Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Cristiana Caldas Guimarães de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Souza,Solange Jobim e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100003
Resumo: Este texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Como estratégia metodológica, enfatizamos a articulação de diferentes autores, sobre questões que abarcam os temas relativos à subjetividade, ao consumo e à mídia com fragmentos de entrevistas realizadas com pais, professores, crianças e adolescentes, abordando as transformações intersubjetivas na contemporaneidade. Na medida em que a construção do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época.
id CFP-1_06e3efb75025f2d0537851424b3923c5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932003000100003
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infânciaInfânciaMídiaÉticaSubjetividadeEste texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Como estratégia metodológica, enfatizamos a articulação de diferentes autores, sobre questões que abarcam os temas relativos à subjetividade, ao consumo e à mídia com fragmentos de entrevistas realizadas com pais, professores, crianças e adolescentes, abordando as transformações intersubjetivas na contemporaneidade. Na medida em que a construção do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época.Conselho Federal de Psicologia2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100003Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.1 2003reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932003000100003info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Cristiana Caldas Guimarães deSouza,Solange Jobim epor2012-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932003000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-30T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
title Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
spellingShingle Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
Campos,Cristiana Caldas Guimarães de
Infância
Mídia
Ética
Subjetividade
title_short Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
title_full Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
title_fullStr Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
title_full_unstemmed Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
title_sort Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
author Campos,Cristiana Caldas Guimarães de
author_facet Campos,Cristiana Caldas Guimarães de
Souza,Solange Jobim e
author_role author
author2 Souza,Solange Jobim e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Cristiana Caldas Guimarães de
Souza,Solange Jobim e
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Mídia
Ética
Subjetividade
topic Infância
Mídia
Ética
Subjetividade
description Este texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Como estratégia metodológica, enfatizamos a articulação de diferentes autores, sobre questões que abarcam os temas relativos à subjetividade, ao consumo e à mídia com fragmentos de entrevistas realizadas com pais, professores, crianças e adolescentes, abordando as transformações intersubjetivas na contemporaneidade. Na medida em que a construção do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932003000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.1 2003
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427409891328