Diversidade sexual no espaço escolar: concepções e crenças dos/as professores/as
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4524 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de professores/as do Ensino Médio sobre diversidade sexual no contexto escolar. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com a construção de conhecimentos que provoquem reflexões crÃticas acerca da diversidade sexual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que partiu da concepção de que os processos identitários correspondem a construções sociais e culturais, em oposição à s visões biologizantes e essencialistas. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, com apresentação de imagens previamente selecionadas. Para analisar os resultados foram construÃdas três categorias analÃticas: (1) A homossexualidade na perspectiva dos/as participantes; (2) Atuação dos/as professores/as frente à diversidade sexual no contexto escolar; e (3) Homofobia: quem pode acolher as vÃtimas desse tipo de discriminação? Os resultados indicaram que há um certo distanciamento das concepções e crenças analisadas de uma perspectiva crÃtica sobre a diversidade sexual. Para a maioria dos/as professores/as, a homossexualidade é compreendida e pensada a partir de um viés religioso e, portanto, de cunho moralizante. Isso repercutiu na atuação deles/as que em sua maioria não conseguiu pensar em ações concretas frente à diversidade sexual que fossem além da noção de respeito. Com relação ao papel do psicólogo clÃnico vale destacar a sua importância para as vÃtimas de discriminações devido à orientação sexual, tendo em vista que diante do intenso sofrimento psÃquico a que são vÃtimas, encontram nesse profissional o apoio necessário para a elaboração de estratégias para lidar com práticas que rechaçam as suas formas de viver a sexualidade. |
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Para analisar os resultados foram construÃdas três categorias analÃticas: (1) A homossexualidade na perspectiva dos/as participantes; (2) Atuação dos/as professores/as frente à diversidade sexual no contexto escolar; e (3) Homofobia: quem pode acolher as vÃtimas desse tipo de discriminação? Os resultados indicaram que há um certo distanciamento das concepções e crenças analisadas de uma perspectiva crÃtica sobre a diversidade sexual. Para a maioria dos/as professores/as, a homossexualidade é compreendida e pensada a partir de um viés religioso e, portanto, de cunho moralizante. Isso repercutiu na atuação deles/as que em sua maioria não conseguiu pensar em ações concretas frente à diversidade sexual que fossem além da noção de respeito. Com relação ao papel do psicólogo clÃnico vale destacar a sua importância para as vÃtimas de discriminações devido à orientação sexual, tendo em vista que diante do intenso sofrimento psÃquico a que são vÃtimas, encontram nesse profissional o apoio necessário para a elaboração de estratégias para lidar com práticas que rechaçam as suas formas de viver a sexualidade.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T11:54:11Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Carolina (corrigida).pdf: 1130880 bytes, checksum: 689665f5b46592dad504538627aef8f6 (MD5)Made available in DSpace on 2014-02-19T11:54:11Z (GMT). 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Este estudo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de professores/as do Ensino Médio sobre diversidade sexual no contexto escolar. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com a construção de conhecimentos que provoquem reflexões crÃticas acerca da diversidade sexual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que partiu da concepção de que os processos identitários correspondem a construções sociais e culturais, em oposição à s visões biologizantes e essencialistas. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, com apresentação de imagens previamente selecionadas. Para analisar os resultados foram construÃdas três categorias analÃticas: (1) A homossexualidade na perspectiva dos/as participantes; (2) Atuação dos/as professores/as frente à diversidade sexual no contexto escolar; e (3) Homofobia: quem pode acolher as vÃtimas desse tipo de discriminação? Os resultados indicaram que há um certo distanciamento das concepções e crenças analisadas de uma perspectiva crÃtica sobre a diversidade sexual. Para a maioria dos/as professores/as, a homossexualidade é compreendida e pensada a partir de um viés religioso e, portanto, de cunho moralizante. Isso repercutiu na atuação deles/as que em sua maioria não conseguiu pensar em ações concretas frente à diversidade sexual que fossem além da noção de respeito. Com relação ao papel do psicólogo clÃnico vale destacar a sua importância para as vÃtimas de discriminações devido à orientação sexual, tendo em vista que diante do intenso sofrimento psÃquico a que são vÃtimas, encontram nesse profissional o apoio necessário para a elaboração de estratégias para lidar com práticas que rechaçam as suas formas de viver a sexualidade. |
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