Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11980
Resumo: A comunicação interna (CI) é uma ferramenta estratégica de gestão empresarial e de motivação para os colaboradores internos. Para essa análise foi realizado um estudo de caso na instituição Sebrae no DF e um dos métodos utilizados foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre comunicação interna aplicada à todos os funcionários. Assim, foi possível entender como funciona a comunicação interna, quais os canais mais acessados e quais são as sugestões de melhorias no processo comunicacional, do ponto de vista dos colaboradores. Pode-se perceber também que a comunicação já é vista de uma maneira diferenciada, com um grau de importância estratégica, diferentemente da realidade da CI de alguns anos atrás. Uma empresa que dá a devida importância para CI é capaz de minimizar problemas, trazer mais resultados positivos nas situações diárias e ainda tem como aliado um dos mais importantes stakeholders do seu negócio: o público interno. Os colaboradores apontaram ainda que uma boa comunicação facilita a motivação e que o nível de motivação interna está diretamente relacionado ao clima organizacional da instituição. Se há alguma insatisfação relacionada ao ambiente de trabalho, isso vai interferir diretamente e negativamente nos processos organizacionais.
id CEUB_f864f87eeb48dac5e6d770ff6a83e8ea
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11980
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Oliveira, Amanda de SouzaMonteiro, Maria da Graça Miranda de França2018-05-07T18:13:42Z2018-05-07T18:13:42Z20162016OLIVEIRA, Amanda de Souza. Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa SEBRAE no DF. 2016. 91 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11980A comunicação interna (CI) é uma ferramenta estratégica de gestão empresarial e de motivação para os colaboradores internos. Para essa análise foi realizado um estudo de caso na instituição Sebrae no DF e um dos métodos utilizados foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre comunicação interna aplicada à todos os funcionários. Assim, foi possível entender como funciona a comunicação interna, quais os canais mais acessados e quais são as sugestões de melhorias no processo comunicacional, do ponto de vista dos colaboradores. Pode-se perceber também que a comunicação já é vista de uma maneira diferenciada, com um grau de importância estratégica, diferentemente da realidade da CI de alguns anos atrás. Uma empresa que dá a devida importância para CI é capaz de minimizar problemas, trazer mais resultados positivos nas situações diárias e ainda tem como aliado um dos mais importantes stakeholders do seu negócio: o público interno. Os colaboradores apontaram ainda que uma boa comunicação facilita a motivação e que o nível de motivação interna está diretamente relacionado ao clima organizacional da instituição. Se há alguma insatisfação relacionada ao ambiente de trabalho, isso vai interferir diretamente e negativamente nos processos organizacionais.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-07T18:13:42Z No. of bitstreams: 1 51500090.pdf: 2043099 bytes, checksum: 9eadb95e7a0bab12a85fda1819640056 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-07T18:13:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500090.pdf: 2043099 bytes, checksum: 9eadb95e7a0bab12a85fda1819640056 (MD5) Previous issue date: 2016Comunicação internaMotivaçãoColaboradorEfetividadeEficáciaSebrae no DFComunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500090.pdf51500090.pdfapplication/pdf2043099https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11980/1/51500090.pdf9eadb95e7a0bab12a85fda1819640056MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11980/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500090.pdf.txt51500090.pdf.txtExtracted texttext/plain122115https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11980/3/51500090.pdf.txt113bfa5ce9e646de335793de090636daMD53235/119802019-03-19 18:58:14.28oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-19T18:58:14Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
title Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
spellingShingle Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
Oliveira, Amanda de Souza
Comunicação interna
Motivação
Colaborador
Efetividade
Eficácia
Sebrae no DF
title_short Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
title_full Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
title_fullStr Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
title_full_unstemmed Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
title_sort Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DF
author Oliveira, Amanda de Souza
author_facet Oliveira, Amanda de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
contributor_str_mv Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Motivação
Colaborador
Efetividade
Eficácia
Sebrae no DF
topic Comunicação interna
Motivação
Colaborador
Efetividade
Eficácia
Sebrae no DF
description A comunicação interna (CI) é uma ferramenta estratégica de gestão empresarial e de motivação para os colaboradores internos. Para essa análise foi realizado um estudo de caso na instituição Sebrae no DF e um dos métodos utilizados foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre comunicação interna aplicada à todos os funcionários. Assim, foi possível entender como funciona a comunicação interna, quais os canais mais acessados e quais são as sugestões de melhorias no processo comunicacional, do ponto de vista dos colaboradores. Pode-se perceber também que a comunicação já é vista de uma maneira diferenciada, com um grau de importância estratégica, diferentemente da realidade da CI de alguns anos atrás. Uma empresa que dá a devida importância para CI é capaz de minimizar problemas, trazer mais resultados positivos nas situações diárias e ainda tem como aliado um dos mais importantes stakeholders do seu negócio: o público interno. Os colaboradores apontaram ainda que uma boa comunicação facilita a motivação e que o nível de motivação interna está diretamente relacionado ao clima organizacional da instituição. Se há alguma insatisfação relacionada ao ambiente de trabalho, isso vai interferir diretamente e negativamente nos processos organizacionais.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T18:13:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-07T18:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Amanda de Souza. Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa SEBRAE no DF. 2016. 91 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11980
identifier_str_mv OLIVEIRA, Amanda de Souza. Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa SEBRAE no DF. 2016. 91 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11980/1/51500090.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11980/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11980/3/51500090.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eadb95e7a0bab12a85fda1819640056
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
113bfa5ce9e646de335793de090636da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903906037170176