Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Fabíola Marinho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Roberval Passos de, Bastos,Antonio Virgílio Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100227
Resumo: Resumo O estágio é um espaço de vivências de integração ensino-trabalho, que pode viabilizar a concretização de conhecimentos em ações profissionais e possibilitar ao estudante trabalhar com pessoas de diferentes identidades. Diante dessa diversidade, a experiência de inclusão no trabalho se relaciona com a percepção dos indivíduos quanto a sua aceitação, respeito e valorização, em função de sua identidade individual e grupal. Nesse sentido, este estudo objetivou compreender a experiência psicológica de inclusão entre estagiárias de Psicologia. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas narrativas com 15 estudantes de Psicologia que estagiavam em equipes multiprofissionais de saúde, com idades entre 23 e 57 anos; dentre eles, 14 eram mulheres e 10 eram autodeclaradas negras. Mediante o uso de categorias temáticas, as narrativas foram analisadas, buscando compreender os sentidos que as experiências tiveram para as entrevistadas. A experiência psicológica de inclusão foi vinculada à percepção de pertencimento à equipe e de acesso às informações e aos recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho. Por outro lado, as estagiárias expressaram que, em algumas situações, não sentiam interação e comunicação construtivas com médicos e trabalhadores da enfermagem. Os resultados afirmaram a importância dos estágios curriculares como dispositivos de inclusão no mundo do trabalho, reiterando que a diversidade abrange elementos como experiência no trabalho e categoria profissional. Entende-se que esses conhecimentos podem promover importantes discussões e, assim, fundamentar a elaboração de políticas e práticas organizacionais mais inclusivas para lidar com uma força de trabalho diversa.
id CFP-1_3284857d83094712504cf56bafabfabc
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100227
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes MultiprofissionaisInclusão no trabalhoDiversidade no trabalhoEquipes multiprofissionaisPsicologiaEstágiosResumo O estágio é um espaço de vivências de integração ensino-trabalho, que pode viabilizar a concretização de conhecimentos em ações profissionais e possibilitar ao estudante trabalhar com pessoas de diferentes identidades. Diante dessa diversidade, a experiência de inclusão no trabalho se relaciona com a percepção dos indivíduos quanto a sua aceitação, respeito e valorização, em função de sua identidade individual e grupal. Nesse sentido, este estudo objetivou compreender a experiência psicológica de inclusão entre estagiárias de Psicologia. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas narrativas com 15 estudantes de Psicologia que estagiavam em equipes multiprofissionais de saúde, com idades entre 23 e 57 anos; dentre eles, 14 eram mulheres e 10 eram autodeclaradas negras. Mediante o uso de categorias temáticas, as narrativas foram analisadas, buscando compreender os sentidos que as experiências tiveram para as entrevistadas. A experiência psicológica de inclusão foi vinculada à percepção de pertencimento à equipe e de acesso às informações e aos recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho. Por outro lado, as estagiárias expressaram que, em algumas situações, não sentiam interação e comunicação construtivas com médicos e trabalhadores da enfermagem. Os resultados afirmaram a importância dos estágios curriculares como dispositivos de inclusão no mundo do trabalho, reiterando que a diversidade abrange elementos como experiência no trabalho e categoria profissional. Entende-se que esses conhecimentos podem promover importantes discussões e, assim, fundamentar a elaboração de políticas e práticas organizacionais mais inclusivas para lidar com uma força de trabalho diversa.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100227Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003235842info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Fabíola MarinhoOliveira,Roberval Passos deBastos,Antonio Virgílio Bittencourtpor2022-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100227Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-02-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
title Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
spellingShingle Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
Costa,Fabíola Marinho
Inclusão no trabalho
Diversidade no trabalho
Equipes multiprofissionais
Psicologia
Estágios
title_short Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
title_full Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
title_fullStr Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
title_full_unstemmed Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
title_sort Experiência Psicológica de Inclusão entre Estagiárias de Psicologia em Equipes Multiprofissionais
author Costa,Fabíola Marinho
author_facet Costa,Fabíola Marinho
Oliveira,Roberval Passos de
Bastos,Antonio Virgílio Bittencourt
author_role author
author2 Oliveira,Roberval Passos de
Bastos,Antonio Virgílio Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Fabíola Marinho
Oliveira,Roberval Passos de
Bastos,Antonio Virgílio Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão no trabalho
Diversidade no trabalho
Equipes multiprofissionais
Psicologia
Estágios
topic Inclusão no trabalho
Diversidade no trabalho
Equipes multiprofissionais
Psicologia
Estágios
description Resumo O estágio é um espaço de vivências de integração ensino-trabalho, que pode viabilizar a concretização de conhecimentos em ações profissionais e possibilitar ao estudante trabalhar com pessoas de diferentes identidades. Diante dessa diversidade, a experiência de inclusão no trabalho se relaciona com a percepção dos indivíduos quanto a sua aceitação, respeito e valorização, em função de sua identidade individual e grupal. Nesse sentido, este estudo objetivou compreender a experiência psicológica de inclusão entre estagiárias de Psicologia. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas narrativas com 15 estudantes de Psicologia que estagiavam em equipes multiprofissionais de saúde, com idades entre 23 e 57 anos; dentre eles, 14 eram mulheres e 10 eram autodeclaradas negras. Mediante o uso de categorias temáticas, as narrativas foram analisadas, buscando compreender os sentidos que as experiências tiveram para as entrevistadas. A experiência psicológica de inclusão foi vinculada à percepção de pertencimento à equipe e de acesso às informações e aos recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho. Por outro lado, as estagiárias expressaram que, em algumas situações, não sentiam interação e comunicação construtivas com médicos e trabalhadores da enfermagem. Os resultados afirmaram a importância dos estágios curriculares como dispositivos de inclusão no mundo do trabalho, reiterando que a diversidade abrange elementos como experiência no trabalho e categoria profissional. Entende-se que esses conhecimentos podem promover importantes discussões e, assim, fundamentar a elaboração de políticas e práticas organizacionais mais inclusivas para lidar com uma força de trabalho diversa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100227
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003235842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432944275456