A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13916 |
Resumo: | A satisfação do aluno é o pilar fundamental para o sucesso das Instituições de Ensino Superior (IES) e já foi objeto de estudo de diversos autores. Com isso, mensurar a satisfação do aluno se toma importante, pois permite à instituição mapear os pontos positivos e os que ainda precisam ser melhorados, além de compreender as necessidades do aluno, possibilitando à gestão da instituição tomar decisões mais assertivas. Diante de tal fato, o presente estudo procurou mensurar a diferença do nível de satisfação dos alunos do último ano do curso de administração, de uma mesma instituição (UniCEUB), porém de campus diferentes. Para isso, o método utilizado foi o estudo de caso de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e levantamento (survey), no qual foram avaliados 141 respondentes. O questionário utilizado possui escala validada contendo 35 atributos internos à instituição. Os principais resultados mostram um equilíbrio entre os níveis de satisfação, porém apresentam, também, diferença em determinados aspectos da instituição: eventos sociais, programas ou serviços de apoio aos estudantes, acervo disponível na biblioteca, segurança e programa de apoio financeiro. No geral, os alunos demostraram satisfação com a instituição. |
id |
CEUB_c1303ec4fdd4fc4313d1107e2396ee69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:prefix/13916 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Freire, Igor Rezende Garcia2020-01-22T15:44:02Z2020-01-22T15:44:02Z2017-10-172017-10-17FREIRE, Igor Rezende Garcia. A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). 2017. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13916Cordeiro, Marcelo Antonio LisboaA satisfação do aluno é o pilar fundamental para o sucesso das Instituições de Ensino Superior (IES) e já foi objeto de estudo de diversos autores. Com isso, mensurar a satisfação do aluno se toma importante, pois permite à instituição mapear os pontos positivos e os que ainda precisam ser melhorados, além de compreender as necessidades do aluno, possibilitando à gestão da instituição tomar decisões mais assertivas. Diante de tal fato, o presente estudo procurou mensurar a diferença do nível de satisfação dos alunos do último ano do curso de administração, de uma mesma instituição (UniCEUB), porém de campus diferentes. Para isso, o método utilizado foi o estudo de caso de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e levantamento (survey), no qual foram avaliados 141 respondentes. O questionário utilizado possui escala validada contendo 35 atributos internos à instituição. Os principais resultados mostram um equilíbrio entre os níveis de satisfação, porém apresentam, também, diferença em determinados aspectos da instituição: eventos sociais, programas ou serviços de apoio aos estudantes, acervo disponível na biblioteca, segurança e programa de apoio financeiro. No geral, os alunos demostraram satisfação com a instituição.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T14:12:47Z No. of bitstreams: 1 21459939.pdf: 1339787 bytes, checksum: 9491a850e1c200f45c7c13ad7f680ca1 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T15:44:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21459939.pdf: 1339787 bytes, checksum: 9491a850e1c200f45c7c13ad7f680ca1 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-22T15:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21459939.pdf: 1339787 bytes, checksum: 9491a850e1c200f45c7c13ad7f680ca1 (MD5) Previous issue date: 2017-10-17AlunoInstituições de Ensino SuperiorSatisfaçãoA comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21459939.pdf21459939.pdfapplication/pdf1339787https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13916/1/21459939.pdf9491a850e1c200f45c7c13ad7f680ca1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13916/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21459939.pdf.txt21459939.pdf.txtExtracted texttext/plain64019https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13916/3/21459939.pdf.txt051ab9a2360983c509c8b7765a71fc21MD53prefix/139162020-01-23 01:01:21.222oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612020-01-23T01:01:21Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
title |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
spellingShingle |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) Freire, Igor Rezende Garcia Aluno Instituições de Ensino Superior Satisfação |
title_short |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
title_full |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
title_fullStr |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
title_full_unstemmed |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
title_sort |
A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) |
author |
Freire, Igor Rezende Garcia |
author_facet |
Freire, Igor Rezende Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Igor Rezende Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Instituições de Ensino Superior Satisfação |
topic |
Aluno Instituições de Ensino Superior Satisfação |
description |
A satisfação do aluno é o pilar fundamental para o sucesso das Instituições de Ensino Superior (IES) e já foi objeto de estudo de diversos autores. Com isso, mensurar a satisfação do aluno se toma importante, pois permite à instituição mapear os pontos positivos e os que ainda precisam ser melhorados, além de compreender as necessidades do aluno, possibilitando à gestão da instituição tomar decisões mais assertivas. Diante de tal fato, o presente estudo procurou mensurar a diferença do nível de satisfação dos alunos do último ano do curso de administração, de uma mesma instituição (UniCEUB), porém de campus diferentes. Para isso, o método utilizado foi o estudo de caso de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e levantamento (survey), no qual foram avaliados 141 respondentes. O questionário utilizado possui escala validada contendo 35 atributos internos à instituição. Os principais resultados mostram um equilíbrio entre os níveis de satisfação, porém apresentam, também, diferença em determinados aspectos da instituição: eventos sociais, programas ou serviços de apoio aos estudantes, acervo disponível na biblioteca, segurança e programa de apoio financeiro. No geral, os alunos demostraram satisfação com a instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2017-10-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-22T15:44:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-22T15:44:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREIRE, Igor Rezende Garcia. A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). 2017. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13916 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa |
identifier_str_mv |
FREIRE, Igor Rezende Garcia. A comparação entre os níveis de satisfação de alunos do último ano do curso de administração: um estudo de caso no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). 2017. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13916/1/21459939.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13916/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13916/3/21459939.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9491a850e1c200f45c7c13ad7f680ca1 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 051ab9a2360983c509c8b7765a71fc21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903923480231936 |