Crianças superdotadas a aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6820 |
Resumo: | Esse trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a respeito da criança superdotada em Matemática, oferecendo contribuições aos profissionais da educação. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professoras de uma escola particular localizada no Lago Sul, Brasília, Distrito Federal. As categorias selecionadas para o trabalho foram: características da criança superdotada; procedimentos utilizados; melhor aproveitamento; vantagens; desvantagens e conselhos. Os principais resultados encontrados foram: a inadequação da criança junto aos colegas e as atividades da turma; a falta de um procedimento específico para atender ás necessidades da criança superdotada; a diferença entre sua capacidade intelectual e o seu desempenho global como aluno; sobre as vantagens e desvantagens, as participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças em sala; a preocupação dos professores em ter um material específico para esses alunos; a importância de manter esse aluno motivado. As características da superdotação citadas pelas participantes foram inquietude, curiosidade, rapidez de raciocínio e impaciência para a rotina. Em relação aos procedimentos utilizados em sala de aula, apenas uma das entrevistadas tem em sua sala atendimento para essas crianças; trás delas fazem algum tipo de procedimento e uma não os utiliza. O adiantamento de conteúdo é feito por duas delas. Quanto à avaliação da aprendizagem, todas as entrevistadas concordaram que suas notas são as melhores, mas ao mesmo tempo o seu desempenho global não é bom. As participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças de superdotadas em sala de aula. As vantagens são o auxílio e o estímulo que elas dão a seus colegas e, dentre as desvantagens, foram citadas a dificuldade em evitar que outras crianças copiem delas e a necessidade de exercícios e provas diferenciados. Os resultados dessa pesquisa foram importantes para a reflexão e prática desta futura educadora colaborando no atendimento a esses alunos. |
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Valle, Diana Alencastro Naoum doMontenegro, Maria Eleusa2015-06-23T17:08:09Z2015-06-23T17:08:09Z20092009https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6820Esse trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a respeito da criança superdotada em Matemática, oferecendo contribuições aos profissionais da educação. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professoras de uma escola particular localizada no Lago Sul, Brasília, Distrito Federal. As categorias selecionadas para o trabalho foram: características da criança superdotada; procedimentos utilizados; melhor aproveitamento; vantagens; desvantagens e conselhos. Os principais resultados encontrados foram: a inadequação da criança junto aos colegas e as atividades da turma; a falta de um procedimento específico para atender ás necessidades da criança superdotada; a diferença entre sua capacidade intelectual e o seu desempenho global como aluno; sobre as vantagens e desvantagens, as participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças em sala; a preocupação dos professores em ter um material específico para esses alunos; a importância de manter esse aluno motivado. As características da superdotação citadas pelas participantes foram inquietude, curiosidade, rapidez de raciocínio e impaciência para a rotina. Em relação aos procedimentos utilizados em sala de aula, apenas uma das entrevistadas tem em sua sala atendimento para essas crianças; trás delas fazem algum tipo de procedimento e uma não os utiliza. O adiantamento de conteúdo é feito por duas delas. Quanto à avaliação da aprendizagem, todas as entrevistadas concordaram que suas notas são as melhores, mas ao mesmo tempo o seu desempenho global não é bom. As participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças de superdotadas em sala de aula. As vantagens são o auxílio e o estímulo que elas dão a seus colegas e, dentre as desvantagens, foram citadas a dificuldade em evitar que outras crianças copiem delas e a necessidade de exercícios e provas diferenciados. Os resultados dessa pesquisa foram importantes para a reflexão e prática desta futura educadora colaborando no atendimento a esses alunos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:08:08Z No. of bitstreams: 1 20618505.pdf: 376854 bytes, checksum: 6d54322a41b8e3a839f6baba603646c0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-23T17:08:09Z (GMT). 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