Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400009 |
Resumo: | Este texto pretende apresentar os resultados da investigação realizada em escolas públicas da Maré/RJ. O objetivo da pesquisa era tornar visíveis os efeitos das ações de um programa social que se desenvolvia nas escolas, buscando a construção de um instrumento de avaliação de projetos sociais assentada na perspectiva de participação e coletivização. A metodologia adotada é denominada de investigação/intervenção, tendo como base ferramentas da Análise Institucional. Foi possível apreender a dinâmica das relações sociais produzidas a partir da inserção de novos atores sociais no cotidiano escolar, ganhando visibilidade as práticas instituídas e os limites das forças que se pretendem instituintes. |
id |
CFP-1_1f3b56ff8c968f1fada5cfe8d959d760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932003000400009 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da MaréPsicologia socialEducaçãoAnálise institucionalMetodologia de pesquisaEste texto pretende apresentar os resultados da investigação realizada em escolas públicas da Maré/RJ. O objetivo da pesquisa era tornar visíveis os efeitos das ações de um programa social que se desenvolvia nas escolas, buscando a construção de um instrumento de avaliação de projetos sociais assentada na perspectiva de participação e coletivização. A metodologia adotada é denominada de investigação/intervenção, tendo como base ferramentas da Análise Institucional. Foi possível apreender a dinâmica das relações sociais produzidas a partir da inserção de novos atores sociais no cotidiano escolar, ganhando visibilidade as práticas instituídas e os limites das forças que se pretendem instituintes.Conselho Federal de Psicologia2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400009Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.4 2003reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932003000400009info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Angela Maria DiasRozenowicz,AdrianaFreitas,Elaine Cristine de MouraFerreira,Joseane Pessanhapor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932003000400009Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
title |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
spellingShingle |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré Fernandes,Angela Maria Dias Psicologia social Educação Análise institucional Metodologia de pesquisa |
title_short |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
title_full |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
title_fullStr |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
title_full_unstemmed |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
title_sort |
Perspectivas em Psicologia Institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré |
author |
Fernandes,Angela Maria Dias |
author_facet |
Fernandes,Angela Maria Dias Rozenowicz,Adriana Freitas,Elaine Cristine de Moura Ferreira,Joseane Pessanha |
author_role |
author |
author2 |
Rozenowicz,Adriana Freitas,Elaine Cristine de Moura Ferreira,Joseane Pessanha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Angela Maria Dias Rozenowicz,Adriana Freitas,Elaine Cristine de Moura Ferreira,Joseane Pessanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia social Educação Análise institucional Metodologia de pesquisa |
topic |
Psicologia social Educação Análise institucional Metodologia de pesquisa |
description |
Este texto pretende apresentar os resultados da investigação realizada em escolas públicas da Maré/RJ. O objetivo da pesquisa era tornar visíveis os efeitos das ações de um programa social que se desenvolvia nas escolas, buscando a construção de um instrumento de avaliação de projetos sociais assentada na perspectiva de participação e coletivização. A metodologia adotada é denominada de investigação/intervenção, tendo como base ferramentas da Análise Institucional. Foi possível apreender a dinâmica das relações sociais produzidas a partir da inserção de novos atores sociais no cotidiano escolar, ganhando visibilidade as práticas instituídas e os limites das forças que se pretendem instituintes. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932003000400009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.4 2003 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122427454980096 |