Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anzolin,Bárbara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moscheta,Murilo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700315
Resumo: Resumo Desde sua emergência como um discurso científico, a Psicologia produziu diferentes descrições da diversidade sexual e de gênero, incluindo desde as abordagens mais patologizantes e estigmatizantes até aquelas criticamente e politicamente engajadas. Pesquisas denunciam posturas profissionais preconceituosas e patologizantes, de profissionais que trabalham com o intuito de ‘evitar’ ou ‘reverter a homossexualidade e/ou consideram-na uma “falha” ou “desvio”. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os sentidos construídos sobre diversidade sexual e sobre o trabalho de psicólogas da Atenção Básica, participantes de uma oficina para qualificação profissional sobre o trabalho com a população LGBT. A pesquisa incluiu dois encontros com um grupo de 12 psicólogas em formato de oficina, realizados nos meses de fevereiro e março de 2016, nos quais foram trabalhadas noções contemporâneas sobre gênero e sexualidade, os recursos e os desafios para a atuação profissional. Os encontros foram gravados e transcritos na íntegra. A partir da oficina, construímos múltiplos sentidos sobre diversidade sexual e sobre o trabalho com a população LGBT. Os resultados estão apresentados em dois eixos: a) do tradicional ao contemporâneo: a polivocalidade e a polifonia sobre diversidade sexual; b) da dificuldade ao compromisso: a constante inovação das práticas psicológicas. A análise destaca a multiplicidade de sentidos que atravessam o campo da produção do cuidado em Psicologia e os diferentes entendimentos que reverberam em práticas ora conservadoras e normatizadoras, ora despatologizantes.
id CFP-1_224ca6bdc09b93eeb0f448d26be08e3a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000700315
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção BásicaDiversidade SexualPsicologiaConstrucionismo SocialSaúde PúblicaAtenção BásicaResumo Desde sua emergência como um discurso científico, a Psicologia produziu diferentes descrições da diversidade sexual e de gênero, incluindo desde as abordagens mais patologizantes e estigmatizantes até aquelas criticamente e politicamente engajadas. Pesquisas denunciam posturas profissionais preconceituosas e patologizantes, de profissionais que trabalham com o intuito de ‘evitar’ ou ‘reverter a homossexualidade e/ou consideram-na uma “falha” ou “desvio”. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os sentidos construídos sobre diversidade sexual e sobre o trabalho de psicólogas da Atenção Básica, participantes de uma oficina para qualificação profissional sobre o trabalho com a população LGBT. A pesquisa incluiu dois encontros com um grupo de 12 psicólogas em formato de oficina, realizados nos meses de fevereiro e março de 2016, nos quais foram trabalhadas noções contemporâneas sobre gênero e sexualidade, os recursos e os desafios para a atuação profissional. Os encontros foram gravados e transcritos na íntegra. A partir da oficina, construímos múltiplos sentidos sobre diversidade sexual e sobre o trabalho com a população LGBT. Os resultados estão apresentados em dois eixos: a) do tradicional ao contemporâneo: a polivocalidade e a polifonia sobre diversidade sexual; b) da dificuldade ao compromisso: a constante inovação das práticas psicológicas. A análise destaca a multiplicidade de sentidos que atravessam o campo da produção do cuidado em Psicologia e os diferentes entendimentos que reverberam em práticas ora conservadoras e normatizadoras, ora despatologizantes.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700315Psicologia: Ciência e Profissão v.39 n.spe3 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003228644info:eu-repo/semantics/openAccessAnzolin,BárbaraMoscheta,Murilo dos Santospor2020-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000700315Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-04-29T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
title Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
spellingShingle Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
Anzolin,Bárbara
Diversidade Sexual
Psicologia
Construcionismo Social
Saúde Pública
Atenção Básica
title_short Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
title_full Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
title_fullStr Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
title_full_unstemmed Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
title_sort Sentidos sobre Diversidade Sexual e o Trabalho de Psicólogas na Atenção Básica
author Anzolin,Bárbara
author_facet Anzolin,Bárbara
Moscheta,Murilo dos Santos
author_role author
author2 Moscheta,Murilo dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anzolin,Bárbara
Moscheta,Murilo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade Sexual
Psicologia
Construcionismo Social
Saúde Pública
Atenção Básica
topic Diversidade Sexual
Psicologia
Construcionismo Social
Saúde Pública
Atenção Básica
description Resumo Desde sua emergência como um discurso científico, a Psicologia produziu diferentes descrições da diversidade sexual e de gênero, incluindo desde as abordagens mais patologizantes e estigmatizantes até aquelas criticamente e politicamente engajadas. Pesquisas denunciam posturas profissionais preconceituosas e patologizantes, de profissionais que trabalham com o intuito de ‘evitar’ ou ‘reverter a homossexualidade e/ou consideram-na uma “falha” ou “desvio”. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os sentidos construídos sobre diversidade sexual e sobre o trabalho de psicólogas da Atenção Básica, participantes de uma oficina para qualificação profissional sobre o trabalho com a população LGBT. A pesquisa incluiu dois encontros com um grupo de 12 psicólogas em formato de oficina, realizados nos meses de fevereiro e março de 2016, nos quais foram trabalhadas noções contemporâneas sobre gênero e sexualidade, os recursos e os desafios para a atuação profissional. Os encontros foram gravados e transcritos na íntegra. A partir da oficina, construímos múltiplos sentidos sobre diversidade sexual e sobre o trabalho com a população LGBT. Os resultados estão apresentados em dois eixos: a) do tradicional ao contemporâneo: a polivocalidade e a polifonia sobre diversidade sexual; b) da dificuldade ao compromisso: a constante inovação das práticas psicológicas. A análise destaca a multiplicidade de sentidos que atravessam o campo da produção do cuidado em Psicologia e os diferentes entendimentos que reverberam em práticas ora conservadoras e normatizadoras, ora despatologizantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700315
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003228644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 n.spe3 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431839076352