Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400955 |
Resumo: | A "economia criativa" é um dos vários desenvolvimentos da economia mundial impulsionados pelas tecnologias de informação e comunicação. Os ambientes fáceis de usar da Web 2.0 permitiram que usuários ao redor do mundo expusessem seus talentos on-line e que muitos alcançassem sucesso e profissionalização meteóricos. Dada a novidade deste fenômeno, a presente pesquisa propôs-se a explorar, por meio de entrevistas abertas e análise qualitativa dos depoimentos coletados, o que está acontecendo do ponto de vista de jovens brasileiros, entre 18 e 30 anos de idade que expõem algum produto seu on-line. O papel exercido pelos vários casos de sucesso conhecidos sobre seus projetos de profissionalização foi o ponto de partida dessa exploração. Os resultados revelaram que o "boom" da autoexposição de talentos não se deve somente à influência desses sucessos ou ao desejo de se profissionalizar, mas principalmente à contagiante circulação de ideias e comportamentos no ambiente inovador da Internet. |
id |
CFP-1_1d4a4040e3b65b74ab4eb0f8179f8249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932014000400955 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de TalentosCriatividadeInternetJovensAptidãoA "economia criativa" é um dos vários desenvolvimentos da economia mundial impulsionados pelas tecnologias de informação e comunicação. Os ambientes fáceis de usar da Web 2.0 permitiram que usuários ao redor do mundo expusessem seus talentos on-line e que muitos alcançassem sucesso e profissionalização meteóricos. Dada a novidade deste fenômeno, a presente pesquisa propôs-se a explorar, por meio de entrevistas abertas e análise qualitativa dos depoimentos coletados, o que está acontecendo do ponto de vista de jovens brasileiros, entre 18 e 30 anos de idade que expõem algum produto seu on-line. O papel exercido pelos vários casos de sucesso conhecidos sobre seus projetos de profissionalização foi o ponto de partida dessa exploração. Os resultados revelaram que o "boom" da autoexposição de talentos não se deve somente à influência desses sucessos ou ao desejo de se profissionalizar, mas principalmente à contagiante circulação de ideias e comportamentos no ambiente inovador da Internet.Conselho Federal de Psicologia2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400955Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.4 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001302013info:eu-repo/semantics/openAccessNicolaci-da-Costa,Ana Mariapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000400955Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
title |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
spellingShingle |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos Nicolaci-da-Costa,Ana Maria Criatividade Internet Jovens Aptidão |
title_short |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
title_full |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
title_fullStr |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
title_full_unstemmed |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
title_sort |
Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos |
author |
Nicolaci-da-Costa,Ana Maria |
author_facet |
Nicolaci-da-Costa,Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolaci-da-Costa,Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Internet Jovens Aptidão |
topic |
Criatividade Internet Jovens Aptidão |
description |
A "economia criativa" é um dos vários desenvolvimentos da economia mundial impulsionados pelas tecnologias de informação e comunicação. Os ambientes fáceis de usar da Web 2.0 permitiram que usuários ao redor do mundo expusessem seus talentos on-line e que muitos alcançassem sucesso e profissionalização meteóricos. Dada a novidade deste fenômeno, a presente pesquisa propôs-se a explorar, por meio de entrevistas abertas e análise qualitativa dos depoimentos coletados, o que está acontecendo do ponto de vista de jovens brasileiros, entre 18 e 30 anos de idade que expõem algum produto seu on-line. O papel exercido pelos vários casos de sucesso conhecidos sobre seus projetos de profissionalização foi o ponto de partida dessa exploração. Os resultados revelaram que o "boom" da autoexposição de talentos não se deve somente à influência desses sucessos ou ao desejo de se profissionalizar, mas principalmente à contagiante circulação de ideias e comportamentos no ambiente inovador da Internet. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400955 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703001302013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.4 2014 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430134091776 |