O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carias,Antonio Richard
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Granato,Tania Mara Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700118
Resumo: Resumo Os filhos de alcoolistas sofrem com os inúmeros dilemas provenientes da relação conturbada com o progenitor, destacando-se a violência doméstica, a desqualificação moral, a insegurança e as dificuldades financeiras. A fim de acessar os sentidos afetivo-emocionais da experiência de ter convivido com um pai alcoolista ao longo da vida, realizamos uma pesquisa qualitativa psicanalítica. Foram realizadas entrevistas individuais com 12 filhos adultos, iniciadas por uma Narrativa Interativa (NI), usada como recurso investigativo que visa estabelecer um campo lúdico-ficcional para facilitar as associações livres dos participantes. Foi criada uma NI para este estudo, cuja trama se desenrola em torno da expectativa de um filho que aguarda a chegada do pai alcoolizado, momento em que a trama é interrompida para que o participante complete o seu desfecho. Como procedimento de registro, o pesquisador elaborou Narrativas Transferenciais que descrevem cada encontro e sua tonalidade afetiva. A análise interpretativa do material narrativo resultou em quatro campos de sentidos afetivo-emocionais: “Sua Majestade: o Alcoolista!” que descreve o lugar ocupado pelo pai na cena familiar; “Papai, quem é você?”, campo que alude à experiência desorganizadora desencadeada pela imprevisibilidade ambiental; “Só me resta sobreviver!”, o qual descreve as estratégias defensivas mobilizadas pelos filhos de alcoolistas; e “Desejo ter nas mãos a minha história!”, que alude ao resgate de uma vida autêntica e dotada de sentido. As consequências nefastas do alcoolismo parental para a saúde mental dos filhos foram discutidas à luz da psicanálise winnicottiana, o que revelou um profundo sofrimento emocional que interpela os pesquisadores sobre práticas profissionais afinadas às necessidades dessa população.
id CFP-1_386ddbdf5174b670e630e380c0953632
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000700118
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica WinnicottianaAlcoolismoRelações Pais-FilhosNarrativa InterativaPsicanáliseResumo Os filhos de alcoolistas sofrem com os inúmeros dilemas provenientes da relação conturbada com o progenitor, destacando-se a violência doméstica, a desqualificação moral, a insegurança e as dificuldades financeiras. A fim de acessar os sentidos afetivo-emocionais da experiência de ter convivido com um pai alcoolista ao longo da vida, realizamos uma pesquisa qualitativa psicanalítica. Foram realizadas entrevistas individuais com 12 filhos adultos, iniciadas por uma Narrativa Interativa (NI), usada como recurso investigativo que visa estabelecer um campo lúdico-ficcional para facilitar as associações livres dos participantes. Foi criada uma NI para este estudo, cuja trama se desenrola em torno da expectativa de um filho que aguarda a chegada do pai alcoolizado, momento em que a trama é interrompida para que o participante complete o seu desfecho. Como procedimento de registro, o pesquisador elaborou Narrativas Transferenciais que descrevem cada encontro e sua tonalidade afetiva. A análise interpretativa do material narrativo resultou em quatro campos de sentidos afetivo-emocionais: “Sua Majestade: o Alcoolista!” que descreve o lugar ocupado pelo pai na cena familiar; “Papai, quem é você?”, campo que alude à experiência desorganizadora desencadeada pela imprevisibilidade ambiental; “Só me resta sobreviver!”, o qual descreve as estratégias defensivas mobilizadas pelos filhos de alcoolistas; e “Desejo ter nas mãos a minha história!”, que alude ao resgate de uma vida autêntica e dotada de sentido. As consequências nefastas do alcoolismo parental para a saúde mental dos filhos foram discutidas à luz da psicanálise winnicottiana, o que revelou um profundo sofrimento emocional que interpela os pesquisadores sobre práticas profissionais afinadas às necessidades dessa população.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700118Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe3 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003218542info:eu-repo/semantics/openAccessCarias,Antonio RichardGranato,Tania Mara Marquespor2021-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000700118Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-09-10T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
title O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
spellingShingle O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
Carias,Antonio Richard
Alcoolismo
Relações Pais-Filhos
Narrativa Interativa
Psicanálise
title_short O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
title_full O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
title_fullStr O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
title_full_unstemmed O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
title_sort O Sofrimento Emocional de Filhos de Alcoolistas: Uma Compreensão Psicanalítica Winnicottiana
author Carias,Antonio Richard
author_facet Carias,Antonio Richard
Granato,Tania Mara Marques
author_role author
author2 Granato,Tania Mara Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carias,Antonio Richard
Granato,Tania Mara Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Alcoolismo
Relações Pais-Filhos
Narrativa Interativa
Psicanálise
topic Alcoolismo
Relações Pais-Filhos
Narrativa Interativa
Psicanálise
description Resumo Os filhos de alcoolistas sofrem com os inúmeros dilemas provenientes da relação conturbada com o progenitor, destacando-se a violência doméstica, a desqualificação moral, a insegurança e as dificuldades financeiras. A fim de acessar os sentidos afetivo-emocionais da experiência de ter convivido com um pai alcoolista ao longo da vida, realizamos uma pesquisa qualitativa psicanalítica. Foram realizadas entrevistas individuais com 12 filhos adultos, iniciadas por uma Narrativa Interativa (NI), usada como recurso investigativo que visa estabelecer um campo lúdico-ficcional para facilitar as associações livres dos participantes. Foi criada uma NI para este estudo, cuja trama se desenrola em torno da expectativa de um filho que aguarda a chegada do pai alcoolizado, momento em que a trama é interrompida para que o participante complete o seu desfecho. Como procedimento de registro, o pesquisador elaborou Narrativas Transferenciais que descrevem cada encontro e sua tonalidade afetiva. A análise interpretativa do material narrativo resultou em quatro campos de sentidos afetivo-emocionais: “Sua Majestade: o Alcoolista!” que descreve o lugar ocupado pelo pai na cena familiar; “Papai, quem é você?”, campo que alude à experiência desorganizadora desencadeada pela imprevisibilidade ambiental; “Só me resta sobreviver!”, o qual descreve as estratégias defensivas mobilizadas pelos filhos de alcoolistas; e “Desejo ter nas mãos a minha história!”, que alude ao resgate de uma vida autêntica e dotada de sentido. As consequências nefastas do alcoolismo parental para a saúde mental dos filhos foram discutidas à luz da psicanálise winnicottiana, o que revelou um profundo sofrimento emocional que interpela os pesquisadores sobre práticas profissionais afinadas às necessidades dessa população.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700118
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000700118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003218542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe3 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432648577024