Publicidade médica em tempos de medicina em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Bioética (online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115 |
Resumo: | Resumo Este artigo objetiva avaliar o conhecimento de médicos sobre marketing de serviços de saúde. Trata-se de estudo prospectivo transversal com formulário autoaplicado que abarcou dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da publicidade e opinião sobre o tema. Os resultados apontam que 60,7% e 67,5% dos médicos formados em instituições privadas e públicas, respectivamente, afirmam não ter tido contato com o tema durante a graduação, 62,9% declararam já ter enfrentado dificuldade por falta de conhecimento no assunto, e 94,5% sentiram necessidade de se atualizar depois de responder ao questionário. Os médicos participantes mostraram bom conhecimento, com dificuldades específicas sobre a divulgação de títulos, produtos e informações de alerta à população. Conclui-se ser necessário abordar o assunto no currículo formal durante a graduação e elaborar medidas educativas mais objetivas. |
id |
CFM-1_f549c4981ec80b860c7af3af09e672c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-80422021000100115 |
network_acronym_str |
CFM-1 |
network_name_str |
Revista Bioética (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicidade médica em tempos de medicina em redeMarketing de serviços de saúdeÉtica profissionalEducação médicaResumo Este artigo objetiva avaliar o conhecimento de médicos sobre marketing de serviços de saúde. Trata-se de estudo prospectivo transversal com formulário autoaplicado que abarcou dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da publicidade e opinião sobre o tema. Os resultados apontam que 60,7% e 67,5% dos médicos formados em instituições privadas e públicas, respectivamente, afirmam não ter tido contato com o tema durante a graduação, 62,9% declararam já ter enfrentado dificuldade por falta de conhecimento no assunto, e 94,5% sentiram necessidade de se atualizar depois de responder ao questionário. Os médicos participantes mostraram bom conhecimento, com dificuldades específicas sobre a divulgação de títulos, produtos e informações de alerta à população. Conclui-se ser necessário abordar o assunto no currículo formal durante a graduação e elaborar medidas educativas mais objetivas.Conselho Federal de Medicina2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115Revista Bioética v.29 n.1 2021reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422021291452info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de AbreuManfredini,Gabriela BiancaBrito,Luara Carneiro dePenido,Marília de SouzaBuch,Paulo HenriquePurim,Kátia Sheylla Maltapor2021-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422021000100115Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2021-05-18T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
title |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
spellingShingle |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu Marketing de serviços de saúde Ética profissional Educação médica |
title_short |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
title_full |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
title_fullStr |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
title_full_unstemmed |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
title_sort |
Publicidade médica em tempos de medicina em rede |
author |
Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu |
author_facet |
Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu Manfredini,Gabriela Bianca Brito,Luara Carneiro de Penido,Marília de Souza Buch,Paulo Henrique Purim,Kátia Sheylla Malta |
author_role |
author |
author2 |
Manfredini,Gabriela Bianca Brito,Luara Carneiro de Penido,Marília de Souza Buch,Paulo Henrique Purim,Kátia Sheylla Malta |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt,Ana Carolina Fernandes Dall’Stella de Abreu Manfredini,Gabriela Bianca Brito,Luara Carneiro de Penido,Marília de Souza Buch,Paulo Henrique Purim,Kátia Sheylla Malta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços de saúde Ética profissional Educação médica |
topic |
Marketing de serviços de saúde Ética profissional Educação médica |
description |
Resumo Este artigo objetiva avaliar o conhecimento de médicos sobre marketing de serviços de saúde. Trata-se de estudo prospectivo transversal com formulário autoaplicado que abarcou dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da publicidade e opinião sobre o tema. Os resultados apontam que 60,7% e 67,5% dos médicos formados em instituições privadas e públicas, respectivamente, afirmam não ter tido contato com o tema durante a graduação, 62,9% declararam já ter enfrentado dificuldade por falta de conhecimento no assunto, e 94,5% sentiram necessidade de se atualizar depois de responder ao questionário. Os médicos participantes mostraram bom conhecimento, com dificuldades específicas sobre a divulgação de títulos, produtos e informações de alerta à população. Conclui-se ser necessário abordar o assunto no currículo formal durante a graduação e elaborar medidas educativas mais objetivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422021000100115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-80422021291452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Bioética v.29 n.1 2021 reponame:Revista Bioética (online) instname:Conselho Federal de Medicina (CFM) instacron:CFM |
instname_str |
Conselho Federal de Medicina (CFM) |
instacron_str |
CFM |
institution |
CFM |
reponame_str |
Revista Bioética (online) |
collection |
Revista Bioética (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com |
_version_ |
1754122543495643136 |