Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes-Teixeira,Ana Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte,Cidália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700109
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o perdão, quando estudado, com a satisfação conjugal, possibilitando uma melhor integração empírica da investigação sobre os dois construtos. Apesar da interdisciplinaridade emergente, a investigação face a esses dois construtos têm permanecido inconsistente, existindo várias dúvidas quanto à relação entre ambos. Foi realizada uma pesquisa em diferentes bases de dados internacionais (Academic Search Complete, PsycArticles, PsycInfo, PsycCritiques, Psychology and Behavioral Sciences Collection), consultadas até 1990, retrospectivamente, permitindo uma identificação inicial de 516 estudos. Com base em critérios de inclusão e exclusão rigorosa e previamente definidos, 25 estudos, publicados entre 2002 e 2016, foram selecionados para uma análise crítica. Os resultados indicam que a maioria dos estudos aposta numa conceptualização multidimensional do perdão, emergindo a presença de uma dimensão motivacional positiva (benevolência) e a renúncia a um estado motivacional negativo (vingança, evitamento, retaliação). Os dados sugerem relações positivas entre perdão e satisfação conjugal: o perdão promove níveis superiores de satisfação conjugal; níveis superiores de satisfação conjugal promovem um maior perdão; a relação entre os construtos pode ser bidirecional. Contudo, a maioria dos estudos incluídos revela um design metodológico transversal, limitando a exploração e a retirada de conclusões acerca da direção das relações causais entre os dois construtos. Revela-se fundamental o desenvolvimento de estudos futuros com designs metodológicos mais complexos, permitindo uma compreensão mais rigorosa e o alargamento do campo de estudos.
id CFP-1_199e452dd0321b8fcd2963bb17043be3
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000700109
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão SistemáticaPerdãoSatisfação conjugalConjugalidadeRevisão sistemáticaResumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o perdão, quando estudado, com a satisfação conjugal, possibilitando uma melhor integração empírica da investigação sobre os dois construtos. Apesar da interdisciplinaridade emergente, a investigação face a esses dois construtos têm permanecido inconsistente, existindo várias dúvidas quanto à relação entre ambos. Foi realizada uma pesquisa em diferentes bases de dados internacionais (Academic Search Complete, PsycArticles, PsycInfo, PsycCritiques, Psychology and Behavioral Sciences Collection), consultadas até 1990, retrospectivamente, permitindo uma identificação inicial de 516 estudos. Com base em critérios de inclusão e exclusão rigorosa e previamente definidos, 25 estudos, publicados entre 2002 e 2016, foram selecionados para uma análise crítica. Os resultados indicam que a maioria dos estudos aposta numa conceptualização multidimensional do perdão, emergindo a presença de uma dimensão motivacional positiva (benevolência) e a renúncia a um estado motivacional negativo (vingança, evitamento, retaliação). Os dados sugerem relações positivas entre perdão e satisfação conjugal: o perdão promove níveis superiores de satisfação conjugal; níveis superiores de satisfação conjugal promovem um maior perdão; a relação entre os construtos pode ser bidirecional. Contudo, a maioria dos estudos incluídos revela um design metodológico transversal, limitando a exploração e a retirada de conclusões acerca da direção das relações causais entre os dois construtos. Revela-se fundamental o desenvolvimento de estudos futuros com designs metodológicos mais complexos, permitindo uma compreensão mais rigorosa e o alargamento do campo de estudos.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700109Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe3 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003200730info:eu-repo/semantics/openAccessMendes-Teixeira,Ana IsabelDuarte,Cidáliapor2021-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000700109Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-09-10T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
title Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
spellingShingle Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
Mendes-Teixeira,Ana Isabel
Perdão
Satisfação conjugal
Conjugalidade
Revisão sistemática
title_short Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
title_full Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
title_fullStr Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
title_full_unstemmed Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
title_sort Perdão e Satisfação Conjugal: Uma Revisão Sistemática
author Mendes-Teixeira,Ana Isabel
author_facet Mendes-Teixeira,Ana Isabel
Duarte,Cidália
author_role author
author2 Duarte,Cidália
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes-Teixeira,Ana Isabel
Duarte,Cidália
dc.subject.por.fl_str_mv Perdão
Satisfação conjugal
Conjugalidade
Revisão sistemática
topic Perdão
Satisfação conjugal
Conjugalidade
Revisão sistemática
description Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o perdão, quando estudado, com a satisfação conjugal, possibilitando uma melhor integração empírica da investigação sobre os dois construtos. Apesar da interdisciplinaridade emergente, a investigação face a esses dois construtos têm permanecido inconsistente, existindo várias dúvidas quanto à relação entre ambos. Foi realizada uma pesquisa em diferentes bases de dados internacionais (Academic Search Complete, PsycArticles, PsycInfo, PsycCritiques, Psychology and Behavioral Sciences Collection), consultadas até 1990, retrospectivamente, permitindo uma identificação inicial de 516 estudos. Com base em critérios de inclusão e exclusão rigorosa e previamente definidos, 25 estudos, publicados entre 2002 e 2016, foram selecionados para uma análise crítica. Os resultados indicam que a maioria dos estudos aposta numa conceptualização multidimensional do perdão, emergindo a presença de uma dimensão motivacional positiva (benevolência) e a renúncia a um estado motivacional negativo (vingança, evitamento, retaliação). Os dados sugerem relações positivas entre perdão e satisfação conjugal: o perdão promove níveis superiores de satisfação conjugal; níveis superiores de satisfação conjugal promovem um maior perdão; a relação entre os construtos pode ser bidirecional. Contudo, a maioria dos estudos incluídos revela um design metodológico transversal, limitando a exploração e a retirada de conclusões acerca da direção das relações causais entre os dois construtos. Revela-se fundamental o desenvolvimento de estudos futuros com designs metodológicos mais complexos, permitindo uma compreensão mais rigorosa e o alargamento do campo de estudos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700109
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003200730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe3 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432633896960