Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945 |
Resumo: | Os benefícios oferecidos pelas empresas públicas aos funcionários são alguns dos recursos de motivação e engajamento. As empresas públicas possuem estratégias de divulgação de benefícios? Quais são as principais ações de comunicação interna utilizadas por essas empresas para divulgação das vantagens concedidas aos empregados? Existe uma forma de mensuração da percepção dos empregados com relação aos benefícios oferecidos? É possível identificar a necessidade de implantação de novas ações de comunicação? Estes são os principais pontos deste estudo, que visa identificar se as empresas públicas estão atentas para a divulgação dos benefícios e quais meios de comunicação estão sendo mais utilizados. O estudo faz um recorte dos principais conceitos que permeiam o assunto, com o intuito de possibilitar uma análise mais aprofundada do tema principal. Em análise ao assunto, no contexto das empresas públicas, é possível identificar como essas empresas utilizam as ferramentas de comunicação interna e os discursos para divulgação de seus benefícios. Para a realização deste trabalho foram entrevistados quatro profissionais da área de benefícios de empresas públicas, cujas informações foram cruciais para a avaliação das formas de divulgação de benefícios que estão sendo mais utilizadas. Tais instrumentos permitiram identificar o olhar das empresas para a importância da divulgação dos benefícios concedidos aos empregados e a semelhança das estratégias de comunicação utilizadas por essas empresas. As entrevistas realizadas com gestores responsáveis pela área de benefícios nas quatro empresas públicas estudadas demonstram a necessidade de implantar novas ações de divulgação das vantagens oferecidas aos empregados com base na relevância deste assunto dentro do contexto das empresas públicas. |
id |
CEUB_b344ee21f9c69fdeb2eb38a3d2f441d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/7945 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Santos, SyaraRibeiro, Silvana2016-02-22T13:55:52Z2016-02-22T13:55:52Z20142014https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945Os benefícios oferecidos pelas empresas públicas aos funcionários são alguns dos recursos de motivação e engajamento. As empresas públicas possuem estratégias de divulgação de benefícios? Quais são as principais ações de comunicação interna utilizadas por essas empresas para divulgação das vantagens concedidas aos empregados? Existe uma forma de mensuração da percepção dos empregados com relação aos benefícios oferecidos? É possível identificar a necessidade de implantação de novas ações de comunicação? Estes são os principais pontos deste estudo, que visa identificar se as empresas públicas estão atentas para a divulgação dos benefícios e quais meios de comunicação estão sendo mais utilizados. O estudo faz um recorte dos principais conceitos que permeiam o assunto, com o intuito de possibilitar uma análise mais aprofundada do tema principal. Em análise ao assunto, no contexto das empresas públicas, é possível identificar como essas empresas utilizam as ferramentas de comunicação interna e os discursos para divulgação de seus benefícios. Para a realização deste trabalho foram entrevistados quatro profissionais da área de benefícios de empresas públicas, cujas informações foram cruciais para a avaliação das formas de divulgação de benefícios que estão sendo mais utilizadas. Tais instrumentos permitiram identificar o olhar das empresas para a importância da divulgação dos benefícios concedidos aos empregados e a semelhança das estratégias de comunicação utilizadas por essas empresas. As entrevistas realizadas com gestores responsáveis pela área de benefícios nas quatro empresas públicas estudadas demonstram a necessidade de implantar novas ações de divulgação das vantagens oferecidas aos empregados com base na relevância deste assunto dentro do contexto das empresas públicas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T13:55:52Z No. of bitstreams: 1 51300344.pdf: 337554 bytes, checksum: 3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83f (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T13:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51300344.pdf: 337554 bytes, checksum: 3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83f (MD5)Gestão de pessoasComunicação internaBenefícioReconhecimentoValorização e desempenhoComunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL51300344.pdf51300344.pdfapplication/pdf337554https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/1/51300344.pdf3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83fMD51TEXT51300344.pdf.txt51300344.pdf.txtExtracted texttext/plain49226https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/3/51300344.pdf.txt251ce617cb700a47ebc2bf1ed047b9b8MD53235/79452019-04-12 18:37:52.021oai:repositorio.uniceub.br:235/7945Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T18:37:52Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
title |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
spellingShingle |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas Santos, Syara Gestão de pessoas Comunicação interna Benefício Reconhecimento Valorização e desempenho |
title_short |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
title_full |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
title_fullStr |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
title_sort |
Comunicação interna: estratégias de divulgação de benefícios em empresas públicas |
author |
Santos, Syara |
author_facet |
Santos, Syara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Syara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Silvana |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de pessoas Comunicação interna Benefício Reconhecimento Valorização e desempenho |
topic |
Gestão de pessoas Comunicação interna Benefício Reconhecimento Valorização e desempenho |
description |
Os benefícios oferecidos pelas empresas públicas aos funcionários são alguns dos recursos de motivação e engajamento. As empresas públicas possuem estratégias de divulgação de benefícios? Quais são as principais ações de comunicação interna utilizadas por essas empresas para divulgação das vantagens concedidas aos empregados? Existe uma forma de mensuração da percepção dos empregados com relação aos benefícios oferecidos? É possível identificar a necessidade de implantação de novas ações de comunicação? Estes são os principais pontos deste estudo, que visa identificar se as empresas públicas estão atentas para a divulgação dos benefícios e quais meios de comunicação estão sendo mais utilizados. O estudo faz um recorte dos principais conceitos que permeiam o assunto, com o intuito de possibilitar uma análise mais aprofundada do tema principal. Em análise ao assunto, no contexto das empresas públicas, é possível identificar como essas empresas utilizam as ferramentas de comunicação interna e os discursos para divulgação de seus benefícios. Para a realização deste trabalho foram entrevistados quatro profissionais da área de benefícios de empresas públicas, cujas informações foram cruciais para a avaliação das formas de divulgação de benefícios que estão sendo mais utilizadas. Tais instrumentos permitiram identificar o olhar das empresas para a importância da divulgação dos benefícios concedidos aos empregados e a semelhança das estratégias de comunicação utilizadas por essas empresas. As entrevistas realizadas com gestores responsáveis pela área de benefícios nas quatro empresas públicas estudadas demonstram a necessidade de implantar novas ações de divulgação das vantagens oferecidas aos empregados com base na relevância deste assunto dentro do contexto das empresas públicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-22T13:55:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-22T13:55:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/1/51300344.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7945/3/51300344.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3adee5fba5fac2ffbc3363fc0925a83f 251ce617cb700a47ebc2bf1ed047b9b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903885588889600 |