Barreiras ao uso do comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Luciene Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936
Resumo: O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online
id CEUB_e16465afe00e1784da40788154336ea4
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/8936
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Cavalcanti, Sheilla da Silva BatistaFerreira, Luciene Braz2016-09-26T18:59:03Z2016-09-26T18:59:03Z20132016-09-26CAVALCANTI, Sheilla da Silva Batista; FERREIRA, Luciene Braz. Barreiras ao uso do comércio eletrônico. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2013https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras onlineThis paper gives rise to the interest on studying the barriers of Electronic Commerce (EC) utilization in Brazil. The objective is to investigate the perception of Internet users of the impediments to making purchases online . Specifically , we analyzed the technological, cultural and social barriers, which were tested by means of an accessibility questionnaire with 425 Administration students of a public university. The study was descriptive, explanatory and critical. The results indicate the users perception of the internet in relation to barriers to virtual shopping, showing technological and social difficulties to be overcome . In terms of cultural barriers, the data confirms, vehemently, the information that is discussed in this paper - the culture that Brazilians are buying in physical stores, and the belief that the product will have negative consequences in online shoppingSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-26T18:59:03Z No. of bitstreams: 1 Artigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf: 116291 bytes, checksum: 7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-26T18:59:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf: 116291 bytes, checksum: 7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867 (MD5) Previous issue date: 2016-09-26porComércio eletrônicoBarreiraCompra onlineE-commerceBarriersOnline shoppingBarreiras ao uso do comércio eletrônicoBarriers to the use of e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdfArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdfapplication/pdf116291https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/1/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf.txtArtigo Científico_Barreiras ao uso do comércio eletrônico.pdf.txtExtracted texttext/plain34076https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/3/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf.txtf02474df21ffd1b6b084ce9f386a094bMD53235/89362019-05-27 19:43:34.848oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-27T19:43:34Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Barreiras ao uso do comércio eletrônico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Barriers to the use of e-commerce
title Barreiras ao uso do comércio eletrônico
spellingShingle Barreiras ao uso do comércio eletrônico
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
Comércio eletrônico
Barreira
Compra online
E-commerce
Barriers
Online shopping
title_short Barreiras ao uso do comércio eletrônico
title_full Barreiras ao uso do comércio eletrônico
title_fullStr Barreiras ao uso do comércio eletrônico
title_full_unstemmed Barreiras ao uso do comércio eletrônico
title_sort Barreiras ao uso do comércio eletrônico
author Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
author_facet Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
Ferreira, Luciene Braz
author_role author
author2 Ferreira, Luciene Braz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
Ferreira, Luciene Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Barreira
Compra online
topic Comércio eletrônico
Barreira
Compra online
E-commerce
Barriers
Online shopping
dc.subject.eng.fl_str_mv E-commerce
Barriers
Online shopping
description O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online
publishDate 2013
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-09-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-26T18:59:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-26T18:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Sheilla da Silva Batista; FERREIRA, Luciene Braz. Barreiras ao uso do comércio eletrônico. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2013
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936
identifier_str_mv CAVALCANTI, Sheilla da Silva Batista; FERREIRA, Luciene Braz. Barreiras ao uso do comércio eletrônico. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2013
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/1/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8936/3/Artigo%20Cient%c3%adfico_Barreiras%20ao%20uso%20do%20com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7567cd0b0e4388f80e2a5529eedf9867
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f02474df21ffd1b6b084ce9f386a094b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209486305656832