Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, André Stephen Ribeiro dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação que são desenvolvidos por agências de publicidade digital situadas em Brasília. Para atender esse objetivo, foi usado como ferramenta o modelo de maturidade em projetos MMGP. Foram selecionadas 2 empresas diferentes, que atendem aos critérios estabelecidos por essa pesquisa, e enviado por e-mail o questionário de avaliação de maturidade do modelo MMGP para pessoas responsáveis pelos projetos de tecnologia da informação de cada empresa. Após a análise das respostas do questionário, as empresas analisadas se mostraram ainda em níveis baixos de maturidade em gerenciamento de projetos. Apesar do aumento da atuação das agências de publicidade no mercado digital, e dos projetos de tecnologia da informação serem estratégicos para as agências nos dias atuais, ainda é necessário um aumento no esforço no sentido de atingir maiores níveis de maturidade na área de gestão de projetos deste tipo.
id CEUB_ce2a079e8db827b41a87542a675cdfb5
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11900
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Anjos, André Stephen Ribeiro dosFoina, Paulo2018-04-30T17:50:35Z2018-04-30T17:50:35Z20162016ANJOS, André Stephen Ribeiro dos. Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília. 2016. 39 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900O objetivo deste trabalho é analisar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação que são desenvolvidos por agências de publicidade digital situadas em Brasília. Para atender esse objetivo, foi usado como ferramenta o modelo de maturidade em projetos MMGP. Foram selecionadas 2 empresas diferentes, que atendem aos critérios estabelecidos por essa pesquisa, e enviado por e-mail o questionário de avaliação de maturidade do modelo MMGP para pessoas responsáveis pelos projetos de tecnologia da informação de cada empresa. Após a análise das respostas do questionário, as empresas analisadas se mostraram ainda em níveis baixos de maturidade em gerenciamento de projetos. Apesar do aumento da atuação das agências de publicidade no mercado digital, e dos projetos de tecnologia da informação serem estratégicos para as agências nos dias atuais, ainda é necessário um aumento no esforço no sentido de atingir maiores níveis de maturidade na área de gestão de projetos deste tipo.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-04-30T17:50:35Z No. of bitstreams: 1 51206001.pdf: 940369 bytes, checksum: 95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-30T17:50:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51206001.pdf: 940369 bytes, checksum: 95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486 (MD5) Previous issue date: 2016The objective of this study is to analyze the level of project management maturity of the information technology projects that are developed by digital advertising agencies located in Brasilia, Brazil. The maturity model MMGP was used as a tool to achieve this objective. Two different companies that meet the criteria established by this research were selected, and an e-mail with the MMGP model survey was sent to people responsible for information technology projects in these companies. After analyzing the survey responses, the analyzed companies have shown that they are still at low levels of maturity in project management. Despite the increased performance of advertising agencies in the digital market, and information technology projects being strategic for agencies nowadays, it is still necessary an increase in the effort to achieve higher levels of maturity in the project management area for this type of projects.Gestão de projetoModelo de maturidadeAgência de publicidade digitalTecnologia da informaçãoProject managementMaturity modelDigital advertising agencyInformation technologyMaturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51206001.pdf51206001.pdfapplication/pdf940369https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/1/51206001.pdf95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51206001.pdf.txt51206001.pdf.txtExtracted texttext/plain52384https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/3/51206001.pdf.txtfd8a0d7b0a5ed16b933860d4fdb9b8b6MD53235/119002019-04-12 18:47:22.007oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T18:47:22Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
title Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
spellingShingle Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
Anjos, André Stephen Ribeiro dos
Gestão de projeto
Modelo de maturidade
Agência de publicidade digital
Tecnologia da informação
Project management
Maturity model
Digital advertising agency
Information technology
title_short Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
title_full Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
title_fullStr Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
title_full_unstemmed Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
title_sort Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
author Anjos, André Stephen Ribeiro dos
author_facet Anjos, André Stephen Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, André Stephen Ribeiro dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foina, Paulo
contributor_str_mv Foina, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de projeto
Modelo de maturidade
Agência de publicidade digital
Tecnologia da informação
Project management
Maturity model
Digital advertising agency
Information technology
topic Gestão de projeto
Modelo de maturidade
Agência de publicidade digital
Tecnologia da informação
Project management
Maturity model
Digital advertising agency
Information technology
description O objetivo deste trabalho é analisar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação que são desenvolvidos por agências de publicidade digital situadas em Brasília. Para atender esse objetivo, foi usado como ferramenta o modelo de maturidade em projetos MMGP. Foram selecionadas 2 empresas diferentes, que atendem aos critérios estabelecidos por essa pesquisa, e enviado por e-mail o questionário de avaliação de maturidade do modelo MMGP para pessoas responsáveis pelos projetos de tecnologia da informação de cada empresa. Após a análise das respostas do questionário, as empresas analisadas se mostraram ainda em níveis baixos de maturidade em gerenciamento de projetos. Apesar do aumento da atuação das agências de publicidade no mercado digital, e dos projetos de tecnologia da informação serem estratégicos para as agências nos dias atuais, ainda é necessário um aumento no esforço no sentido de atingir maiores níveis de maturidade na área de gestão de projetos deste tipo.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-30T17:50:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-30T17:50:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANJOS, André Stephen Ribeiro dos. Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília. 2016. 39 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900
identifier_str_mv ANJOS, André Stephen Ribeiro dos. Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília. 2016. 39 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/1/51206001.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/3/51206001.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
fd8a0d7b0a5ed16b933860d4fdb9b8b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903905384955904