Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fitaroni,Juliana Batista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bousfield,Andréa Barbará da Silva, Silva,Jean Paulo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100101
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo é apreender tanto as representações sociais de morte como a compreensão desse saber, construído na prática profissional por uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos. Participaram da investigação 20 profissionais de uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos que trabalhavam há pelo menos seis meses na equipe que aceitou participar da pesquisa. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com delineamento de estudo de casos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual em profundidade. A avaliação dos dados empregou a análise de conteúdo do tipo categorial, com o suporte do software Atlas.ti. Como resultado, afirma-se que os participantes compreendem a morte tanto como parte do processo de vida, quanto como um evento capaz de gerar perdas. Encontraram-se evidências de que a representação social de morte está em transformação nesse grupo, pois as trocas e compartilhamentos de experiências, pautados na filosofia paliativista, fazem com que os profissionais questionem sua própria forma de encarar a morte.
id CFP-1_10bb57f55ced58e3a6c85791a5b8703c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100101
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe MultidisciplinarMorteCuidados PaliativosRepresentações SociaisResumo O objetivo deste estudo é apreender tanto as representações sociais de morte como a compreensão desse saber, construído na prática profissional por uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos. Participaram da investigação 20 profissionais de uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos que trabalhavam há pelo menos seis meses na equipe que aceitou participar da pesquisa. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com delineamento de estudo de casos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual em profundidade. A avaliação dos dados empregou a análise de conteúdo do tipo categorial, com o suporte do software Atlas.ti. Como resultado, afirma-se que os participantes compreendem a morte tanto como parte do processo de vida, quanto como um evento capaz de gerar perdas. Encontraram-se evidências de que a representação social de morte está em transformação nesse grupo, pois as trocas e compartilhamentos de experiências, pautados na filosofia paliativista, fazem com que os profissionais questionem sua própria forma de encarar a morte.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100101Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003209676info:eu-repo/semantics/openAccessFitaroni,Juliana BatistaBousfield,Andréa Barbará da SilvaSilva,Jean Paulo dapor2021-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100101Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-07-14T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
title Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
spellingShingle Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
Fitaroni,Juliana Batista
Morte
Cuidados Paliativos
Representações Sociais
title_short Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
title_full Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
title_fullStr Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
title_full_unstemmed Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
title_sort Morte nos Cuidados Paliativos: Representações Sociais de uma Equipe Multidisciplinar
author Fitaroni,Juliana Batista
author_facet Fitaroni,Juliana Batista
Bousfield,Andréa Barbará da Silva
Silva,Jean Paulo da
author_role author
author2 Bousfield,Andréa Barbará da Silva
Silva,Jean Paulo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fitaroni,Juliana Batista
Bousfield,Andréa Barbará da Silva
Silva,Jean Paulo da
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Cuidados Paliativos
Representações Sociais
topic Morte
Cuidados Paliativos
Representações Sociais
description Resumo O objetivo deste estudo é apreender tanto as representações sociais de morte como a compreensão desse saber, construído na prática profissional por uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos. Participaram da investigação 20 profissionais de uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos que trabalhavam há pelo menos seis meses na equipe que aceitou participar da pesquisa. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com delineamento de estudo de casos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual em profundidade. A avaliação dos dados empregou a análise de conteúdo do tipo categorial, com o suporte do software Atlas.ti. Como resultado, afirma-se que os participantes compreendem a morte tanto como parte do processo de vida, quanto como um evento capaz de gerar perdas. Encontraram-se evidências de que a representação social de morte está em transformação nesse grupo, pois as trocas e compartilhamentos de experiências, pautados na filosofia paliativista, fazem com que os profissionais questionem sua própria forma de encarar a morte.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100101
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003209676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432235438080