Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100003 |
Resumo: | Visando a levantar as publicações dos últimos dez anos referentes à avaliação do autoconceito no contexto escolar, o presente estudo avaliou artigos encontrados nos periódicos classificados como Nacional A pela CAPES. Os dados evidenciaram poucas publicações voltadas para a avaliação do construto. Mesmo os periódicos específicos de Psicologia escolar e educacionalpassaram a publicar artigos sobre o assunto somente a partir de 2005. Nas análises por Região, autoria e amostras, o Sudeste apresentou maior concentração de artigos publicados. Foi identificado o uso mais freqüente da autoria múltipla e a realização de estudos envolvendo crianças. As referências apresentaram mais artigos e livros, com predominância da literatura internacional. Quanto aos instrumentos de avaliação, os mais utilizados foram a Escala Infantil Piers-Harris e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil EAC-IJ. Por fim, o presente estudo atesta a necessidade de novas publicações voltadas para a avaliação do autoconceito no contexto escolar, guiado pela importância do construto no processo de aprendizagem. |
id |
CFP-1_4ce09ff1b85f9d218d640b0401fbff79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932009000100003 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileirosAvaliação psicológicaAutoconceitoContexto escolarProdução científicaVisando a levantar as publicações dos últimos dez anos referentes à avaliação do autoconceito no contexto escolar, o presente estudo avaliou artigos encontrados nos periódicos classificados como Nacional A pela CAPES. Os dados evidenciaram poucas publicações voltadas para a avaliação do construto. Mesmo os periódicos específicos de Psicologia escolar e educacionalpassaram a publicar artigos sobre o assunto somente a partir de 2005. Nas análises por Região, autoria e amostras, o Sudeste apresentou maior concentração de artigos publicados. Foi identificado o uso mais freqüente da autoria múltipla e a realização de estudos envolvendo crianças. As referências apresentaram mais artigos e livros, com predominância da literatura internacional. Quanto aos instrumentos de avaliação, os mais utilizados foram a Escala Infantil Piers-Harris e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil EAC-IJ. Por fim, o presente estudo atesta a necessidade de novas publicações voltadas para a avaliação do autoconceito no contexto escolar, guiado pela importância do construto no processo de aprendizagem.Conselho Federal de Psicologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100003Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.1 2009reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932009000100003info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro,Adriana Cristina BoulhoçaRueda,Fabián Javier MarínOliveira,Evelin Zago dePacanaro,Silvia Verônicapor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932009000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-19T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
title |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
spellingShingle |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Avaliação psicológica Autoconceito Contexto escolar Produção científica |
title_short |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
title_full |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
title_fullStr |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
title_sort |
Avaliação do autoconceito no contexto escolar: análise das publicações em periódicos brasileiros |
author |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça |
author_facet |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Rueda,Fabián Javier Marín Oliveira,Evelin Zago de Pacanaro,Silvia Verônica |
author_role |
author |
author2 |
Rueda,Fabián Javier Marín Oliveira,Evelin Zago de Pacanaro,Silvia Verônica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Rueda,Fabián Javier Marín Oliveira,Evelin Zago de Pacanaro,Silvia Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação psicológica Autoconceito Contexto escolar Produção científica |
topic |
Avaliação psicológica Autoconceito Contexto escolar Produção científica |
description |
Visando a levantar as publicações dos últimos dez anos referentes à avaliação do autoconceito no contexto escolar, o presente estudo avaliou artigos encontrados nos periódicos classificados como Nacional A pela CAPES. Os dados evidenciaram poucas publicações voltadas para a avaliação do construto. Mesmo os periódicos específicos de Psicologia escolar e educacionalpassaram a publicar artigos sobre o assunto somente a partir de 2005. Nas análises por Região, autoria e amostras, o Sudeste apresentou maior concentração de artigos publicados. Foi identificado o uso mais freqüente da autoria múltipla e a realização de estudos envolvendo crianças. As referências apresentaram mais artigos e livros, com predominância da literatura internacional. Quanto aos instrumentos de avaliação, os mais utilizados foram a Escala Infantil Piers-Harris e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil EAC-IJ. Por fim, o presente estudo atesta a necessidade de novas publicações voltadas para a avaliação do autoconceito no contexto escolar, guiado pela importância do construto no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932009000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.1 2009 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428526624768 |