesquisa empírica. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com várias questões fechadas e algumas abertas, aplicado a 20 professores, para identificar traços da Síndrome de Burnout; fatores que mais interferem na prática docente e estratégias adotadas por esses professores para se manterem em equilíbrio emocional. Os resultados apontam que o modo como o trabalho é realizado interfere no bem estar emocional do professor. Mostra também que, além de sinais da exaustão emocional manifestado entre os professores pesquisados, da despersonalização e do envolvimento pessoal no trabalho, há outros fatores que interferem negativamente na saúde emocional do professor como: infra-estrutura precária, baixos salários, o desrespeito e a falta de valorização à figura do professor e a falta de limite do aluno. A partir da análise destes e de outros resultados que a pesquisa apresentou, conclui-se que a saúde emocional dos professores pesquisados mostrou um quadro que inspira cuidados pessoais e, sobretudo, institucionais. Trata-se de uma amostra pequena, mas constitui um indicador forte de que é preciso cuidar das condições de trabalho do professorado do Distrito Federal. Portanto, faz-se necessária a continuidade dos estudos acerca do tema envolvendo profissionais de várias áreas. |
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Os resultados apontam que o modo como o trabalho é realizado interfere no bem estar emocional do professor. Mostra também que, além de sinais da exaustão emocional manifestado entre os professores pesquisados, da despersonalização e do envolvimento pessoal no trabalho, há outros fatores que interferem negativamente na saúde emocional do professor como: infra-estrutura precária, baixos salários, o desrespeito e a falta de valorização à figura do professor e a falta de limite do aluno. A partir da análise destes e de outros resultados que a pesquisa apresentou, conclui-se que a saúde emocional dos professores pesquisados mostrou um quadro que inspira cuidados pessoais e, sobretudo, institucionais. Trata-se de uma amostra pequena, mas constitui um indicador forte de que é preciso cuidar das condições de trabalho do professorado do Distrito Federal. Portanto, faz-se necessária a continuidade dos estudos acerca do tema envolvendo profissionais de várias áreas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:32:57Z No. of bitstreams: 1 40352050.pdf: 451311 bytes, checksum: e521cd8143e2690985f3b902bb21883e (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-17T14:32:57Z (GMT). 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