A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200014 |
Resumo: | O presente estudo objetivou verificar a relação entre a estratégia de pedir ajuda e as variáveis série escolar e gênero. Participaram da pesquisa 159 estudantes de ambos os sexos, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação da Estratégia de Pedir Ajuda no Contexto Escolar, e foram analisados quantitativamente. Os resultados indicam que a variável série escolar parece estar relacionada ao uso do pedir ajuda. Estudantes da 2ª série, diferentemente dos da 3ª e 4ª séries, relataram não utilizar muito essa estratégia. Em relação ao gênero, parece que a diferença, no que diz respeito ao uso do pedir ajuda, se mostra pequena. Os dados são discutidos em termos da possibilidade de o professor favorecer o uso da estratégia de pedir ajuda no contexto de sala de aula bem como da importância dessa estratégia para a promoção da aprendizagem autorregulada. |
id |
CFP-1_2e373a5f236e16f9ee276a6b9f25cee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932010000200014 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamentalPsicologia cognitivaAjudaAprendizagemEnsino fundamentalO presente estudo objetivou verificar a relação entre a estratégia de pedir ajuda e as variáveis série escolar e gênero. Participaram da pesquisa 159 estudantes de ambos os sexos, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação da Estratégia de Pedir Ajuda no Contexto Escolar, e foram analisados quantitativamente. Os resultados indicam que a variável série escolar parece estar relacionada ao uso do pedir ajuda. Estudantes da 2ª série, diferentemente dos da 3ª e 4ª séries, relataram não utilizar muito essa estratégia. Em relação ao gênero, parece que a diferença, no que diz respeito ao uso do pedir ajuda, se mostra pequena. Os dados são discutidos em termos da possibilidade de o professor favorecer o uso da estratégia de pedir ajuda no contexto de sala de aula bem como da importância dessa estratégia para a promoção da aprendizagem autorregulada.Conselho Federal de Psicologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200014Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.2 2010reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessSerafim,Tania MariaBoruchovitch,Evelypor2011-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932010000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-08-12T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
title |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental Serafim,Tania Maria Psicologia cognitiva Ajuda Aprendizagem Ensino fundamental |
title_short |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
title_full |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental |
author |
Serafim,Tania Maria |
author_facet |
Serafim,Tania Maria Boruchovitch,Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch,Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim,Tania Maria Boruchovitch,Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia cognitiva Ajuda Aprendizagem Ensino fundamental |
topic |
Psicologia cognitiva Ajuda Aprendizagem Ensino fundamental |
description |
O presente estudo objetivou verificar a relação entre a estratégia de pedir ajuda e as variáveis série escolar e gênero. Participaram da pesquisa 159 estudantes de ambos os sexos, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação da Estratégia de Pedir Ajuda no Contexto Escolar, e foram analisados quantitativamente. Os resultados indicam que a variável série escolar parece estar relacionada ao uso do pedir ajuda. Estudantes da 2ª série, diferentemente dos da 3ª e 4ª séries, relataram não utilizar muito essa estratégia. Em relação ao gênero, parece que a diferença, no que diz respeito ao uso do pedir ajuda, se mostra pequena. Os dados são discutidos em termos da possibilidade de o professor favorecer o uso da estratégia de pedir ajuda no contexto de sala de aula bem como da importância dessa estratégia para a promoção da aprendizagem autorregulada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932010000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.2 2010 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428890480640 |