Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souto,Jailma Belarmino, Silva Júnior,Edivan Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400909
Resumo: Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, realizada com dez casais inscritos em processo de adoção na Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande, PB. O objetivo foi analisar os significantes e as expectativas atribuídos à adoção por casais postulantes. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os casais e, posteriormente, feita a análise dos discursos pautada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicanálise, visando privilegiar o significante repetido nas falas. A adoção foi compreendida como um ato de amor e de ajuda a uma criança, vislumbrada como uma possibilidade de construir uma família, e como uma solução possível ante a insatisfação de não poder gerar um filho, compreendida pelos casais como um meio de poder vivenciar a felicidade através da paternidade e/ou maternidade pela via da adoção. A infertilidade/esterilidade também foi mencionada como uma das principais causas para a busca pela adoção. Nessa perspectiva, os significantes apresentados nos discursos dos pares revelaram a importância de poder escutar as construções subjetivas acerca do desejo pela adoção e possibilitar um espaço para a elaboração dessas questões. Este estudo pode lançar bases para que os profissionais do Judiciário possam discutir e refletir sobre o tema aqui abordado, entre eles, os de Psicologia, que lidam com as demandas de habilitação de adotantes, e nortear práticas com vistas a minorar os casos de devolução de crianças em processo de adoção.
id CFP-1_1960e03bd121b10c80598c40b067515e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932017000400909
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de FiliaçãoParentalidadePostulantes à adoçãoVara da Infância e JuventudePsicanáliseResumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, realizada com dez casais inscritos em processo de adoção na Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande, PB. O objetivo foi analisar os significantes e as expectativas atribuídos à adoção por casais postulantes. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os casais e, posteriormente, feita a análise dos discursos pautada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicanálise, visando privilegiar o significante repetido nas falas. A adoção foi compreendida como um ato de amor e de ajuda a uma criança, vislumbrada como uma possibilidade de construir uma família, e como uma solução possível ante a insatisfação de não poder gerar um filho, compreendida pelos casais como um meio de poder vivenciar a felicidade através da paternidade e/ou maternidade pela via da adoção. A infertilidade/esterilidade também foi mencionada como uma das principais causas para a busca pela adoção. Nessa perspectiva, os significantes apresentados nos discursos dos pares revelaram a importância de poder escutar as construções subjetivas acerca do desejo pela adoção e possibilitar um espaço para a elaboração dessas questões. Este estudo pode lançar bases para que os profissionais do Judiciário possam discutir e refletir sobre o tema aqui abordado, entre eles, os de Psicologia, que lidam com as demandas de habilitação de adotantes, e nortear práticas com vistas a minorar os casos de devolução de crianças em processo de adoção.Conselho Federal de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400909Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.4 2017reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003672016info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre deSouto,Jailma BelarminoSilva Júnior,Edivan Gonçalves dapor2017-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932017000400909Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-12-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
title Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
spellingShingle Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
Oliveira,Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de
Parentalidade
Postulantes à adoção
Vara da Infância e Juventude
Psicanálise
title_short Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
title_full Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
title_fullStr Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
title_full_unstemmed Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
title_sort Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação
author Oliveira,Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de
author_facet Oliveira,Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de
Souto,Jailma Belarmino
Silva Júnior,Edivan Gonçalves da
author_role author
author2 Souto,Jailma Belarmino
Silva Júnior,Edivan Gonçalves da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de
Souto,Jailma Belarmino
Silva Júnior,Edivan Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Postulantes à adoção
Vara da Infância e Juventude
Psicanálise
topic Parentalidade
Postulantes à adoção
Vara da Infância e Juventude
Psicanálise
description Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, realizada com dez casais inscritos em processo de adoção na Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande, PB. O objetivo foi analisar os significantes e as expectativas atribuídos à adoção por casais postulantes. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os casais e, posteriormente, feita a análise dos discursos pautada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicanálise, visando privilegiar o significante repetido nas falas. A adoção foi compreendida como um ato de amor e de ajuda a uma criança, vislumbrada como uma possibilidade de construir uma família, e como uma solução possível ante a insatisfação de não poder gerar um filho, compreendida pelos casais como um meio de poder vivenciar a felicidade através da paternidade e/ou maternidade pela via da adoção. A infertilidade/esterilidade também foi mencionada como uma das principais causas para a busca pela adoção. Nessa perspectiva, os significantes apresentados nos discursos dos pares revelaram a importância de poder escutar as construções subjetivas acerca do desejo pela adoção e possibilitar um espaço para a elaboração dessas questões. Este estudo pode lançar bases para que os profissionais do Judiciário possam discutir e refletir sobre o tema aqui abordado, entre eles, os de Psicologia, que lidam com as demandas de habilitação de adotantes, e nortear práticas com vistas a minorar os casos de devolução de crianças em processo de adoção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400909
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003672016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.4 2017
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430964563968