Publicidade médica em tempos de medicina em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Manfredini,Gabriela Bianca, Brito,Luara Carneiro de, Penido,Marília de Souza, Buch,Paulo Henrique, Purim,Kátia Sheylla Malta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115
Resumo: Resumo Este artigo objetiva avaliar o conhecimento de médicos sobre marketing de serviços de saúde. Trata-se de estudo prospectivo transversal com formulário autoaplicado que abarcou dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da publicidade e opinião sobre o tema. Os resultados apontam que 60,7% e 67,5% dos médicos formados em instituições privadas e públicas, respectivamente, afirmam não ter tido contato com o tema durante a graduação, 62,9% declararam já ter enfrentado dificuldade por falta de conhecimento no assunto, e 94,5% sentiram necessidade de se atualizar depois de responder ao questionário. Os médicos participantes mostraram bom conhecimento, com dificuldades específicas sobre a divulgação de títulos, produtos e informações de alerta à população. Conclui-se ser necessário abordar o assunto no currículo formal durante a graduação e elaborar medidas educativas mais objetivas.
id CFM-1_f549c4981ec80b860c7af3af09e672c4
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-80422021000100115
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Publicidade médica em tempos de medicina em redeMarketing de serviços de saúdeÉtica profissionalEducação médicaResumo Este artigo objetiva avaliar o conhecimento de médicos sobre marketing de serviços de saúde. Trata-se de estudo prospectivo transversal com formulário autoaplicado que abarcou dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da publicidade e opinião sobre o tema. Os resultados apontam que 60,7% e 67,5% dos médicos formados em instituições privadas e públicas, respectivamente, afirmam não ter tido contato com o tema durante a graduação, 62,9% declararam já ter enfrentado dificuldade por falta de conhecimento no assunto, e 94,5% sentiram necessidade de se atualizar depois de responder ao questionário. Os médicos participantes mostraram bom conhecimento, com dificuldades específicas sobre a divulgação de títulos, produtos e informações de alerta à população. Conclui-se ser necessário abordar o assunto no currículo formal durante a graduação e elaborar medidas educativas mais objetivas.Conselho Federal de Medicina2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115Revista Bioética v.29 n.1 2021reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422021291452info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de AbreuManfredini,Gabriela BiancaBrito,Luara Carneiro dePenido,Marília de SouzaBuch,Paulo HenriquePurim,Kátia Sheylla Maltapor2021-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422021000100115Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2021-05-18T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade médica em tempos de medicina em rede
title Publicidade médica em tempos de medicina em rede
spellingShingle Publicidade médica em tempos de medicina em rede
Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu
Marketing de serviços de saúde
Ética profissional
Educação médica
title_short Publicidade médica em tempos de medicina em rede
title_full Publicidade médica em tempos de medicina em rede
title_fullStr Publicidade médica em tempos de medicina em rede
title_full_unstemmed Publicidade médica em tempos de medicina em rede
title_sort Publicidade médica em tempos de medicina em rede
author Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu
author_facet Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu
Manfredini,Gabriela Bianca
Brito,Luara Carneiro de
Penido,Marília de Souza
Buch,Paulo Henrique
Purim,Kátia Sheylla Malta
author_role author
author2 Manfredini,Gabriela Bianca
Brito,Luara Carneiro de
Penido,Marília de Souza
Buch,Paulo Henrique
Purim,Kátia Sheylla Malta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu
Manfredini,Gabriela Bianca
Brito,Luara Carneiro de
Penido,Marília de Souza
Buch,Paulo Henrique
Purim,Kátia Sheylla Malta
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços de saúde
Ética profissional
Educação médica
topic Marketing de serviços de saúde
Ética profissional
Educação médica
description Resumo Este artigo objetiva avaliar o conhecimento de médicos sobre marketing de serviços de saúde. Trata-se de estudo prospectivo transversal com formulário autoaplicado que abarcou dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da publicidade e opinião sobre o tema. Os resultados apontam que 60,7% e 67,5% dos médicos formados em instituições privadas e públicas, respectivamente, afirmam não ter tido contato com o tema durante a graduação, 62,9% declararam já ter enfrentado dificuldade por falta de conhecimento no assunto, e 94,5% sentiram necessidade de se atualizar depois de responder ao questionário. Os médicos participantes mostraram bom conhecimento, com dificuldades específicas sobre a divulgação de títulos, produtos e informações de alerta à população. Conclui-se ser necessário abordar o assunto no currículo formal durante a graduação e elaborar medidas educativas mais objetivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-80422021291452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética v.29 n.1 2021
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1754122543495643136