Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Ticiana Paiva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cury,Vera Engler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200475
Resumo: Resumo O artigo baseia-se numa tese de doutorado que investigou a experiência de psicólogos que atuaram em situações extremas nas quais se incluem desastres ambientais, acidentes aéreos e conflitos armados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória de inspiração fenomenológica. A pesquisadora realizou encontros individuais com nove psicólogos. Como estratégia para a análise dos encontros foram elaboradas narrativas que desvelaram os significados da experiência dos participantes e possibilitaram apontar elementos em relação ao fenômeno estudado: a) conviver com o risco torna-se parte inerente a esse tipo de prática profissional; b) pertencer a uma organização humanitária é vital para a atuação; c) a atenção psicológica desenvolve-se em sintonia com as especificidades e demandas da situação, constituindo-se a partir de atitudes de empatia e aceitação às pessoas vitimadas, assim como de autenticidade em relação ao próprio psicólogo; d) a prática em situações extremas constitui campo fértil e peculiar de aprendizagem; e) os psicólogos revelaram sentimentos de autorrealização e gratificação em decorrência de sua participação e o desejo por continuar atuando naqueles contextos. O sentido da prática psicológica em situações extremas corresponde a um gesto humano de lançar-se em direção ao outro tendo como missão o cuidar.
id CFP-1_0710e4c4e11c74247710b604311b007f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932017000200475
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de PsicólogosIntervenção PsicológicaFenomenologiaAtuação do PsicólogoResumo O artigo baseia-se numa tese de doutorado que investigou a experiência de psicólogos que atuaram em situações extremas nas quais se incluem desastres ambientais, acidentes aéreos e conflitos armados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória de inspiração fenomenológica. A pesquisadora realizou encontros individuais com nove psicólogos. Como estratégia para a análise dos encontros foram elaboradas narrativas que desvelaram os significados da experiência dos participantes e possibilitaram apontar elementos em relação ao fenômeno estudado: a) conviver com o risco torna-se parte inerente a esse tipo de prática profissional; b) pertencer a uma organização humanitária é vital para a atuação; c) a atenção psicológica desenvolve-se em sintonia com as especificidades e demandas da situação, constituindo-se a partir de atitudes de empatia e aceitação às pessoas vitimadas, assim como de autenticidade em relação ao próprio psicólogo; d) a prática em situações extremas constitui campo fértil e peculiar de aprendizagem; e) os psicólogos revelaram sentimentos de autorrealização e gratificação em decorrência de sua participação e o desejo por continuar atuando naqueles contextos. O sentido da prática psicológica em situações extremas corresponde a um gesto humano de lançar-se em direção ao outro tendo como missão o cuidar.Conselho Federal de Psicologia2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200475Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.2 2017reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703002562015info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Ticiana PaivaCury,Vera Englerpor2017-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932017000200475Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-06-13T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
title Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
spellingShingle Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
Vasconcelos,Ticiana Paiva
Intervenção Psicológica
Fenomenologia
Atuação do Psicólogo
title_short Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
title_full Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
title_fullStr Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
title_full_unstemmed Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
title_sort Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos
author Vasconcelos,Ticiana Paiva
author_facet Vasconcelos,Ticiana Paiva
Cury,Vera Engler
author_role author
author2 Cury,Vera Engler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Ticiana Paiva
Cury,Vera Engler
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Psicológica
Fenomenologia
Atuação do Psicólogo
topic Intervenção Psicológica
Fenomenologia
Atuação do Psicólogo
description Resumo O artigo baseia-se numa tese de doutorado que investigou a experiência de psicólogos que atuaram em situações extremas nas quais se incluem desastres ambientais, acidentes aéreos e conflitos armados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória de inspiração fenomenológica. A pesquisadora realizou encontros individuais com nove psicólogos. Como estratégia para a análise dos encontros foram elaboradas narrativas que desvelaram os significados da experiência dos participantes e possibilitaram apontar elementos em relação ao fenômeno estudado: a) conviver com o risco torna-se parte inerente a esse tipo de prática profissional; b) pertencer a uma organização humanitária é vital para a atuação; c) a atenção psicológica desenvolve-se em sintonia com as especificidades e demandas da situação, constituindo-se a partir de atitudes de empatia e aceitação às pessoas vitimadas, assim como de autenticidade em relação ao próprio psicólogo; d) a prática em situações extremas constitui campo fértil e peculiar de aprendizagem; e) os psicólogos revelaram sentimentos de autorrealização e gratificação em decorrência de sua participação e o desejo por continuar atuando naqueles contextos. O sentido da prática psicológica em situações extremas corresponde a um gesto humano de lançar-se em direção ao outro tendo como missão o cuidar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200475
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703002562015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.2 2017
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430920523776