Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Richaele de Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Rodrigo Lemos da, Silva,Luigi Ferreira e, Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva, Teixeira,Renan Kleber Costa, Silva,José Antônio Cordero da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127
Resumo: Resumo As metodologias ativas vêm se mostrando a melhor alternativa para o ensino médico. Ainda assim, não há na literatura pesquisas que comparem sua utilização no ensino da ética e bioética. Nessa perspectiva, este estudo busca relacionar o conhecimento de alunos de medicina de duas modalidades de ensino distintas (tradicional e ativa) sobre o Código de Ética Médica. O tipo de metodologia não se mostrou impactante no grau de leitura ou de conhecimento do Código de Ética Médica, e os estudantes acreditaram ter o mesmo grau de conhecimento. No entanto, os discentes da metodologia ativa deram mais importância à disciplina de bioética e ética médica e apresentaram maior conhecimento em uma das questões sobre a normatização do Código de Ética Médica.
id CFM-1_9e473965c61e080d5266e829a759e76f
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-80422019000100127
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensinoBioéticaMetodologiaEstudantesÉtica médicaResumo As metodologias ativas vêm se mostrando a melhor alternativa para o ensino médico. Ainda assim, não há na literatura pesquisas que comparem sua utilização no ensino da ética e bioética. Nessa perspectiva, este estudo busca relacionar o conhecimento de alunos de medicina de duas modalidades de ensino distintas (tradicional e ativa) sobre o Código de Ética Médica. O tipo de metodologia não se mostrou impactante no grau de leitura ou de conhecimento do Código de Ética Médica, e os estudantes acreditaram ter o mesmo grau de conhecimento. No entanto, os discentes da metodologia ativa deram mais importância à disciplina de bioética e ética médica e apresentaram maior conhecimento em uma das questões sobre a normatização do Código de Ética Médica.Conselho Federal de Medicina2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127Revista Bioética v.27 n.1 2019reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422019271295info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Richaele de SousaSilva,Rodrigo Lemos daSilva,Luigi Ferreira eMiranda,Thaynnar Laryssa Kizan da SilvaTeixeira,Renan Kleber CostaSilva,José Antônio Cordero dapor2021-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422019000100127Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2021-07-13T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
title Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
spellingShingle Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
Teixeira,Richaele de Sousa
Bioética
Metodologia
Estudantes
Ética médica
title_short Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
title_full Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
title_fullStr Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
title_full_unstemmed Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
title_sort Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
author Teixeira,Richaele de Sousa
author_facet Teixeira,Richaele de Sousa
Silva,Rodrigo Lemos da
Silva,Luigi Ferreira e
Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva
Teixeira,Renan Kleber Costa
Silva,José Antônio Cordero da
author_role author
author2 Silva,Rodrigo Lemos da
Silva,Luigi Ferreira e
Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva
Teixeira,Renan Kleber Costa
Silva,José Antônio Cordero da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Richaele de Sousa
Silva,Rodrigo Lemos da
Silva,Luigi Ferreira e
Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva
Teixeira,Renan Kleber Costa
Silva,José Antônio Cordero da
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Metodologia
Estudantes
Ética médica
topic Bioética
Metodologia
Estudantes
Ética médica
description Resumo As metodologias ativas vêm se mostrando a melhor alternativa para o ensino médico. Ainda assim, não há na literatura pesquisas que comparem sua utilização no ensino da ética e bioética. Nessa perspectiva, este estudo busca relacionar o conhecimento de alunos de medicina de duas modalidades de ensino distintas (tradicional e ativa) sobre o Código de Ética Médica. O tipo de metodologia não se mostrou impactante no grau de leitura ou de conhecimento do Código de Ética Médica, e os estudantes acreditaram ter o mesmo grau de conhecimento. No entanto, os discentes da metodologia ativa deram mais importância à disciplina de bioética e ética médica e apresentaram maior conhecimento em uma das questões sobre a normatização do Código de Ética Médica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-80422019271295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética v.27 n.1 2019
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1754122543059435520