Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Lorena Cunha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mourão,Rogério Antunes, Almeida,Rogério José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000100118
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivo caracterizar as perspectivas dos docentes médicos de um curso de medicina em relação à ética médica. Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Foram aplicados a 86 docentes médicos do curso de medicina da PUC-Goiás dois questionários: um sociodemográfico e outro de avaliação do conhecimento e interesse em ética médica. Realizou-se análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, Spearman, Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste t (< 0,05). Os resultados mostram que os docentes conhecem o Código de Ética Médica (CEM) e o recomendam no decorrer de todos os módulos do curso. Uma minoria atualiza-se com frequência, leu totalmente o CEM e o utiliza no preparo de suas aulas. Conclui-se que, quanto maior a autoavaliação do conhecimento sobre ética médica e sua importância para a própria formação profissional, maior também é o interesse em utilizar o CEM na relação com os alunos, especificamente na elaboração e realização das aulas.
id CFM-1_f73fe5efe5d02c76a890f6e54ee61f30
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-80422016000100118
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médicaEducação médicaEnsinoÉtica médicaResumo Este artigo tem por objetivo caracterizar as perspectivas dos docentes médicos de um curso de medicina em relação à ética médica. Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Foram aplicados a 86 docentes médicos do curso de medicina da PUC-Goiás dois questionários: um sociodemográfico e outro de avaliação do conhecimento e interesse em ética médica. Realizou-se análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, Spearman, Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste t (< 0,05). Os resultados mostram que os docentes conhecem o Código de Ética Médica (CEM) e o recomendam no decorrer de todos os módulos do curso. Uma minoria atualiza-se com frequência, leu totalmente o CEM e o utiliza no preparo de suas aulas. Conclui-se que, quanto maior a autoavaliação do conhecimento sobre ética médica e sua importância para a própria formação profissional, maior também é o interesse em utilizar o CEM na relação com os alunos, especificamente na elaboração e realização das aulas.Conselho Federal de Medicina2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000100118Revista Bioética v.24 n.1 2016reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422016241113info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Lorena CunhaMourão,Rogério AntunesAlmeida,Rogério José depor2016-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422016000100118Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2016-05-09T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
title Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
spellingShingle Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
Ferreira,Lorena Cunha
Educação médica
Ensino
Ética médica
title_short Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
title_full Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
title_fullStr Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
title_full_unstemmed Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
title_sort Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica
author Ferreira,Lorena Cunha
author_facet Ferreira,Lorena Cunha
Mourão,Rogério Antunes
Almeida,Rogério José de
author_role author
author2 Mourão,Rogério Antunes
Almeida,Rogério José de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Lorena Cunha
Mourão,Rogério Antunes
Almeida,Rogério José de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Ensino
Ética médica
topic Educação médica
Ensino
Ética médica
description Resumo Este artigo tem por objetivo caracterizar as perspectivas dos docentes médicos de um curso de medicina em relação à ética médica. Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Foram aplicados a 86 docentes médicos do curso de medicina da PUC-Goiás dois questionários: um sociodemográfico e outro de avaliação do conhecimento e interesse em ética médica. Realizou-se análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, Spearman, Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste t (< 0,05). Os resultados mostram que os docentes conhecem o Código de Ética Médica (CEM) e o recomendam no decorrer de todos os módulos do curso. Uma minoria atualiza-se com frequência, leu totalmente o CEM e o utiliza no preparo de suas aulas. Conclui-se que, quanto maior a autoavaliação do conhecimento sobre ética médica e sua importância para a própria formação profissional, maior também é o interesse em utilizar o CEM na relação com os alunos, especificamente na elaboração e realização das aulas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000100118
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000100118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-80422016241113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética v.24 n.1 2016
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1754122542374715392