Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Bioética (online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127 |
Resumo: | Resumo As metodologias ativas vêm se mostrando a melhor alternativa para o ensino médico. Ainda assim, não há na literatura pesquisas que comparem sua utilização no ensino da ética e bioética. Nessa perspectiva, este estudo busca relacionar o conhecimento de alunos de medicina de duas modalidades de ensino distintas (tradicional e ativa) sobre o Código de Ética Médica. O tipo de metodologia não se mostrou impactante no grau de leitura ou de conhecimento do Código de Ética Médica, e os estudantes acreditaram ter o mesmo grau de conhecimento. No entanto, os discentes da metodologia ativa deram mais importância à disciplina de bioética e ética médica e apresentaram maior conhecimento em uma das questões sobre a normatização do Código de Ética Médica. |
id |
CFM-1_9e473965c61e080d5266e829a759e76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-80422019000100127 |
network_acronym_str |
CFM-1 |
network_name_str |
Revista Bioética (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensinoBioéticaMetodologiaEstudantesÉtica médicaResumo As metodologias ativas vêm se mostrando a melhor alternativa para o ensino médico. Ainda assim, não há na literatura pesquisas que comparem sua utilização no ensino da ética e bioética. Nessa perspectiva, este estudo busca relacionar o conhecimento de alunos de medicina de duas modalidades de ensino distintas (tradicional e ativa) sobre o Código de Ética Médica. O tipo de metodologia não se mostrou impactante no grau de leitura ou de conhecimento do Código de Ética Médica, e os estudantes acreditaram ter o mesmo grau de conhecimento. No entanto, os discentes da metodologia ativa deram mais importância à disciplina de bioética e ética médica e apresentaram maior conhecimento em uma das questões sobre a normatização do Código de Ética Médica.Conselho Federal de Medicina2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127Revista Bioética v.27 n.1 2019reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422019271295info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Richaele de SousaSilva,Rodrigo Lemos daSilva,Luigi Ferreira eMiranda,Thaynnar Laryssa Kizan da SilvaTeixeira,Renan Kleber CostaSilva,José Antônio Cordero dapor2021-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422019000100127Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2021-07-13T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
title |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
spellingShingle |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino Teixeira,Richaele de Sousa Bioética Metodologia Estudantes Ética médica |
title_short |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
title_full |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
title_fullStr |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
title_full_unstemmed |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
title_sort |
Bioética e discentes de medicina: transição do método de ensino |
author |
Teixeira,Richaele de Sousa |
author_facet |
Teixeira,Richaele de Sousa Silva,Rodrigo Lemos da Silva,Luigi Ferreira e Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva Teixeira,Renan Kleber Costa Silva,José Antônio Cordero da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Rodrigo Lemos da Silva,Luigi Ferreira e Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva Teixeira,Renan Kleber Costa Silva,José Antônio Cordero da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira,Richaele de Sousa Silva,Rodrigo Lemos da Silva,Luigi Ferreira e Miranda,Thaynnar Laryssa Kizan da Silva Teixeira,Renan Kleber Costa Silva,José Antônio Cordero da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Metodologia Estudantes Ética médica |
topic |
Bioética Metodologia Estudantes Ética médica |
description |
Resumo As metodologias ativas vêm se mostrando a melhor alternativa para o ensino médico. Ainda assim, não há na literatura pesquisas que comparem sua utilização no ensino da ética e bioética. Nessa perspectiva, este estudo busca relacionar o conhecimento de alunos de medicina de duas modalidades de ensino distintas (tradicional e ativa) sobre o Código de Ética Médica. O tipo de metodologia não se mostrou impactante no grau de leitura ou de conhecimento do Código de Ética Médica, e os estudantes acreditaram ter o mesmo grau de conhecimento. No entanto, os discentes da metodologia ativa deram mais importância à disciplina de bioética e ética médica e apresentaram maior conhecimento em uma das questões sobre a normatização do Código de Ética Médica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-80422019271295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Bioética v.27 n.1 2019 reponame:Revista Bioética (online) instname:Conselho Federal de Medicina (CFM) instacron:CFM |
instname_str |
Conselho Federal de Medicina (CFM) |
instacron_str |
CFM |
institution |
CFM |
reponame_str |
Revista Bioética (online) |
collection |
Revista Bioética (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com |
_version_ |
1754122543059435520 |