O papel da comunicação nos processos de participação social via internet: experiência do observatório participativo da juventude: participatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Cláudia Mariano de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7952
Resumo: Este trabalho propõe a revisão bibliográfica acerca da importância da comunicação para os processos de participação social em internet. Demonstra também uma tendência entre as instâncias de governo para a ampliação dos diálogos com a sociedade utilizando novos meios de interação. Propõe também, a partir do diálogo teórico e a análise empírica da estratégia de comunicação de uma destas novas ferramentas - O Observatório Participativo da Juventude – O Participatório, pesquisa bibliográfica sobre as novas sociabilidades e a evolução dos formatos de participação em rede e na rede. Para tanto, foram utilizados neste estudo, além da revisão bibliográfica, análise documental e o método SWOT de planejamento, para analisar as estratégias utilizadas para a comunicação e mobilização do Participatório durante o período de julho de 2013 a fevereiro de 2014. O mesmo método foi utilizado também como base para o desenvolvimento da diagnose da situação e subsídio à construção de recomendações para o aprimoramento destas estratégias. Conclui-se a partir deste estudo que a comunicação está intrínseca à Sociedade, à Participação e à Tecnologia, e exerce portanto, papel estruturante nestes processos. Há uma evolução do entendimento social sobre os meios de informação, compartilhamento de conhecimento e mobilização, hoje ampliados significativamente pela internet. Mobilizar para a participação e interação em ambiente digital é também mediar fluxos de compartilhamento de informação em rede e por meio da rede, e isso pode ser tão ou mais importante do que a produção de conteúdos e a disputa pela audiência. A esfera pública começa a aderir e incorporar estes novos modelos à sua forma de governança. Isso significa um avanço. No entanto, é preciso atualizar estratégias, principalmente o pensar a comunicação, essa pode ser a chave para atingir as respostas desejadas às ações promovidas.
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Para tanto, foram utilizados neste estudo, além da revisão bibliográfica, análise documental e o método SWOT de planejamento, para analisar as estratégias utilizadas para a comunicação e mobilização do Participatório durante o período de julho de 2013 a fevereiro de 2014. O mesmo método foi utilizado também como base para o desenvolvimento da diagnose da situação e subsídio à construção de recomendações para o aprimoramento destas estratégias. Conclui-se a partir deste estudo que a comunicação está intrínseca à Sociedade, à Participação e à Tecnologia, e exerce portanto, papel estruturante nestes processos. Há uma evolução do entendimento social sobre os meios de informação, compartilhamento de conhecimento e mobilização, hoje ampliados significativamente pela internet. Mobilizar para a participação e interação em ambiente digital é também mediar fluxos de compartilhamento de informação em rede e por meio da rede, e isso pode ser tão ou mais importante do que a produção de conteúdos e a disputa pela audiência. A esfera pública começa a aderir e incorporar estes novos modelos à sua forma de governança. Isso significa um avanço. No entanto, é preciso atualizar estratégias, principalmente o pensar a comunicação, essa pode ser a chave para atingir as respostas desejadas às ações promovidas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T14:18:15Z No. of bitstreams: 1 51300358.pdf: 432312 bytes, checksum: 016071422000af633570a2b4556559b0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T14:18:15Z (GMT). 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