ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Raimundo Bittencourt de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Demenech,Lauro Miranda, Sousa-Filho,Paulo Gomes de, Neiva-Silva,Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100226
Resumo: Resumo Estima-se que um a cada cinco estudantes universitários ao redor do mundo apresenta algum tipo de transtorno psicológico, dentre os quais os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes. Este estudo consiste em um ensaio clínico randomizado com o objetivo de avaliar a eficácia e efetividade de um protocolo semiestruturado de psicoterapia em grupo baseado nos princípios da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para o tratamento de ansiedade entre estudantes universitários. Os participantes foram alocados aleatoriamente entre os grupos intervenção e controle. Os níveis de ansiedade pré e pós-intervenção foram avaliados por meio do instrumento General Anxiety Disorders-7 (GAD-7). A amostra final do estudo foi composta por 15 pessoas, dentre as quais 10 foram alocadas no grupo intervenção e 5, no grupo controle. Os resultados foram analisados de duas formas: a) por protocolo (Per-protocol analysis); e b) por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento reduziu a sintomatologia ansiosa em 39,7% entre os pacientes que completaram o tratamento (por protocolo, p=0,030) e em 30,8% entre todos alocados para o grupo intervenção (i.e., por intenção de tratar, incluindo os dropouts, p=0,035), enquanto os controles não tiveram redução significativa no mesmo período. Portanto, recomenda-se a utilização deste protocolo dentro do contexto universitário como uma alternativa viável ao acompanhamento individual em situações de transtornos de ansiedade. Pesquisas futuras com amostras maiores podem contribuir na consolidação deste protocolo.
id CFP-1_2db01d22e9f3d04ec089e1a3a46d88fc
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100226
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico RandomizadoTerapia de Aceitação e CompromissoTerapia de grupoTranstornos de ansiedadeEstudantes universitáriosEnsaio clínico randomizadoResumo Estima-se que um a cada cinco estudantes universitários ao redor do mundo apresenta algum tipo de transtorno psicológico, dentre os quais os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes. Este estudo consiste em um ensaio clínico randomizado com o objetivo de avaliar a eficácia e efetividade de um protocolo semiestruturado de psicoterapia em grupo baseado nos princípios da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para o tratamento de ansiedade entre estudantes universitários. Os participantes foram alocados aleatoriamente entre os grupos intervenção e controle. Os níveis de ansiedade pré e pós-intervenção foram avaliados por meio do instrumento General Anxiety Disorders-7 (GAD-7). A amostra final do estudo foi composta por 15 pessoas, dentre as quais 10 foram alocadas no grupo intervenção e 5, no grupo controle. Os resultados foram analisados de duas formas: a) por protocolo (Per-protocol analysis); e b) por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento reduziu a sintomatologia ansiosa em 39,7% entre os pacientes que completaram o tratamento (por protocolo, p=0,030) e em 30,8% entre todos alocados para o grupo intervenção (i.e., por intenção de tratar, incluindo os dropouts, p=0,035), enquanto os controles não tiveram redução significativa no mesmo período. Portanto, recomenda-se a utilização deste protocolo dentro do contexto universitário como uma alternativa viável ao acompanhamento individual em situações de transtornos de ansiedade. Pesquisas futuras com amostras maiores podem contribuir na consolidação deste protocolo.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100226Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003235684info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Raimundo Bittencourt deDemenech,Lauro MirandaSousa-Filho,Paulo Gomes deNeiva-Silva,Lucaspor2022-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100226Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-02-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
title ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
spellingShingle ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
Almeida,Raimundo Bittencourt de
Terapia de Aceitação e Compromisso
Terapia de grupo
Transtornos de ansiedade
Estudantes universitários
Ensaio clínico randomizado
title_short ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
title_full ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
title_fullStr ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
title_full_unstemmed ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
title_sort ACT em Grupo para Manejo de Ansiedade entre Universitários: Ensaio Clínico Randomizado
author Almeida,Raimundo Bittencourt de
author_facet Almeida,Raimundo Bittencourt de
Demenech,Lauro Miranda
Sousa-Filho,Paulo Gomes de
Neiva-Silva,Lucas
author_role author
author2 Demenech,Lauro Miranda
Sousa-Filho,Paulo Gomes de
Neiva-Silva,Lucas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Raimundo Bittencourt de
Demenech,Lauro Miranda
Sousa-Filho,Paulo Gomes de
Neiva-Silva,Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia de Aceitação e Compromisso
Terapia de grupo
Transtornos de ansiedade
Estudantes universitários
Ensaio clínico randomizado
topic Terapia de Aceitação e Compromisso
Terapia de grupo
Transtornos de ansiedade
Estudantes universitários
Ensaio clínico randomizado
description Resumo Estima-se que um a cada cinco estudantes universitários ao redor do mundo apresenta algum tipo de transtorno psicológico, dentre os quais os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes. Este estudo consiste em um ensaio clínico randomizado com o objetivo de avaliar a eficácia e efetividade de um protocolo semiestruturado de psicoterapia em grupo baseado nos princípios da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para o tratamento de ansiedade entre estudantes universitários. Os participantes foram alocados aleatoriamente entre os grupos intervenção e controle. Os níveis de ansiedade pré e pós-intervenção foram avaliados por meio do instrumento General Anxiety Disorders-7 (GAD-7). A amostra final do estudo foi composta por 15 pessoas, dentre as quais 10 foram alocadas no grupo intervenção e 5, no grupo controle. Os resultados foram analisados de duas formas: a) por protocolo (Per-protocol analysis); e b) por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento reduziu a sintomatologia ansiosa em 39,7% entre os pacientes que completaram o tratamento (por protocolo, p=0,030) e em 30,8% entre todos alocados para o grupo intervenção (i.e., por intenção de tratar, incluindo os dropouts, p=0,035), enquanto os controles não tiveram redução significativa no mesmo período. Portanto, recomenda-se a utilização deste protocolo dentro do contexto universitário como uma alternativa viável ao acompanhamento individual em situações de transtornos de ansiedade. Pesquisas futuras com amostras maiores podem contribuir na consolidação deste protocolo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003235684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432943226880