A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977 |
Resumo: | Este trabalho analisa as práticas de assessoria de imprensa digital, com foco no uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade em três grandes agências de comunicação na capital federal, além da análise do uso de conteúdo jornalístico-informativo nas estratégias digitais destas agências para as páginas institucionais dos seus clientes. Ao final do trabalho, foi possível comprovar que as ações de assessoria de imprensa nas agências de comunicação corporativa ainda estão em fase de transição de um modelo operacional e off-line para uma atuação mais estratégica e digital nas redes sociais. O Facebook, apesar de ser uma plataforma com potencialidades diversas para ampliar e dinamizar o trabalho da assessoria de imprensa, ainda é utilizado timidamente pelos assessores, em um ambiente corporativo que defende a comunicação integrada, mas que limita a atuação destes profissionais às suas funções operacionais. |
id |
CEUB_d0c9a886b01c7308f01201542e74fa95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11977 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Borba, Kadydja AlbuquerqueDuarte, Jorge Antonio Menna2018-05-07T17:30:47Z2018-05-07T17:30:47Z20162016BORBA, Kadydja Albuquerque. A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016. 2016. 85 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977Este trabalho analisa as práticas de assessoria de imprensa digital, com foco no uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade em três grandes agências de comunicação na capital federal, além da análise do uso de conteúdo jornalístico-informativo nas estratégias digitais destas agências para as páginas institucionais dos seus clientes. Ao final do trabalho, foi possível comprovar que as ações de assessoria de imprensa nas agências de comunicação corporativa ainda estão em fase de transição de um modelo operacional e off-line para uma atuação mais estratégica e digital nas redes sociais. O Facebook, apesar de ser uma plataforma com potencialidades diversas para ampliar e dinamizar o trabalho da assessoria de imprensa, ainda é utilizado timidamente pelos assessores, em um ambiente corporativo que defende a comunicação integrada, mas que limita a atuação destes profissionais às suas funções operacionais.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-07T17:30:47Z No. of bitstreams: 1 51500079.pdf: 934649 bytes, checksum: 6f76699e6132ba5fee6098c24c09392b (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-07T17:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500079.pdf: 934649 bytes, checksum: 6f76699e6132ba5fee6098c24c09392b (MD5) Previous issue date: 2016Comunicação organizacionalAssessoria de imprensaRP 2.0Rede socialFacebookA assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500079.pdf51500079.pdfapplication/pdf934649https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/1/51500079.pdf6f76699e6132ba5fee6098c24c09392bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500079.pdf.txt51500079.pdf.txtExtracted texttext/plain160948https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/3/51500079.pdf.txtd5decd7882ffcbc66be340d862c1c425MD53235/119772019-05-28 18:30:33.799oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T18:30:33Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
title |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
spellingShingle |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 Borba, Kadydja Albuquerque Comunicação organizacional Assessoria de imprensa RP 2.0 Rede social |
title_short |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
title_full |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
title_fullStr |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
title_full_unstemmed |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
title_sort |
A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016 |
author |
Borba, Kadydja Albuquerque |
author_facet |
Borba, Kadydja Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Kadydja Albuquerque |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, Jorge Antonio Menna |
contributor_str_mv |
Duarte, Jorge Antonio Menna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Assessoria de imprensa RP 2.0 Rede social |
topic |
Comunicação organizacional Assessoria de imprensa RP 2.0 Rede social |
description |
Este trabalho analisa as práticas de assessoria de imprensa digital, com foco no uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade em três grandes agências de comunicação na capital federal, além da análise do uso de conteúdo jornalístico-informativo nas estratégias digitais destas agências para as páginas institucionais dos seus clientes. Ao final do trabalho, foi possível comprovar que as ações de assessoria de imprensa nas agências de comunicação corporativa ainda estão em fase de transição de um modelo operacional e off-line para uma atuação mais estratégica e digital nas redes sociais. O Facebook, apesar de ser uma plataforma com potencialidades diversas para ampliar e dinamizar o trabalho da assessoria de imprensa, ainda é utilizado timidamente pelos assessores, em um ambiente corporativo que defende a comunicação integrada, mas que limita a atuação destes profissionais às suas funções operacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-07T17:30:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-07T17:30:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORBA, Kadydja Albuquerque. A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016. 2016. 85 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977 |
identifier_str_mv |
BORBA, Kadydja Albuquerque. A assessoria de imprensa digital e o uso do Facebook pelas agências de comunicação corporativa em Brasília no ano de 2016. 2016. 85 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/1/51500079.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11977/3/51500079.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f76699e6132ba5fee6098c24c09392b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d5decd7882ffcbc66be340d862c1c425 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903906029830144 |