Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Emanuele Aparecida Paciência
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasconcelos,Fernanda Gomes, Carvalho,Josene Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100138
Resumo: RESUMO A busca dos idosos por serviços de saúde tem aumentado exponencialmente devido ao crescimento populacional e às mudanças no perfil epidemiológico. Em função das especificidades dessa fase da vida, compõem um público que requer cuidado especializado. Assim como em outras faixas etárias, os idosos estão expostos a problemáticas emocionais com que por vezes não conseguem lidar sozinhos e necessitam de acompanhamento psicológico, que pode ser prestado por meio de ambulatórios em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo da Psicologia, a psicoterapia com idosos ainda é um tema pouco discutido, o que designa ao profissional desafios práticos. Frente a essas questões, neste trabalho investiga-se sua atuação na psicoterapia com idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais de Psicologia que atuam em um ambulatório público de um hospital-escola em Pernambuco. Utilizou-se a análise de conteúdo de Minayo para empreender a análise das entrevistas. Foram discutidas as principais demandas que chegam aos profissionais no contexto pesquisado, bem como o manejo delas. Verificou-se que os estereótipos envolvendo a pessoa idosa interferem na condução do processo terapêutico, principalmente de forma negativa. Ficou evidente o grande número de idosos com sintomas depressivos que buscam acompanhamento psicológico. A pesquisa abriu a possibilidade de discutir sobre o alcance da atuação profissional, as limitações e as possibilidades de avanço, além de ter evidenciado a necessidade de preparo, na área da Psicologia clínica, para manejar as questões referentes ao envelhecimento.
id CFP-1_3e04986e085cab98f4d97422954efd5b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100138
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUSIdosoPsicoterapiaAmbulatórioSUSRESUMO A busca dos idosos por serviços de saúde tem aumentado exponencialmente devido ao crescimento populacional e às mudanças no perfil epidemiológico. Em função das especificidades dessa fase da vida, compõem um público que requer cuidado especializado. Assim como em outras faixas etárias, os idosos estão expostos a problemáticas emocionais com que por vezes não conseguem lidar sozinhos e necessitam de acompanhamento psicológico, que pode ser prestado por meio de ambulatórios em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo da Psicologia, a psicoterapia com idosos ainda é um tema pouco discutido, o que designa ao profissional desafios práticos. Frente a essas questões, neste trabalho investiga-se sua atuação na psicoterapia com idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais de Psicologia que atuam em um ambulatório público de um hospital-escola em Pernambuco. Utilizou-se a análise de conteúdo de Minayo para empreender a análise das entrevistas. Foram discutidas as principais demandas que chegam aos profissionais no contexto pesquisado, bem como o manejo delas. Verificou-se que os estereótipos envolvendo a pessoa idosa interferem na condução do processo terapêutico, principalmente de forma negativa. Ficou evidente o grande número de idosos com sintomas depressivos que buscam acompanhamento psicológico. A pesquisa abriu a possibilidade de discutir sobre o alcance da atuação profissional, as limitações e as possibilidades de avanço, além de ter evidenciado a necessidade de preparo, na área da Psicologia clínica, para manejar as questões referentes ao envelhecimento.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100138Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003224368info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Emanuele Aparecida PaciênciaVasconcelos,Fernanda GomesCarvalho,Josene Ferreirapor2021-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100138Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-10-19T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
title Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
spellingShingle Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
Gomes,Emanuele Aparecida Paciência
Idoso
Psicoterapia
Ambulatório
SUS
title_short Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
title_full Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
title_fullStr Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
title_full_unstemmed Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
title_sort Psicoterapia com Idosos: Percepção de Profissionais de Psicologia em um Ambulatório do SUS
author Gomes,Emanuele Aparecida Paciência
author_facet Gomes,Emanuele Aparecida Paciência
Vasconcelos,Fernanda Gomes
Carvalho,Josene Ferreira
author_role author
author2 Vasconcelos,Fernanda Gomes
Carvalho,Josene Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Emanuele Aparecida Paciência
Vasconcelos,Fernanda Gomes
Carvalho,Josene Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Psicoterapia
Ambulatório
SUS
topic Idoso
Psicoterapia
Ambulatório
SUS
description RESUMO A busca dos idosos por serviços de saúde tem aumentado exponencialmente devido ao crescimento populacional e às mudanças no perfil epidemiológico. Em função das especificidades dessa fase da vida, compõem um público que requer cuidado especializado. Assim como em outras faixas etárias, os idosos estão expostos a problemáticas emocionais com que por vezes não conseguem lidar sozinhos e necessitam de acompanhamento psicológico, que pode ser prestado por meio de ambulatórios em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo da Psicologia, a psicoterapia com idosos ainda é um tema pouco discutido, o que designa ao profissional desafios práticos. Frente a essas questões, neste trabalho investiga-se sua atuação na psicoterapia com idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais de Psicologia que atuam em um ambulatório público de um hospital-escola em Pernambuco. Utilizou-se a análise de conteúdo de Minayo para empreender a análise das entrevistas. Foram discutidas as principais demandas que chegam aos profissionais no contexto pesquisado, bem como o manejo delas. Verificou-se que os estereótipos envolvendo a pessoa idosa interferem na condução do processo terapêutico, principalmente de forma negativa. Ficou evidente o grande número de idosos com sintomas depressivos que buscam acompanhamento psicológico. A pesquisa abriu a possibilidade de discutir sobre o alcance da atuação profissional, as limitações e as possibilidades de avanço, além de ter evidenciado a necessidade de preparo, na área da Psicologia clínica, para manejar as questões referentes ao envelhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100138
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003224368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432550010880