Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanfolim,Leidimara Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cerchiari,Ednéia Albino Nunes, Ganassin,Fabiane Melo Heinen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000100022
Resumo: Resumo A hospitalização de um bebê altera o equilíbrio de uma família, que necessita se reorganizar em torno da recuperação do recém-nascido. A mãe normalmente é o membro familiar que acompanha o bebê no hospital. Desse modo, este estudo se propôs a descrever os sentimentos e dificuldades que as mães vivenciam durante a hospitalização do seu filho, por meio de um estudo qualitativo, com abordagem de pesquisa-ação, tendo como cenário o setor de Neonatologia do Hospital Universitário da UFGD, na cidade de Dourados, MS. Para coleta de dados, foram realizadas gravações por voz e posterior transcrição, bem como anotações em diário de campo de 12 encontros com mães na modalidade de Grupo Operativo, idealizado pelo psicanalista Pichón-Riviére. O período da coleta foi de 22 de fevereiro a 11 de maio de 2016, o encerramento ocorreu por saturação dos dados coletados e realizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi constituída por 52 mães. Os resultados foram divididos em três categorias: i) instituição hospitalar: no que se refere à organização e estrutura física; ii) profissionais de saúde: seus comportamentos ofensivos e não empáticos nos cuidados com os bebês e suas mães; e iii) família: sofrimento e reorganização no processo de hospitalização. Portanto entendese que o sofrimento das mães vai além das questões relacionadas à patologia do bebê, sendo necessário investir em estrutura física e em organização adequada para permanência delas, em capacitação das equipes, assim como centrar os cuidados nas famílias, e não só nos pacientes.
id CFP-1_3f958d922cf7d6372efd4cc2ccb3e565
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932018000100022
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades NeonataisFamíliaAcolhimentoHospitalEquipeResumo A hospitalização de um bebê altera o equilíbrio de uma família, que necessita se reorganizar em torno da recuperação do recém-nascido. A mãe normalmente é o membro familiar que acompanha o bebê no hospital. Desse modo, este estudo se propôs a descrever os sentimentos e dificuldades que as mães vivenciam durante a hospitalização do seu filho, por meio de um estudo qualitativo, com abordagem de pesquisa-ação, tendo como cenário o setor de Neonatologia do Hospital Universitário da UFGD, na cidade de Dourados, MS. Para coleta de dados, foram realizadas gravações por voz e posterior transcrição, bem como anotações em diário de campo de 12 encontros com mães na modalidade de Grupo Operativo, idealizado pelo psicanalista Pichón-Riviére. O período da coleta foi de 22 de fevereiro a 11 de maio de 2016, o encerramento ocorreu por saturação dos dados coletados e realizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi constituída por 52 mães. Os resultados foram divididos em três categorias: i) instituição hospitalar: no que se refere à organização e estrutura física; ii) profissionais de saúde: seus comportamentos ofensivos e não empáticos nos cuidados com os bebês e suas mães; e iii) família: sofrimento e reorganização no processo de hospitalização. Portanto entendese que o sofrimento das mães vai além das questões relacionadas à patologia do bebê, sendo necessário investir em estrutura física e em organização adequada para permanência delas, em capacitação das equipes, assim como centrar os cuidados nas famílias, e não só nos pacientes.Conselho Federal de Psicologia2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000100022Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.1 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000292017info:eu-repo/semantics/openAccessZanfolim,Leidimara CristinaCerchiari,Ednéia Albino NunesGanassin,Fabiane Melo Heinenpor2018-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000100022Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2018-03-15T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
title Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
spellingShingle Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
Zanfolim,Leidimara Cristina
Família
Acolhimento
Hospital
Equipe
title_short Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
title_full Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
title_fullStr Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
title_full_unstemmed Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
title_sort Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais
author Zanfolim,Leidimara Cristina
author_facet Zanfolim,Leidimara Cristina
Cerchiari,Ednéia Albino Nunes
Ganassin,Fabiane Melo Heinen
author_role author
author2 Cerchiari,Ednéia Albino Nunes
Ganassin,Fabiane Melo Heinen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanfolim,Leidimara Cristina
Cerchiari,Ednéia Albino Nunes
Ganassin,Fabiane Melo Heinen
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Acolhimento
Hospital
Equipe
topic Família
Acolhimento
Hospital
Equipe
description Resumo A hospitalização de um bebê altera o equilíbrio de uma família, que necessita se reorganizar em torno da recuperação do recém-nascido. A mãe normalmente é o membro familiar que acompanha o bebê no hospital. Desse modo, este estudo se propôs a descrever os sentimentos e dificuldades que as mães vivenciam durante a hospitalização do seu filho, por meio de um estudo qualitativo, com abordagem de pesquisa-ação, tendo como cenário o setor de Neonatologia do Hospital Universitário da UFGD, na cidade de Dourados, MS. Para coleta de dados, foram realizadas gravações por voz e posterior transcrição, bem como anotações em diário de campo de 12 encontros com mães na modalidade de Grupo Operativo, idealizado pelo psicanalista Pichón-Riviére. O período da coleta foi de 22 de fevereiro a 11 de maio de 2016, o encerramento ocorreu por saturação dos dados coletados e realizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi constituída por 52 mães. Os resultados foram divididos em três categorias: i) instituição hospitalar: no que se refere à organização e estrutura física; ii) profissionais de saúde: seus comportamentos ofensivos e não empáticos nos cuidados com os bebês e suas mães; e iii) família: sofrimento e reorganização no processo de hospitalização. Portanto entendese que o sofrimento das mães vai além das questões relacionadas à patologia do bebê, sendo necessário investir em estrutura física e em organização adequada para permanência delas, em capacitação das equipes, assim como centrar os cuidados nas famílias, e não só nos pacientes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000100022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703000292017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.1 2018
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431009652736