Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Bioética (online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000100089 |
Resumo: | Resumo No Brasil, a experiência educacional em bioética volta-se, sobretudo, ao ensino superior, nos níveis de graduação e pós-graduação. Nos últimos anos há crescente reconhecimento da importância de desenvolver o aprendizado da bioética desde o ensino fundamental. A recomendação não diz respeito à inclusão da bioética como disciplina formal, mas como área a se trabalhar interdisciplinar e transversalmente no contexto da formação integral, humanística e crítica de crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência educacional em bioética, que envolveu o ensino fundamental, denominada “Caminho do Diálogo”. O projeto utilizou método inspirado nas práticas peripatéticas de Aristóteles, funcionando como atividade relativamente simples, subsidiada essencialmente por recursos humanos, propiciando resultados satisfatórios na aproximação entre bioética e educação básica e promovendo o diálogo entre academia, sociedade e escola, de modo a instigar a reflexão e favorecer o aprimoramento moral de todos os envolvidos. |
id |
CFM-1_185c14d7aeed22bcce3fe9ef4a6ccc25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-80422017000100089 |
network_acronym_str |
CFM-1 |
network_name_str |
Revista Bioética (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamentalBioéticaEducaçãoEnsinoResumo No Brasil, a experiência educacional em bioética volta-se, sobretudo, ao ensino superior, nos níveis de graduação e pós-graduação. Nos últimos anos há crescente reconhecimento da importância de desenvolver o aprendizado da bioética desde o ensino fundamental. A recomendação não diz respeito à inclusão da bioética como disciplina formal, mas como área a se trabalhar interdisciplinar e transversalmente no contexto da formação integral, humanística e crítica de crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência educacional em bioética, que envolveu o ensino fundamental, denominada “Caminho do Diálogo”. O projeto utilizou método inspirado nas práticas peripatéticas de Aristóteles, funcionando como atividade relativamente simples, subsidiada essencialmente por recursos humanos, propiciando resultados satisfatórios na aproximação entre bioética e educação básica e promovendo o diálogo entre academia, sociedade e escola, de modo a instigar a reflexão e favorecer o aprimoramento moral de todos os envolvidos.Conselho Federal de Medicina2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000100089Revista Bioética v.25 n.1 2017reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422017251170info:eu-repo/semantics/openAccessFischer,Marta LucianeCunha,Thiago Rocha daRoth,Matheus EdilbertoMartins,Gerson Zafalonpor2017-03-30T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422017000100089Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2017-03-30T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
title |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
spellingShingle |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental Fischer,Marta Luciane Bioética Educação Ensino |
title_short |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
title_full |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
title_fullStr |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
title_sort |
Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental |
author |
Fischer,Marta Luciane |
author_facet |
Fischer,Marta Luciane Cunha,Thiago Rocha da Roth,Matheus Edilberto Martins,Gerson Zafalon |
author_role |
author |
author2 |
Cunha,Thiago Rocha da Roth,Matheus Edilberto Martins,Gerson Zafalon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer,Marta Luciane Cunha,Thiago Rocha da Roth,Matheus Edilberto Martins,Gerson Zafalon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Educação Ensino |
topic |
Bioética Educação Ensino |
description |
Resumo No Brasil, a experiência educacional em bioética volta-se, sobretudo, ao ensino superior, nos níveis de graduação e pós-graduação. Nos últimos anos há crescente reconhecimento da importância de desenvolver o aprendizado da bioética desde o ensino fundamental. A recomendação não diz respeito à inclusão da bioética como disciplina formal, mas como área a se trabalhar interdisciplinar e transversalmente no contexto da formação integral, humanística e crítica de crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência educacional em bioética, que envolveu o ensino fundamental, denominada “Caminho do Diálogo”. O projeto utilizou método inspirado nas práticas peripatéticas de Aristóteles, funcionando como atividade relativamente simples, subsidiada essencialmente por recursos humanos, propiciando resultados satisfatórios na aproximação entre bioética e educação básica e promovendo o diálogo entre academia, sociedade e escola, de modo a instigar a reflexão e favorecer o aprimoramento moral de todos os envolvidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000100089 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000100089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-80422017251170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Bioética v.25 n.1 2017 reponame:Revista Bioética (online) instname:Conselho Federal de Medicina (CFM) instacron:CFM |
instname_str |
Conselho Federal de Medicina (CFM) |
instacron_str |
CFM |
institution |
CFM |
reponame_str |
Revista Bioética (online) |
collection |
Revista Bioética (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com |
_version_ |
1754122542691385344 |