Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Angela Maria Dias
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Rozenowicz,Adriana, Freitas,Elaine Cristine de Moura, Ferreira,Joseane Pessanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400009
Resumo: Este texto pretende apresentar os resultados da investigação realizada em escolas públicas da Maré/RJ. O objetivo da pesquisa era tornar visíveis os efeitos das ações de um programa social que se desenvolvia nas escolas, buscando a construção de um instrumento de avaliação de projetos sociais assentada na perspectiva de participação e coletivização. A metodologia adotada é denominada de investigação/intervenção, tendo como base ferramentas da Análise Institucional. Foi possível apreender a dinâmica das relações sociais produzidas a partir da inserção de novos atores sociais no cotidiano escolar, ganhando visibilidade as práticas instituídas e os limites das forças que se pretendem instituintes.
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