Neurofisiologia das altas habilidades: superdotação: a relação do astrócito na formação da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Renata Avelino da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11695
Resumo: Pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades são definidos pela Política Nacional de Educação Especial como aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade cognitiva. Para compreender o funcionamento do cérebro em relação à aprendizagem, é imprescindível que tenhamos um conhecimento básico de suas áreas e de como a informação circula por ele. Os aspectos neurofisiológicos da superdotação são abordados nas conexões acentuadas entre os neurônios e no aumento do número de sinapses cujo fortalecimento depende de estímulos fortes para induzir a expressão gênica. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais aspectos neurofisiológicos relacionados à aprendizagem e ao processo de Superdotação/Altas habilidades e de que forma os astrócitos contribuem na concepção de memória dentro do cérebro humano. Trata-se de uma revisão da literatura no formato narrativo. Utilizaram-se artigos, teses, revista, livros e periódicos disponibilizados nas bases de dados como Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Pubmed central (Publisher Medline), com artigos entre os anos de 2000 a 2016. Dados mais antigos também foram citados, especificamente por serem de extrema importância no entendimento dos conceitos abordados nesse estudo. Os astrócitos, um tipo de célula da glia, parecem estar relacionados com a cognição nos processos como memória e consciência. A ideia é enfatizada por muitas evidências, como o fato da rede de astrócitos aumentar na escala evolutiva e não diminuir como é o caso dos neurônios; o fato de estar presente em muita quantidade no córtex, área cerebral ligada ao processamento cognitivo e emocional; e ainda, a capacidade dessas células de monitoramento da atividade neural.
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O objetivo desse trabalho é apresentar os principais aspectos neurofisiológicos relacionados à aprendizagem e ao processo de Superdotação/Altas habilidades e de que forma os astrócitos contribuem na concepção de memória dentro do cérebro humano. Trata-se de uma revisão da literatura no formato narrativo. Utilizaram-se artigos, teses, revista, livros e periódicos disponibilizados nas bases de dados como Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Pubmed central (Publisher Medline), com artigos entre os anos de 2000 a 2016. Dados mais antigos também foram citados, especificamente por serem de extrema importância no entendimento dos conceitos abordados nesse estudo. Os astrócitos, um tipo de célula da glia, parecem estar relacionados com a cognição nos processos como memória e consciência. 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