Inteligências múltiplas: um foco para o desenvolvimento infantil na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Janaína X. Franco de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Queiroz, Luciana Kalil de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6592
Resumo: A concepção de ensino-aprendizagem da escola muitas vezes não corresponde às reais necessidades dos educandos. Para um bom desenvolvimento e aprendizagem, é necessário que o docente utilize-se de abordagens que possibilitem o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa teve por objetivo a sistematização de um trabalho sobre Inteligências Múltiplas em sala de aula, com vistas a oferecer subsídios aos professores, colaborando em suas práticas pedagógicas, com o desenvolvimento das capacidades dos alunos: Lingüísticas, Lógico-Matemáticas, Espacial, Corporal-Cinestésica, Musical, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista. O tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa, com o foco na pesquisa-ação. Teve como instrumento de pesquisa o relato de experiência, em que foram narradas as observações e atividades aplicadas de uma turma de terceira série do ensino fundamental, classe inclusiva, com alunos portadores de necessidades educativas especiais, de uma escola pública do DF. As categorias de análise selecionadas para a pesquisa foram: a teoria das inteligências múltiplas como indicador de motivação do aluno; uso de estratégias pessoais desenvolvidas pelos alunos; dificuldades encontradas na aplicação dessa teoria; avanços provocados; e vantagens da utilização da teoria. Durante a pesquisa, com a análise de dados da mesma, pôde-se verificar que o trabalho com as Inteligências Múltiplas põe em evidência e utiliza todas as capacidades dos alunos, sobretudo dos portadores de necessidades educativas especiais, permitindo-lhes o desenvolvimento cognitivo, a autonomia, elevando a auto-estima e a autoconfiança, contribuindo, assim, para o seu processo de inclusão. Essa percepção por parte dos alunos, como participantes ativos e responsáveis pelo seu desempenho, permite a motivação para a busca de soluções próprias para os desafios do dia-a-dia da sala de aula e da vida. Conclui-se, então, que por meio da abordagem das Inteligências Múltiplas, a escola pode oferecer uma educação de qualidade, que respeite as diferenças, com a utilização de um currículo que atenda ao indivíduo como um todo, satisfazendo a si e aos anseios da sociedade por um ensino eficiente e motivador.
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Teve como instrumento de pesquisa o relato de experiência, em que foram narradas as observações e atividades aplicadas de uma turma de terceira série do ensino fundamental, classe inclusiva, com alunos portadores de necessidades educativas especiais, de uma escola pública do DF. As categorias de análise selecionadas para a pesquisa foram: a teoria das inteligências múltiplas como indicador de motivação do aluno; uso de estratégias pessoais desenvolvidas pelos alunos; dificuldades encontradas na aplicação dessa teoria; avanços provocados; e vantagens da utilização da teoria. Durante a pesquisa, com a análise de dados da mesma, pôde-se verificar que o trabalho com as Inteligências Múltiplas põe em evidência e utiliza todas as capacidades dos alunos, sobretudo dos portadores de necessidades educativas especiais, permitindo-lhes o desenvolvimento cognitivo, a autonomia, elevando a auto-estima e a autoconfiança, contribuindo, assim, para o seu processo de inclusão. Essa percepção por parte dos alunos, como participantes ativos e responsáveis pelo seu desempenho, permite a motivação para a busca de soluções próprias para os desafios do dia-a-dia da sala de aula e da vida. Conclui-se, então, que por meio da abordagem das Inteligências Múltiplas, a escola pode oferecer uma educação de qualidade, que respeite as diferenças, com a utilização de um currículo que atenda ao indivíduo como um todo, satisfazendo a si e aos anseios da sociedade por um ensino eficiente e motivador.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T11:56:50Z No. of bitstreams: 1 40254113.pdf: 257384 bytes, checksum: 49ac35f21583576f13946cd7457fb3a3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-12T11:56:50Z (GMT). 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