A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Kadydja Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977
Resumo: Este trabalho analisa as práticas de assessoria de imprensa digital, com foco no uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade em três grandes agências de comunicação na capital federal, além da análise do uso de conteúdo jornalístico-informativo nas estratégias digitais destas agências para as páginas institucionais dos seus clientes. Ao final do trabalho, foi possível comprovar que as ações de assessoria de imprensa nas agências de comunicação corporativa ainda estão em fase de transição de um modelo operacional e off-line para uma atuação mais estratégica e digital nas redes sociais. O Facebook, apesar de ser uma plataforma com potencialidades diversas para ampliar e dinamizar o trabalho da assessoria de imprensa, ainda é utilizado timidamente pelos assessores, em um ambiente corporativo que defende a comunicação integrada, mas que limita a atuação destes profissionais às suas funções operacionais.
id CEUB_d0c9a886b01c7308f01201542e74fa95
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11977
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Borba, Kadydja AlbuquerqueDuarte, Jorge Antonio Menna2018-05-07T17:30:47Z2018-05-07T17:30:47Z20162016BORBA, Kadydja Albuquerque. A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016. 2016. 85 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977Este trabalho analisa as práticas de assessoria de imprensa digital, com foco no uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade em três grandes agências de comunicação na capital federal, além da análise do uso de conteúdo jornalístico-informativo nas estratégias digitais destas agências para as páginas institucionais dos seus clientes. Ao final do trabalho, foi possível comprovar que as ações de assessoria de imprensa nas agências de comunicação corporativa ainda estão em fase de transição de um modelo operacional e off-line para uma atuação mais estratégica e digital nas redes sociais. O Facebook, apesar de ser uma plataforma com potencialidades diversas para ampliar e dinamizar o trabalho da assessoria de imprensa, ainda é utilizado timidamente pelos assessores, em um ambiente corporativo que defende a comunicação integrada, mas que limita a atuação destes profissionais às suas funções operacionais.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-07T17:30:47Z No. of bitstreams: 1 51500079.pdf: 934649 bytes, checksum: 6f76699e6132ba5fee6098c24c09392b (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-07T17:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500079.pdf: 934649 bytes, checksum: 6f76699e6132ba5fee6098c24c09392b (MD5) Previous issue date: 2016Comunicação organizacionalAssessoria de imprensaRP 2.0Rede socialFacebookA assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500079.pdf51500079.pdfapplication/pdf934649https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/1/51500079.pdf6f76699e6132ba5fee6098c24c09392bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500079.pdf.txt51500079.pdf.txtExtracted texttext/plain160948https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/3/51500079.pdf.txtd5decd7882ffcbc66be340d862c1c425MD53235/119772019-05-28 18:30:33.799oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T18:30:33Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
title A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
spellingShingle A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
Borba, Kadydja Albuquerque
Comunicação organizacional
Assessoria de imprensa
RP 2.0
Rede social
Facebook
title_short A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
title_full A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
title_fullStr A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
title_full_unstemmed A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
title_sort A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
author Borba, Kadydja Albuquerque
author_facet Borba, Kadydja Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Kadydja Albuquerque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Jorge Antonio Menna
contributor_str_mv Duarte, Jorge Antonio Menna
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Assessoria de imprensa
RP 2.0
Rede social
Facebook
topic Comunicação organizacional
Assessoria de imprensa
RP 2.0
Rede social
Facebook
description Este trabalho analisa as práticas de assessoria de imprensa digital, com foco no uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade em três grandes agências de comunicação na capital federal, além da análise do uso de conteúdo jornalístico-informativo nas estratégias digitais destas agências para as páginas institucionais dos seus clientes. Ao final do trabalho, foi possível comprovar que as ações de assessoria de imprensa nas agências de comunicação corporativa ainda estão em fase de transição de um modelo operacional e off-line para uma atuação mais estratégica e digital nas redes sociais. O Facebook, apesar de ser uma plataforma com potencialidades diversas para ampliar e dinamizar o trabalho da assessoria de imprensa, ainda é utilizado timidamente pelos assessores, em um ambiente corporativo que defende a comunicação integrada, mas que limita a atuação destes profissionais às suas funções operacionais.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T17:30:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-07T17:30:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORBA, Kadydja Albuquerque. A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016. 2016. 85 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977
identifier_str_mv BORBA, Kadydja Albuquerque. A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016. 2016. 85 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/1/51500079.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/3/51500079.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f76699e6132ba5fee6098c24c09392b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d5decd7882ffcbc66be340d862c1c425
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903906029830144