Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Syara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945
Resumo: Os benefícios oferecidos pelas empresas públicas aos funcionários são alguns dos recursos de motivação e engajamento. As empresas públicas possuem estratégias de divulgação de benefícios? Quais são as principais ações de comunicação interna utilizadas por essas empresas para divulgação das vantagens concedidas aos empregados? Existe uma forma de mensuração da percepção dos empregados com relação aos benefícios oferecidos? É possível identificar a necessidade de implantação de novas ações de comunicação? Estes são os principais pontos deste estudo, que visa identificar se as empresas públicas estão atentas para a divulgação dos benefícios e quais meios de comunicação estão sendo mais utilizados. O estudo faz um recorte dos principais conceitos que permeiam o assunto, com o intuito de possibilitar uma análise mais aprofundada do tema principal. Em análise ao assunto, no contexto das empresas públicas, é possível identificar como essas empresas utilizam as ferramentas de comunicação interna e os discursos para divulgação de seus benefícios. Para a realização deste trabalho foram entrevistados quatro profissionais da área de benefícios de empresas públicas, cujas informações foram cruciais para a avaliação das formas de divulgação de benefícios que estão sendo mais utilizadas. Tais instrumentos permitiram identificar o olhar das empresas para a importância da divulgação dos benefícios concedidos aos empregados e a semelhança das estratégias de comunicação utilizadas por essas empresas. As entrevistas realizadas com gestores responsáveis pela área de benefícios nas quatro empresas públicas estudadas demonstram a necessidade de implantar novas ações de divulgação das vantagens oferecidas aos empregados com base na relevância deste assunto dentro do contexto das empresas públicas.
id CEUB_b344ee21f9c69fdeb2eb38a3d2f441d1
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7945
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Santos, SyaraRibeiro, Silvana2016-02-22T13:55:52Z2016-02-22T13:55:52Z20142014https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945Os benefícios oferecidos pelas empresas públicas aos funcionários são alguns dos recursos de motivação e engajamento. As empresas públicas possuem estratégias de divulgação de benefícios? Quais são as principais ações de comunicação interna utilizadas por essas empresas para divulgação das vantagens concedidas aos empregados? Existe uma forma de mensuração da percepção dos empregados com relação aos benefícios oferecidos? É possível identificar a necessidade de implantação de novas ações de comunicação? Estes são os principais pontos deste estudo, que visa identificar se as empresas públicas estão atentas para a divulgação dos benefícios e quais meios de comunicação estão sendo mais utilizados. O estudo faz um recorte dos principais conceitos que permeiam o assunto, com o intuito de possibilitar uma análise mais aprofundada do tema principal. Em análise ao assunto, no contexto das empresas públicas, é possível identificar como essas empresas utilizam as ferramentas de comunicação interna e os discursos para divulgação de seus benefícios. Para a realização deste trabalho foram entrevistados quatro profissionais da área de benefícios de empresas públicas, cujas informações foram cruciais para a avaliação das formas de divulgação de benefícios que estão sendo mais utilizadas. Tais instrumentos permitiram identificar o olhar das empresas para a importância da divulgação dos benefícios concedidos aos empregados e a semelhança das estratégias de comunicação utilizadas por essas empresas. As entrevistas realizadas com gestores responsáveis pela área de benefícios nas quatro empresas públicas estudadas demonstram a necessidade de implantar novas ações de divulgação das vantagens oferecidas aos empregados com base na relevância deste assunto dentro do contexto das empresas públicas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T13:55:52Z No. of bitstreams: 1 51300344.pdf: 337554 bytes, checksum: 3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83f (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T13:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51300344.pdf: 337554 bytes, checksum: 3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83f (MD5)Gestão de pessoasComunicação internaBenefícioReconhecimentoValorização e desempenhoComunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL51300344.pdf51300344.pdfapplication/pdf337554https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/1/51300344.pdf3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83fMD51TEXT51300344.pdf.txt51300344.pdf.txtExtracted texttext/plain49226https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/3/51300344.pdf.txt251ce617cb700a47ebc2bf1ed047b9b8MD53235/79452019-04-12 18:37:52.021oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T18:37:52Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
title Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
spellingShingle Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
Santos, Syara
Gestão de pessoas
Comunicação interna
Benefício
Reconhecimento
Valorização e desempenho
title_short Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
title_full Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
title_fullStr Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
title_full_unstemmed Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
title_sort Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
author Santos, Syara
author_facet Santos, Syara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Syara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Silvana
contributor_str_mv Ribeiro, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Comunicação interna
Benefício
Reconhecimento
Valorização e desempenho
topic Gestão de pessoas
Comunicação interna
Benefício
Reconhecimento
Valorização e desempenho
description Os benefícios oferecidos pelas empresas públicas aos funcionários são alguns dos recursos de motivação e engajamento. As empresas públicas possuem estratégias de divulgação de benefícios? Quais são as principais ações de comunicação interna utilizadas por essas empresas para divulgação das vantagens concedidas aos empregados? Existe uma forma de mensuração da percepção dos empregados com relação aos benefícios oferecidos? É possível identificar a necessidade de implantação de novas ações de comunicação? Estes são os principais pontos deste estudo, que visa identificar se as empresas públicas estão atentas para a divulgação dos benefícios e quais meios de comunicação estão sendo mais utilizados. O estudo faz um recorte dos principais conceitos que permeiam o assunto, com o intuito de possibilitar uma análise mais aprofundada do tema principal. Em análise ao assunto, no contexto das empresas públicas, é possível identificar como essas empresas utilizam as ferramentas de comunicação interna e os discursos para divulgação de seus benefícios. Para a realização deste trabalho foram entrevistados quatro profissionais da área de benefícios de empresas públicas, cujas informações foram cruciais para a avaliação das formas de divulgação de benefícios que estão sendo mais utilizadas. Tais instrumentos permitiram identificar o olhar das empresas para a importância da divulgação dos benefícios concedidos aos empregados e a semelhança das estratégias de comunicação utilizadas por essas empresas. As entrevistas realizadas com gestores responsáveis pela área de benefícios nas quatro empresas públicas estudadas demonstram a necessidade de implantar novas ações de divulgação das vantagens oferecidas aos empregados com base na relevância deste assunto dentro do contexto das empresas públicas.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-22T13:55:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-22T13:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/1/51300344.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/3/51300344.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83f
251ce617cb700a47ebc2bf1ed047b9b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903885588889600