Otimização de um projeto estrutural de ponte em viga mista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9549 |
Resumo: | As estruturas mistas de aço e concreto são formadas pela associação de um perfil metálico com uma laje de concreto, sendo que essa ligação é feita por meio de conectores de cisalhamento. Neste trabalho são feitas análises do comportamento estrutural de uma ponte mista já projetada e executada. São apresentados os cálculos dos esforços devido às cargas permanentes e móveis, bem como dimensionamento das vigas metálicas, conectores e enrijecedores. Devido à maioria das pontes do Brasil dispor de estruturas em concreto armado e protendido propõe-se uma nova alternativa, ou seja, as pontes mistas. Levando em consideração o vão que deve ser projetado, pode-se apresentar uma solução mais viável economicamente. O objetivo deste trabalho é tornar a estrutura mais econômica a partir de um dimensionamento de pontes mistas, feito através da validação da planilha em Excel através do método das tensões admissíveis, fornecendo os possíveis valores para a otimização do projeto por meio de um redimensionamento das vigas, visando reduzir às dimensões das placas que as compõem. Os resultados da otimização mostram que foi possível obter uma redução de 7,8% no custo final da obra, ou seja, foram satisfatórios. |
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Devido à maioria das pontes do Brasil dispor de estruturas em concreto armado e protendido propõe-se uma nova alternativa, ou seja, as pontes mistas. Levando em consideração o vão que deve ser projetado, pode-se apresentar uma solução mais viável economicamente. O objetivo deste trabalho é tornar a estrutura mais econômica a partir de um dimensionamento de pontes mistas, feito através da validação da planilha em Excel através do método das tensões admissíveis, fornecendo os possíveis valores para a otimização do projeto por meio de um redimensionamento das vigas, visando reduzir às dimensões das placas que as compõem. 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