A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão. |
id |
CEUB_ca155517e998c8c8de53de9bd2f8a936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2915 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Duarte, Ana Luiza Rabello MendesIsidro-Marinho, Geison2012-10-232012-10-30T18:07:45Z2013-05-09T20:57:39Z2012-10-232012-10-30T18:07:45Z2013-05-09T20:57:39Z2006-112006-11DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20210732.pdf.txt: 102744 bytes, checksum: 48b724501782b6689a61e1e2a9294728 (MD5) 20210732.pdf: 271873 bytes, checksum: aa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61 (MD5) Previous issue date: 2006-07Transtorno obsessivo compulsivoTeoria analítico-comportamentalRegra comportamentalA aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20210732.pdf.txtExtracted texttext/plain102744https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/1/20210732.pdf.txt48b724501782b6689a61e1e2a9294728MD51ORIGINAL20210732.pdfapplication/pdf271873https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/2/20210732.pdfaa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61MD52123456789/29152019-06-14 18:58:18.074oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2915Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-14T18:58:18Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
title |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
spellingShingle |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes Transtorno obsessivo compulsivo Teoria analítico-comportamental Regra comportamental |
title_short |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
title_full |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
title_fullStr |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
title_sort |
A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
author |
Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes |
author_facet |
Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isidro-Marinho, Geison |
contributor_str_mv |
Isidro-Marinho, Geison |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno obsessivo compulsivo Teoria analítico-comportamental Regra comportamental |
topic |
Transtorno obsessivo compulsivo Teoria analítico-comportamental Regra comportamental |
description |
O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão. |
publishDate |
2006 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2006-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:07:45Z 2013-05-09T20:57:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:07:45Z 2013-05-09T20:57:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/1/20210732.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2915/2/20210732.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48b724501782b6689a61e1e2a9294728 aa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903864605835264 |