A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão.
id CEUB_ca155517e998c8c8de53de9bd2f8a936
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2915
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Duarte, Ana Luiza Rabello MendesIsidro-Marinho, Geison2012-10-232012-10-30T18:07:45Z2013-05-09T20:57:39Z2012-10-232012-10-30T18:07:45Z2013-05-09T20:57:39Z2006-112006-11DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20210732.pdf.txt: 102744 bytes, checksum: 48b724501782b6689a61e1e2a9294728 (MD5) 20210732.pdf: 271873 bytes, checksum: aa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61 (MD5) Previous issue date: 2006-07Transtorno obsessivo compulsivoTeoria analítico-comportamentalRegra comportamentalA aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20210732.pdf.txtExtracted texttext/plain102744https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/1/20210732.pdf.txt48b724501782b6689a61e1e2a9294728MD51ORIGINAL20210732.pdfapplication/pdf271873https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/2/20210732.pdfaa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61MD52123456789/29152019-06-14 18:58:18.074oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2915Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-14T18:58:18Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
title A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
spellingShingle A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes
Transtorno obsessivo compulsivo
Teoria analítico-comportamental
Regra comportamental
title_short A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
title_full A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
title_fullStr A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
title_full_unstemmed A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
title_sort A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
author Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes
author_facet Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isidro-Marinho, Geison
contributor_str_mv Isidro-Marinho, Geison
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno obsessivo compulsivo
Teoria analítico-comportamental
Regra comportamental
topic Transtorno obsessivo compulsivo
Teoria analítico-comportamental
Regra comportamental
description O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão.
publishDate 2006
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2006-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:07:45Z
2013-05-09T20:57:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:07:45Z
2013-05-09T20:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915
identifier_str_mv DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/1/20210732.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/2/20210732.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48b724501782b6689a61e1e2a9294728
aa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903864605835264