Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014 |
Resumo: | Este artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento. |
id |
CFP-1_4a948649d67dd6886a8664cff0b9ffb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932007000400014 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popularOrientação profissionalEscolha profissionalAnsiedadeVestibularEste artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento.Conselho Federal de Psicologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014Psicologia: Ciência e Profissão v.27 n.4 2007reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932007000400014info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Dulce Helena PennaKrawulski,EditeDias,Maria Sara de LimaD'Avila,Geruza T.por2012-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932007000400014Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-07T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
title |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
spellingShingle |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular Soares,Dulce Helena Penna Orientação profissional Escolha profissional Ansiedade Vestibular |
title_short |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
title_full |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
title_fullStr |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
title_full_unstemmed |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
title_sort |
Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular |
author |
Soares,Dulce Helena Penna |
author_facet |
Soares,Dulce Helena Penna Krawulski,Edite Dias,Maria Sara de Lima D'Avila,Geruza T. |
author_role |
author |
author2 |
Krawulski,Edite Dias,Maria Sara de Lima D'Avila,Geruza T. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares,Dulce Helena Penna Krawulski,Edite Dias,Maria Sara de Lima D'Avila,Geruza T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação profissional Escolha profissional Ansiedade Vestibular |
topic |
Orientação profissional Escolha profissional Ansiedade Vestibular |
description |
Este artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932007000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.27 n.4 2007 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428197371904 |