Reflexões funcionais acerca do uso de orações subordinadas adjetivas no gênero artigo de opinião: pesquisa e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Natália Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5735
Resumo: Este trabalho consiste na reflexão funcional do ensino da gramática, principalmente, no que tange ao uso das orações subordinadas adjetivas (o. s. adjs.), no gênero artigo de opinião. O objetivo geral desta pesquisa é investigar se o aluno do 3° ano do Ensino Médio reconhece o efeito discursivo causado pelas orações subordinadas adjetivas dentro do gênero artigo de opinião. Para tanto, os objetivos específicos resumem-se em conceituar os diferentes tipos de gramática, demonstrar as diferentes formas de tratamento dadas ao ensino das o. s. adjs.,pelo viés tradicional e funcional e, por fim, observar a influência do ensino oferecido na educação básica, no que tange ao conteúdo o. s. adjs., para a formação dos alunos em anos finais. No decorrer da pesquisa, é apresentado o percurso dos avanços linguísticos até chegar às duas grandes vertentes linguísticas que temos atualmente: tradicionalista, em que analisamos as obras de Mauro Ferreira (2011), Napoleão Mendes de Almeida (1999), Cunha e Cintra (2001), Cegalla (2005); e funcionalista, na qual analisamos as gramáticas de Marcos Bagno (2011) e Ataliba de Castilho (2012). Para tanto, nos fundamentamos nos conceitos de Mario Eduardo Martelotta (2012), Maria Helena de Moura Neves (1997) entre outros. Para melhor delimitação do objeto da pesquisa, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) foram essenciais nas conceituações sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo, de cunho quali-quantitavo, realizada em uma escola de Ensino Médio, da Região Administrativado Paranoá, no Distrito Federal. Observou-se nessa pesquisa que os colaboradores têm dificuldade em perceber o valor discursivo das orações empregadas por eles mesmos, o que nos permitiu concluir que o ensino oferecido a esses alunos tem sido primordialmente pautado na vertente tradicionalista.
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No decorrer da pesquisa, é apresentado o percurso dos avanços linguísticos até chegar às duas grandes vertentes linguísticas que temos atualmente: tradicionalista, em que analisamos as obras de Mauro Ferreira (2011), Napoleão Mendes de Almeida (1999), Cunha e Cintra (2001), Cegalla (2005); e funcionalista, na qual analisamos as gramáticas de Marcos Bagno (2011) e Ataliba de Castilho (2012). Para tanto, nos fundamentamos nos conceitos de Mario Eduardo Martelotta (2012), Maria Helena de Moura Neves (1997) entre outros. Para melhor delimitação do objeto da pesquisa, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) foram essenciais nas conceituações sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo, de cunho quali-quantitavo, realizada em uma escola de Ensino Médio, da Região Administrativado Paranoá, no Distrito Federal. Observou-se nessa pesquisa que os colaboradores têm dificuldade em perceber o valor discursivo das orações empregadas por eles mesmos, o que nos permitiu concluir que o ensino oferecido a esses alunos tem sido primordialmente pautado na vertente tradicionalista.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T17:05:42Z No. of bitstreams: 1 21130645.pdf: 25387412 bytes, checksum: ec173762a1ca5d9b3f9f532c24e46440 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-06T17:05:42Z (GMT). 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