Gênero, mídia e corporeidade: diálogos entre a psicologia e as artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Lara Porfírio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13417
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central analisar, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais, como a feminilidade, a masculinidade e a corporeidade têm sido representadas, na perspectiva de jovens adultos, e qual o impacto da mídia na construção dessas representações. Este estudo utilizou o método qualitativo baseado na epistemologia qualitativa proposta por González Rey (1999, citado por Madureira & Branco, 2001). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com três estudantes universitários de classe média, duas mulheres e um homem, entre 19 e 22 anos de idade. As entrevistas foram divididas em 2 momentos. O primeiro foi orientado por perguntas abertas sobre a temática e o segundo momento contou com uso de 5 imagens que guiaram outras perguntas, explicitando a articulação desse estudo com o campo das artes visuais. Os resultados evidenciaram o papel significativo de diversas instituições sociais, como a família, a escola e, principalmente, as mídias sociais, na construção das representações sociais de gênero, explicitando o sofrimento psíquico significativo atrelado aos padrões estéticos hegemônicos, que acabam afetando, principalmente, as mulheres por serem incentivadas, desde a mais tenra idade, a transformar-se em objeto visual para os homens. Outro desdobramento dessas representações sociais de gênero diz respeito às violências físicas e simbólicas contra as mulheres, muitas vezes, naturalizadas no cotidiano por meio de práticas e discursos misóginos.
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O primeiro foi orientado por perguntas abertas sobre a temática e o segundo momento contou com uso de 5 imagens que guiaram outras perguntas, explicitando a articulação desse estudo com o campo das artes visuais. Os resultados evidenciaram o papel significativo de diversas instituições sociais, como a família, a escola e, principalmente, as mídias sociais, na construção das representações sociais de gênero, explicitando o sofrimento psíquico significativo atrelado aos padrões estéticos hegemônicos, que acabam afetando, principalmente, as mulheres por serem incentivadas, desde a mais tenra idade, a transformar-se em objeto visual para os homens. Outro desdobramento dessas representações sociais de gênero diz respeito às violências físicas e simbólicas contra as mulheres, muitas vezes, naturalizadas no cotidiano por meio de práticas e discursos misóginos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-07-22T11:47:23Z No. of bitstreams: 1 21603650.pdf: 791862 bytes, checksum: 4fcab90526707a915e3e76812b10745f (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-07-22T14:14:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21603650.pdf: 791862 bytes, checksum: 4fcab90526707a915e3e76812b10745f (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-22T14:14:51Z (GMT). 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