Barreiras ao uso do comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936 |
Resumo: | O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online |
id |
CEUB_e16465afe00e1784da40788154336ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/8936 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Cavalcanti, Sheilla da Silva BatistaFerreira, Luciene Braz2016-09-26T18:59:03Z2016-09-26T18:59:03Z20132016-09-26CAVALCANTI, Sheilla da Silva Batista; FERREIRA, Luciene Braz. Barreiras ao uso do comércio eletrônico. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2013https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras onlineThis paper gives rise to the interest on studying the barriers of Electronic Commerce (EC) utilization in Brazil. The objective is to investigate the perception of Internet users of the impediments to making purchases online . Specifically , we analyzed the technological, cultural and social barriers, which were tested by means of an accessibility questionnaire with 425 Administration students of a public university. The study was descriptive, explanatory and critical. The results indicate the users perception of the internet in relation to barriers to virtual shopping, showing technological and social difficulties to be overcome . In terms of cultural barriers, the data confirms, vehemently, the information that is discussed in this paper - the culture that Brazilians are buying in physical stores, and the belief that the product will have negative consequences in online shoppingSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-26T18:59:03Z No. of bitstreams: 1 Artigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf: 116291 bytes, checksum: 7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-26T18:59:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf: 116291 bytes, checksum: 7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867 (MD5) Previous issue date: 2016-09-26porComércio eletrônicoBarreiraCompra onlineE-commerceBarriersOnline shoppingBarreiras ao uso do comércio eletrônicoBarriers to the use of e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdfArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdfapplication/pdf116291https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/1/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf.txtArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf.txtExtracted texttext/plain34076https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/3/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf.txtf02474df21ffd1b6b084ce9f386a094bMD53235/89362019-05-27 19:43:34.848oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-27T19:43:34Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Barriers to the use of e-commerce |
title |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
spellingShingle |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista Comércio eletrônico Barreira Compra online E-commerce Barriers Online shopping |
title_short |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
title_full |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
title_fullStr |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
title_full_unstemmed |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
title_sort |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico |
author |
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista |
author_facet |
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista Ferreira, Luciene Braz |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Luciene Braz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista Ferreira, Luciene Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Barreira Compra online |
topic |
Comércio eletrônico Barreira Compra online E-commerce Barriers Online shopping |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
E-commerce Barriers Online shopping |
description |
O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online |
publishDate |
2013 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-26T18:59:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-26T18:59:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Sheilla da Silva Batista; FERREIRA, Luciene Braz. Barreiras ao uso do comércio eletrônico. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2013 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTI, Sheilla da Silva Batista; FERREIRA, Luciene Braz. Barreiras ao uso do comércio eletrônico. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2013 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/1/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/3/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f02474df21ffd1b6b084ce9f386a094b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903889655267328 |