Benefício das artes marciais nas aulas de educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7551 |
Resumo: | Introdução: As artes marciais fazem parte da história da humanidade e estão dentro do conceito de cultura corporal de movimento proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. Mesmo assim a luta é um conteúdo pouco visto nas aulas de Educação Física. Objetivo: O estudo teve por objetivo analisar os benefícios das artes marciais nas aulas de Educação Física escolar. E analisar se são abordados nas aulas de acordo com os parâmetros curriculares nacionais. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura de periódicos publicados e em livros com a temática do ensino de lutas no ambiente escolar. Foram realizadas leituras exploratórias, leitura seletiva, e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada com o objetivo deste trabalho. Revisão da Literatura: A Educação Física Escolar tem o dever de proporcionar a máxima vivência e introduzir o aluno na cultura corporal de movimento. Os parâmetros curriculares nacionais buscam definir as lutas como ações pedagógicas excluindo a violência nas práticas. Atualmente, podemos citar as artes marciais como atividade de lazer, exercício de aptidão física, defesa pessoal e coordenação motora. Além de serem assimiladas a um estilo de vida e orientadas por seus diversos valores culturais. As artes marciais trabalhadas da forma correta estimulam o equilíbrio, a força e a coordenação motora. São capacidades físicas importantes para o aluno. Mesmo com tantos benefícios é uma disciplina pouco trabalhada pelos professores, os principais motivos alegados são a falta de vivencia e capacitação adequada, e a falta de estrutura das escolas. Considerações Finais: Estudos sobre as artes marciais vem crescendo cada vez mais, vários recursos contribuem para que as artes marciais sejam um conteúdo abordado nas escolar, já que este conteúdo está dentro dos parâmetros curriculares nacionais. Mesmo com tantos estudos ainda é um tema pouco utilizado, pela falta de entendimento ou mesmo vivencia da prática pelos professores. Ainda é preciso mais estudos, para que os professores possam se aprofundar mais no contexto artes marciais para que estejam preparados para elaborar e ministrar aulas com o tema/conteúdo dentro da educação física escolar. Esse é um processo que também deve ter iniciativa dos professores, buscar ter intimidade e dominar o assunto. E também cabe as escolas melhorarem as estruturas e dar recursos ao professor, oferecendo tatames para as práticas. |
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Revisão da Literatura: A Educação Física Escolar tem o dever de proporcionar a máxima vivência e introduzir o aluno na cultura corporal de movimento. Os parâmetros curriculares nacionais buscam definir as lutas como ações pedagógicas excluindo a violência nas práticas. Atualmente, podemos citar as artes marciais como atividade de lazer, exercício de aptidão física, defesa pessoal e coordenação motora. Além de serem assimiladas a um estilo de vida e orientadas por seus diversos valores culturais. As artes marciais trabalhadas da forma correta estimulam o equilíbrio, a força e a coordenação motora. São capacidades físicas importantes para o aluno. Mesmo com tantos benefícios é uma disciplina pouco trabalhada pelos professores, os principais motivos alegados são a falta de vivencia e capacitação adequada, e a falta de estrutura das escolas. Considerações Finais: Estudos sobre as artes marciais vem crescendo cada vez mais, vários recursos contribuem para que as artes marciais sejam um conteúdo abordado nas escolar, já que este conteúdo está dentro dos parâmetros curriculares nacionais. Mesmo com tantos estudos ainda é um tema pouco utilizado, pela falta de entendimento ou mesmo vivencia da prática pelos professores. Ainda é preciso mais estudos, para que os professores possam se aprofundar mais no contexto artes marciais para que estejam preparados para elaborar e ministrar aulas com o tema/conteúdo dentro da educação física escolar. Esse é um processo que também deve ter iniciativa dos professores, buscar ter intimidade e dominar o assunto. 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