Pacientes Terminais – Morte Encefálica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gogliano, Daisy
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/493
Resumo: O progresso da tecnologia médico-biológica está a impor profundas transformações ético-jurídicas. Em face das novas técnicas de sustentação vital e de reanimação, como a utilização de meios mecânicos de respiração artificial, o fenômeno morte hoje não se resume simplesmente na cessação espontânea das funções cardiorrespiratórias. Na atualidade, fala-se na ocorrência da "morte encefálica" que deve ser constatada por critérios estritamente médicos, não cabendo à lei defini-los pois isto limitaria a adoção de novos parâmetros ditados pela própria evolução da ciência. A interrupção da sustentação vital, uma vez estabelecida a morte encefálica, não se confunde com a eutanásia ou eventual "direito de morrer", no sentido de precipitar o evento "morte", o qual, efetivamente, já ocorreu. Por respeito à dignidade humana o médico deve evitar que o paciente em morte encefálica seja submetido a terapêutica desnecessária, não só inútil como fútil.
id CFM-1_fbf8beaf3911d48f58c05683b92bf174
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/493
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Pacientes Terminais – Morte EncefálicaPaciente terminalmorte encefálicalegislação O progresso da tecnologia médico-biológica está a impor profundas transformações ético-jurídicas. Em face das novas técnicas de sustentação vital e de reanimação, como a utilização de meios mecânicos de respiração artificial, o fenômeno morte hoje não se resume simplesmente na cessação espontânea das funções cardiorrespiratórias. Na atualidade, fala-se na ocorrência da "morte encefálica" que deve ser constatada por critérios estritamente médicos, não cabendo à lei defini-los pois isto limitaria a adoção de novos parâmetros ditados pela própria evolução da ciência. A interrupção da sustentação vital, uma vez estabelecida a morte encefálica, não se confunde com a eutanásia ou eventual "direito de morrer", no sentido de precipitar o evento "morte", o qual, efetivamente, já ocorreu. Por respeito à dignidade humana o médico deve evitar que o paciente em morte encefálica seja submetido a terapêutica desnecessária, não só inútil como fútil.CFM2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/493Revista Bioética; Vol. 1 No. 2Revista Bioética; Vol. 1 Núm. 2Revista Bioética; v. 1 n. 21983-80341983-8042reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFMporhttps://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/493/310Gogliano, Daisyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-11-06T18:16:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/493Revistahttps://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioeticaPUBhttps://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/oaibioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2009-11-06T18:16:47Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacientes Terminais – Morte Encefálica
title Pacientes Terminais – Morte Encefálica
spellingShingle Pacientes Terminais – Morte Encefálica
Gogliano, Daisy
Paciente terminal
morte encefálica
legislação
title_short Pacientes Terminais – Morte Encefálica
title_full Pacientes Terminais – Morte Encefálica
title_fullStr Pacientes Terminais – Morte Encefálica
title_full_unstemmed Pacientes Terminais – Morte Encefálica
title_sort Pacientes Terminais – Morte Encefálica
author Gogliano, Daisy
author_facet Gogliano, Daisy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gogliano, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Paciente terminal
morte encefálica
legislação
topic Paciente terminal
morte encefálica
legislação
description O progresso da tecnologia médico-biológica está a impor profundas transformações ético-jurídicas. Em face das novas técnicas de sustentação vital e de reanimação, como a utilização de meios mecânicos de respiração artificial, o fenômeno morte hoje não se resume simplesmente na cessação espontânea das funções cardiorrespiratórias. Na atualidade, fala-se na ocorrência da "morte encefálica" que deve ser constatada por critérios estritamente médicos, não cabendo à lei defini-los pois isto limitaria a adoção de novos parâmetros ditados pela própria evolução da ciência. A interrupção da sustentação vital, uma vez estabelecida a morte encefálica, não se confunde com a eutanásia ou eventual "direito de morrer", no sentido de precipitar o evento "morte", o qual, efetivamente, já ocorreu. Por respeito à dignidade humana o médico deve evitar que o paciente em morte encefálica seja submetido a terapêutica desnecessária, não só inútil como fútil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/493
url https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/493/310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CFM
publisher.none.fl_str_mv CFM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética; Vol. 1 No. 2
Revista Bioética; Vol. 1 Núm. 2
Revista Bioética; v. 1 n. 2
1983-8034
1983-8042
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1824316359228522496