Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Dulce Helena Penna
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Krawulski,Edite, Dias,Maria Sara de Lima, D'Avila,Geruza T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014
Resumo: Este artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento.
id CFP-1_4a948649d67dd6886a8664cff0b9ffb7
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932007000400014
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popularOrientação profissionalEscolha profissionalAnsiedadeVestibularEste artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento.Conselho Federal de Psicologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014Psicologia: Ciência e Profissão v.27 n.4 2007reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932007000400014info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Dulce Helena PennaKrawulski,EditeDias,Maria Sara de LimaD'Avila,Geruza T.por2012-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932007000400014Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-07T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
title Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
spellingShingle Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
Soares,Dulce Helena Penna
Orientação profissional
Escolha profissional
Ansiedade
Vestibular
title_short Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
title_full Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
title_fullStr Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
title_full_unstemmed Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
title_sort Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular
author Soares,Dulce Helena Penna
author_facet Soares,Dulce Helena Penna
Krawulski,Edite
Dias,Maria Sara de Lima
D'Avila,Geruza T.
author_role author
author2 Krawulski,Edite
Dias,Maria Sara de Lima
D'Avila,Geruza T.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Dulce Helena Penna
Krawulski,Edite
Dias,Maria Sara de Lima
D'Avila,Geruza T.
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação profissional
Escolha profissional
Ansiedade
Vestibular
topic Orientação profissional
Escolha profissional
Ansiedade
Vestibular
description Este artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932007000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.27 n.4 2007
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428197371904