Crianças em situação de abrigamento: escola e preconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luísa Martins Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2724
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores e orientadores educacionais de duas instituições de Ensino Fundamental (1º e 2º Ciclos) do Distrito Federal, a respeito de possível preconceito sofrido pela criança e adolescente em situação de abrigamento, no contexto escolar. Este tema foi estudado de acordo com a metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com utilização de trecho do filme “X-men: Primeira Classe”. Através da análise do conteúdo das falas dos adultos participantes procurou-se conhecer a percepção dos professores e orientadores educacionais a respeito de possível preconceito sofrido pelas crianças e adolescentes em situação de abrigamento no contexto escolar; analisar os fatores que levam os professores e orientadores educacionais a acreditarem ou não na existência de preconceito sofrido por parte desses jovens; e compreender o universo de relacionamentos, no ambiente escolar, de crianças nesta situação. Com a pesquisa foi possível perceber que existe uma série de pré-concepções a respeito da criança/adolescente em situação de abrigamento, que impede que se conheça realmente o fenômeno do abrigamento e suas consequências. O estudo indicou a necessidade de ações que promovam transformações significativas na vida das crianças/adolescentes que se encontram nesta situação. Os resultados apontaram também para a importância do psicólogo escolar levar às instituições de ensino discussões fundamentais que contribuam com construção de identidade dos alunos, baseada no reconhecimento do outro, no exercício do diálogo e na solidariedade. Além disso os resultados apontaram ainda para a importância de uma reflexão crítica sobre as políticas públicas na área de abrigo e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
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