Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação que são desenvolvidos por agências de publicidade digital situadas em Brasília. Para atender esse objetivo, foi usado como ferramenta o modelo de maturidade em projetos MMGP. Foram selecionadas 2 empresas diferentes, que atendem aos critérios estabelecidos por essa pesquisa, e enviado por e-mail o questionário de avaliação de maturidade do modelo MMGP para pessoas responsáveis pelos projetos de tecnologia da informação de cada empresa. Após a análise das respostas do questionário, as empresas analisadas se mostraram ainda em níveis baixos de maturidade em gerenciamento de projetos. Apesar do aumento da atuação das agências de publicidade no mercado digital, e dos projetos de tecnologia da informação serem estratégicos para as agências nos dias atuais, ainda é necessário um aumento no esforço no sentido de atingir maiores níveis de maturidade na área de gestão de projetos deste tipo. |
id |
CEUB_ce2a079e8db827b41a87542a675cdfb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11900 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Anjos, André Stephen Ribeiro dosFoina, Paulo2018-04-30T17:50:35Z2018-04-30T17:50:35Z20162016ANJOS, André Stephen Ribeiro dos. Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília. 2016. 39 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900O objetivo deste trabalho é analisar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação que são desenvolvidos por agências de publicidade digital situadas em Brasília. Para atender esse objetivo, foi usado como ferramenta o modelo de maturidade em projetos MMGP. Foram selecionadas 2 empresas diferentes, que atendem aos critérios estabelecidos por essa pesquisa, e enviado por e-mail o questionário de avaliação de maturidade do modelo MMGP para pessoas responsáveis pelos projetos de tecnologia da informação de cada empresa. Após a análise das respostas do questionário, as empresas analisadas se mostraram ainda em níveis baixos de maturidade em gerenciamento de projetos. Apesar do aumento da atuação das agências de publicidade no mercado digital, e dos projetos de tecnologia da informação serem estratégicos para as agências nos dias atuais, ainda é necessário um aumento no esforço no sentido de atingir maiores níveis de maturidade na área de gestão de projetos deste tipo.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-04-30T17:50:35Z No. of bitstreams: 1 51206001.pdf: 940369 bytes, checksum: 95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-30T17:50:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51206001.pdf: 940369 bytes, checksum: 95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486 (MD5) Previous issue date: 2016The objective of this study is to analyze the level of project management maturity of the information technology projects that are developed by digital advertising agencies located in Brasilia, Brazil. The maturity model MMGP was used as a tool to achieve this objective. Two different companies that meet the criteria established by this research were selected, and an e-mail with the MMGP model survey was sent to people responsible for information technology projects in these companies. After analyzing the survey responses, the analyzed companies have shown that they are still at low levels of maturity in project management. Despite the increased performance of advertising agencies in the digital market, and information technology projects being strategic for agencies nowadays, it is still necessary an increase in the effort to achieve higher levels of maturity in the project management area for this type of projects.Gestão de projetoModelo de maturidadeAgência de publicidade digitalTecnologia da informaçãoProject managementMaturity modelDigital advertising agencyInformation technologyMaturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51206001.pdf51206001.pdfapplication/pdf940369https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/1/51206001.pdf95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51206001.pdf.txt51206001.pdf.txtExtracted texttext/plain52384https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/3/51206001.pdf.txtfd8a0d7b0a5ed16b933860d4fdb9b8b6MD53235/119002019-04-12 18:47:22.007oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T18:47:22Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
title |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
spellingShingle |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília Anjos, André Stephen Ribeiro dos Gestão de projeto Modelo de maturidade Agência de publicidade digital Tecnologia da informação Project management Maturity model Digital advertising agency Information technology |
title_short |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
title_full |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
title_fullStr |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
title_full_unstemmed |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
title_sort |
Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília |
author |
Anjos, André Stephen Ribeiro dos |
author_facet |
Anjos, André Stephen Ribeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, André Stephen Ribeiro dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foina, Paulo |
contributor_str_mv |
Foina, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de projeto Modelo de maturidade Agência de publicidade digital Tecnologia da informação Project management Maturity model Digital advertising agency Information technology |
topic |
Gestão de projeto Modelo de maturidade Agência de publicidade digital Tecnologia da informação Project management Maturity model Digital advertising agency Information technology |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação que são desenvolvidos por agências de publicidade digital situadas em Brasília. Para atender esse objetivo, foi usado como ferramenta o modelo de maturidade em projetos MMGP. Foram selecionadas 2 empresas diferentes, que atendem aos critérios estabelecidos por essa pesquisa, e enviado por e-mail o questionário de avaliação de maturidade do modelo MMGP para pessoas responsáveis pelos projetos de tecnologia da informação de cada empresa. Após a análise das respostas do questionário, as empresas analisadas se mostraram ainda em níveis baixos de maturidade em gerenciamento de projetos. Apesar do aumento da atuação das agências de publicidade no mercado digital, e dos projetos de tecnologia da informação serem estratégicos para as agências nos dias atuais, ainda é necessário um aumento no esforço no sentido de atingir maiores níveis de maturidade na área de gestão de projetos deste tipo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-30T17:50:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-30T17:50:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANJOS, André Stephen Ribeiro dos. Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília. 2016. 39 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900 |
identifier_str_mv |
ANJOS, André Stephen Ribeiro dos. Maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação em empresas de publicidade digital de Brasília. 2016. 39 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/1/51206001.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11900/3/51206001.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95d8b39f9ca2cee8754341e6bde04486 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 fd8a0d7b0a5ed16b933860d4fdb9b8b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903905384955904 |